Muitas pessoas que ainda não tomaram a decisão de começar a empreender, vivem perguntando-se sobre como montar um ecommerce.
É até natural que isso aconteça, afinal de contas o comércio eletrônico é hoje uma das alternativas mais práticas, baratas e oportunas para quem deseja abrir um negócio em casa, por exemplo.
Pensando assim, decidimos trazer hoje um pequeno tutorial que explanará algumas questões ligadas à montagem de uma loja virtual.
Preparado(a)? Então vamos lá!
O conteúdo abaixo pode ser o primeiro passo para que você finalmente tome a decisão de começar a empreender:
Nicho de mercado é basicamente o segmento que você irá atuar.
O que você quer vender?
Bolsas, sapatos, quadros, canecas, peças automotivas, roupas, acessórios… São centenas de opções.
Pense bem antes de escolher um nicho de mercado e tente focar em um público-alvo bastante específico. Em vez de vender “quadros de decoração”, venda “quadros de decoração para jovens apaixonados por música, cinema e literatura”, por exemplo.
Foco te ajudará a entender melhor o público e, consequentemente, oferecer as melhores soluções a ele.
Leia mais: Como montar uma loja virtual sem estoque?
O quanto de dinheiro é preciso para montar uma loja virtual?
Bem, esta é a pergunta de um milhão de dólares!
Hoje em dia é possível montar uma operação de ecommerce com um investimento baixíssimo. Com menos de R$5 mil reais já é possível começar (dependendo do seu segmento).
Por outro lado, quanto maior o investimento inicial, mais rápido o negócio deslanchará (esta é a tendência, pelo menos).
Para entender exatamente o quanto precisará em matéria de recursos financeiros, olhe para a concorrência, planeje um estoque inicial, veja qual será o custo de operação e, se possível, converse com alguém que já possua um negócio na internet.
Agora é a hora de definir um nome para sua marca. Depois de fazer isso, é necessário comprar o domínio “.com” e “.com.br” referente a ele.
Por exemplo:
Se a sua loja chamará “Mr. J”, vá até sites como Registro BR e Go Daddy e compre os domínios “www.mrj.com.br” e “www.mrj.com”.
Caso não estejam disponíveis, você pode optar por variações como “www.mrjstore.com.br”, por exemplo, ou simplesmente buscar outro nome para a sua operação.
Feito isso, outro “detalhe” importante é criar um logotipo.
O ideal é deixar isso na mão de profissionais, já que seu logo é a “cara” da empresa na internet.
Veja mais: Como começar um ecommerce do zero?
O passo 4 é bastante especial, já que é aqui que as ideias começam a virar realidade.
Quando pensamos sobre como montar um ecommerce, a primeira coisa que costuma vir à cabeça é a plataforma.
Ao contratar uma plataforma de ecommerce, sua marca começa a ganhar vida, pois você já terá um site e poderá iniciar o cadastro dos produtos que serão comercializados.
Definida sua plataforma, agora é hora de começar a configurá-la para finalmente entrar no ar e começar a vender!
Quando a pergunta é como montar um ecommerce, você pode ter certeza: são muitos os detalhes que levarão você do zero até a criação de uma loja virtual bem sucedida.
Apesar de não podermos falar de todos eles neste texto, podemos fazer um convite:
Acesse o blog Ecommerce na Prática e assista o vídeo de boas vindas onde Bruno de Oliveira introduzirá você ao método Viver de Ecommerce.
Através dele você aprenderá tudo o que precisa saber para planejar e montar um ecommerce de sucesso!
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