Se você gosta de “fabricar” produtos à mão e está buscando saber mais sobre como montar uma loja virtual de artesanato, veio para o lugar certo… É justamente sobre isso que falaremos hoje!
Entre para a nossa Lista Vip e receba conteúdos exclusivos em primeira mão [100% Gratuito]
O artesanato, por si só, é visto pela maioria das pessoas como mero hobby. Mas será que precisa ser assim?
A resposta é não. Se você trabalha produzindo peças artesanais, nada impede que transforme isso em um negócio. Não é à toa que, de alguns tempos para cá, marketplaces como o Elo7, especializado em artesanato, estejam ficando cada vez mais conhecidos.
Ao se criar um negócio, uma dificuldade enfrentada por grande parte dos empreendedores é a questão dos seus diferenciais.
Se você opta por comercializar relógios, óculos ou videogames, por exemplo, geralmente é um pouco difícil inovar na variedade de produtos… Muitos lojistas acabam vendendo mais do mesmo.
Com o cliente podendo encontrar seus produtos em tantos lugares, você não tem outra saída senão tentar oferecer um preço mais baixo.
Leia mais: Como montar uma loja virtual sem estoque?
No mercado de artesanato, por sua vez, as coisas não acontecem bem assim. Se você cria os produtos à mão, eles têm, naturalmente, a vantagem da exclusividade — ou seja, não existem muitas unidades, então mais valor é agregado e o lojista possui mais flexibilidade para estipular o preço a ser cobrado por cada peça.
Ao contrário do que você já deve ter ouvido por aí, o primeiro passo de uma operação de comércio eletrônico não deve ser a contratação de uma plataforma ou a criação de um site… É possível começar de uma forma muito mais simples.
Em primeiro lugar, procure tirar excelentes fotos dos seus produtos. Depois, invista na validação dos mesmos: você vai colocá-los no mercado para entender se existe o interesse por parte dos clientes.
Para fazer isso, crie uma fanpage no Facebook, uma conta no Instagram e, principalmente, comece a vender em marketplaces como Mercado Livre e Elo7.
Se o processo de criação dos produto for relativamente rápido, é possível fazer os seus primeiros anúncios ainda hoje.
Caso tenha reservas suficientes, invista também em posts patrocinados nas redes sociais — tudo para acelerar esse processo de validação do produto, que vai ajudar você a entender se o que está sendo oferecido tem valor ou não aos olhos dos clientes.
Se a primeira etapa funcionou bem, chegou a hora de profissionalizar o seu negócio!
Como diversas pessoas que trabalham com artesanato não têm muito conhecimento sobre negócios e gestão de pequenas empresas, uma dica valiosa é: estude muito sobre business!
Isso é importante para que, daqui pra frente, você consiga definir um público-alvo, lidar com a contabilidade, contratar uma equipe, expandir o negócio etc. É preciso se levar a sério.
Por fim, mesmo que você goste de criar peças variadas que servem bem a diversos públicos, não temos como deixar de fazer a seguinte recomendação: é importante reunir os esforços em direção a um nicho específico de clientes.
Ao criar um negócio, o cenário ideal é o de que um grupo de pessoas rapidamente comece não só a comprar de você, mas também a se identificar com você — esses clientes se engajarão com a sua marca, falarão dela e gerarão recorrência para o seu caixa.
Se você atua vendendo muitos produtos para muitos públicos, sua empresa acaba não sendo reconhecida como uma especialista em nada, o que aumenta as chances de perder o foco, cair no esquecimento e quebrar.
Leia um pouco mais sobre a importância dos nichos de mercado.
***
Agora que você já teve acesso a algumas valiosas dicas sobre como montar uma loja virtual de artesanato, que tal continuar aprendendo sobre comércio eletrônico e criação de lojas virtuais?
Para isso, dê o play no vídeo abaixo! Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em ecommerce, fala um pouco mais sobre como divulgar o seu negócio sem precisar investir dinheiro:
Você tem espírito empreendedor e está em busca de montar uma loja virtual de sucesso?
Então precisa conhecer o Ecommerce na Prática, blog com o melhor conteúdo prático do Brasil sobre comércio eletrônico!
Comandado por Bruno de Oliveira, o Ecommerce na Prática traz artigos semanais sobre marketing, vendas, logística, mídias sociais e diversas outras temáticas importantes.
Gostou? Então acesse já o site e bons estudos!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…