Todas as Notícias

Como lidar com as novas regras do Mercado Livre?

Se você vende online, existem boas chances de que tenha o Mercado Livre como um de seus principais canais. Nesse caso, as alterações recentes da plataforma podem ter causado muitas dúvidas…

Em primeiro lugar, é preciso dizer que as novas regras do Mercado Livre não são uma surpresa: de tempos em tempos o marketplace muda, se renova, é normal. Por outro lado, também é fato que as mudanças foram bastante relevantes e vão alterar um pouco a forma com que trabalhamos lá dentro.

Mesmo assim, não existe motivo para entrar em pânico. O melhor caminho é aceitar que a “casa” não é nossa, adaptar-se às novas regras e dar sequência ao trabalho.

Quer entender exatamente como se enquadrar nas novas regras do Mercado Livre? Então dê o play no vídeo abaixo ou continue conosco até o fim da leitura!

A importância do termômetro verde escuro

Além de ser muito importante para que você ganhe a confiança dos clientes, o termômetro verde escuro também dá o direito de conquistar as medalhas de MercadoLíder, MercadoLíder Gold e MercadoLíder Platinum. Se você leu o nosso artigo sobre como se tornar um MercadoLíder, provavelmente já entendeu por que as medalhas são tão importantes.

Caso esteja sofrendo para adaptar-se às novas regras do Mercado Livre e, dessa forma, manter o seu termômetro na coloração máxima, precisa dar mais atenção aos 3 fatores abaixo:

Novas regras do Mercado Livre: o que mudou?

Envios em até 24 horas

Em primeiro lugar, o marketplace tornou-se mais exigente na questão do envio rápido por parte do lojista. Se você ainda não consegue enviar os produtos em até 24 horas após a compra, precisa identificar onde estão os problemas e traçar estratégias para resolvê-los.

Uma boa dica é parar de vender produtos que não estejam em estoque — apesar de funcionar, essa prática pode não ser a mais aconselhável quando se tem um intervalo mais curto de tempo para efetuar os envios.

Até 2% em mediações

As mediações acontecem quando o cliente tem um problema, faz contato com o lojista e, por não entrarem em um acordo, o Mercado Livre precisa intervir.

Se a sua taxa de mediações anda acima de 2%, o que pode ser feito é começar a tratar a questão de forma prioritária. O cliente abriu reclamação? Vá lá e resolva. É preciso ser cirúrgico nesse ponto… Ao adotar essa postura é possível zerar as suas mediações.

Até 5% de reclamação

Dos 3 pilares citados, o tópico “reclamações” talvez seja o mais complicado. De qualquer forma, algumas ações simples podem ajudar!

Geralmente, quando um cliente faz uma reclamação, é porque ele já tentou falar com você de alguma forma e não houve resposta. Se detectar que o problema está aí, turbine os seus canais de atendimento…

Você pode argumentar, porém, que muitos clientes acabam abrindo reclamação sem entrar em contato previamente, o que não deixa de ser verdade. Nesse caso, talvez seja interessante enviar, junto ao produto, um pequeno panfleto com os dizeres: “Teve algum problema? Por favor, não abra uma reclamação. Entre em contato pelo XXXXX e resolveremos a situação!”.

Você provavelmente não vai zerar as reclamações, porém a estratégia acima é uma sacada e tanto para quem está buscando adaptar-se às novas regras do Mercado Livre.

Outra coisa que pode ser feita é observar se, dentro do portfólio da empresa, existem produtos que constantemente apresentam falhas ou são alvo de críticas dos clientes. Você pode aperfeiçoar esses itens ou simplesmente cortá-los, reduzindo consideravelmente as reclamações e mediações.

E você, como está lidando com as novas regras dentro do marketplace? Deixe um comentário e ajude os outros leitores!

Conheça o Ecommerce na Prática!

Se você gostou do que leu até aqui e quer ficar por dentro de outros artigos sobre vendas online e empreendedorismo, não deixe de conhecer o Ecommerce na Prática, maior blog do país sobre comércio eletrônico!

Comandado pelo especialista Bruno de Oliveira, o ENP traz conteúdos diários exclusivos sobre marketing digital, logística, finanças e muito mais… Acesse o site e bons estudos!

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago