Categories: Todas as Notícias

Como montar um ecommerce: 4 reflexões importantes

Muitas pessoas que ainda não tomaram a decisão de começar a empreender, vivem perguntando-se sobre como montar um ecommerce.

É até natural que isso aconteça, afinal de contas o comércio eletrônico é hoje uma das alternativas mais práticas, baratas e oportunas para quem deseja abrir um negócio em casa, por exemplo.

Pensando assim, decidimos trazer hoje um pequeno tutorial que explanará algumas questões ligadas à montagem de uma loja virtual.

Preparado(a)? Então vamos lá!

Como montar um ecommerce?

O conteúdo abaixo pode ser o primeiro passo para que você finalmente tome a decisão de começar a empreender:

Passo 1: escolhendo um nicho

Nicho de mercado é basicamente o segmento que você irá atuar.

O que você quer vender?

Bolsas, sapatos, quadros, canecas, peças automotivas, roupas, acessórios… São centenas de opções.

Pense bem antes de escolher um nicho de mercado e tente focar em um público-alvo bastante específico. Em vez de vender “quadros de decoração”, venda “quadros de decoração para jovens apaixonados por música, cinema e literatura”, por exemplo.

Foco te ajudará a entender melhor o público e, consequentemente, oferecer as melhores soluções a ele.

Leia mais: Como montar uma loja virtual sem estoque?

Passo 2: planejamento financeiro

O quanto de dinheiro é preciso para montar uma loja virtual?

Bem, esta é a pergunta de um milhão de dólares!

Hoje em dia é possível montar uma operação de ecommerce com um investimento baixíssimo. Com menos de R$5 mil reais já é possível começar (dependendo do seu segmento).

Por outro lado, quanto maior o investimento inicial, mais rápido o negócio deslanchará (esta é a tendência, pelo menos).

Para entender exatamente o quanto precisará em matéria de recursos financeiros, olhe para a concorrência, planeje um estoque inicial, veja qual será o custo de operação e, se possível, converse com alguém que já possua um negócio na internet.

Passo 3: marca e domínio

Agora é a hora de definir um nome para sua marca. Depois de fazer isso, é necessário comprar o domínio “.com” e “.com.br” referente a ele.

Por exemplo:

Se a sua loja chamará “Mr. J”, vá até sites como Registro BR e Go Daddy e compre os domínios “www.mrj.com.br” e “www.mrj.com”.

Caso não estejam disponíveis, você pode optar por variações como “www.mrjstore.com.br”, por exemplo, ou simplesmente buscar outro nome para a sua operação.

Feito isso, outro “detalhe” importante é criar um logotipo.

O ideal é deixar isso na mão de profissionais, já que seu logo é a “cara” da empresa na internet.

Veja mais: Como começar um ecommerce do zero?

Passo 4: plataforma

O passo 4 é bastante especial, já que é aqui que as ideias começam a virar realidade.

Quando pensamos sobre como montar um ecommerce, a primeira coisa que costuma vir à cabeça é a plataforma.

Ao contratar uma plataforma de ecommerce, sua marca começa a ganhar vida, pois você já terá um site e poderá iniciar o cadastro dos produtos que serão comercializados.

Definida sua plataforma, agora é hora de começar a configurá-la para finalmente entrar no ar e começar a vender!

Quando a pergunta é como montar um ecommerce, você pode ter certeza: são muitos os detalhes que levarão você do zero até a criação de uma loja virtual bem sucedida.

Apesar de não podermos falar de todos eles neste texto, podemos fazer um convite:

Acesse o blog Ecommerce na Prática e assista o vídeo de boas vindas onde Bruno de Oliveira introduzirá você ao método Viver de Ecommerce.

Através dele você aprenderá tudo o que precisa saber para planejar e montar um ecommerce de sucesso!

Aproveite também para deixar o seu email na caixa abaixo. Assim você passará a fazer parte de nossa LISTA VIP, recebendo todos os melhores conteúdos em primeira mão!

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago