Muitos leitores chegam até nós se queixando de que, apesar de sua loja virtual já estar no ar e com todas as ofertas configuradas, as vendas simplesmente não acontecem. Afinal, o que essas pessoas estão fazendo de errado?
Bem, na verdade existe mais de uma razão que faz uma loja virtual não vender, mas, em grande parte das vezes, o motivo é muito simples: falta de tráfego.
Pois é, por mais que muitos empreendedores do ecommerce ainda tenham dificuldade em enxergar isso, o tráfego é um elemento fundamental para o sucesso do negócio, e ele não aparece em um passe de mágica.
No ecommerce, temos uma métrica chamada taxa de conversão: ela mede a relação entre os usuários que acessam a sua loja virtual e aqueles que realmente compram alguma coisa.
No Brasil, essa taxa fica em torno de 1%. Nesse caso, o natural é que, de cada 100 visitas, ao menos uma se desdobre em um pedido (é claro que alguns negócios têm taxas maiores e outros menores, mas vamos considerar a média nacional).
Sendo assim, não faz sentido cravar uma meta de 10 vendas por dia para a loja virtual se, no final das contas, o seu site atrai somente 100 visitas diárias. Faz sentido para você?
Agora que você já entendeu que a geração de tráfego está diretamente relacionada com o aumento nas vendas, vamos falar um pouco sobre algumas maneiras de se fazer isso:
A forma mais rápida de se gerar tráfego para uma loja virtual é através de anúncios — e nós recomendamos muito que você utilize essa estratégia.
Mesmo quem está com recursos limitados precisa encarar o marketing como uma prioridade do negócio, pois é ele quem trará mais tráfego, vendas e lucro para dentro da empresa. Se precisar de ajuda, acesse o nosso Manual de Facebook Ads para Ecommerce.
Quer gerar tráfego para a sua loja virtual? Então comece agora a trabalhar o seu SEO (Search Engine Optimization).
Caso não saiba, o SEO é um conjunto de técnicas que te ajudam a melhorar o ranqueamento de suas páginas no Google, gerando, a longo prazo, diversos acessos gratuitos que chamamos de tráfego orgânico.
Acesse o nosso guia de introdução ao SEO para ecommerce.
Nos tópicos 3, 4 e 5 falaremos basicamente sobre criação de conteúdo, que é a chave para o empreendedor que quer multiplicar o número de acessos da sua loja.
Para começar, tenha uma fanpage interessante — nada de publicar somente ofertas por lá. Trate de criar conteúdo, dar dicas interessantes e cultivar uma audiência cada vez maior e mais engajada. Fazendo isso você ganhará confiança, cliques, tráfego e vendas.
Criar ou não um blog? Para muitos empreendedores do ecommerce essa é uma pergunta bastante difícil de ser respondida…
Na verdade, ninguém discute que, atualmente, um blog é o tipo de ferramenta útil para quase todo negócio… O problema é que essa estratégia traz resultados a médio e longo prazo — o que não é o ideal para aqueles empreendedores que estão “com a corda no pescoço” em busca de vendas.
De qualquer forma, se você tiver disponibilidade, crie um blog e comece a publicar conteúdos lá. Principalmente se o seu ecommerce estiver em nichos como artigos esportivos, suplementos alimentares, alimentação natural, moda e casa e decoração.
Assim como o blog, um canal no Youtube também pode ajudá-lo a construir uma audiência e, consequentemente, gerar tráfego e interesse em sua loja virtual.
A produção de vídeos tem sido uma arma cada vez mais importante no comércio eletrônico. Através dessas peças de conteúdo você consegue pessoalizar a sua marca e trabalhar com o formato de maior alcance hoje dentro do Facebook.
Veja mais sobre pessoalização da marca:
Por último, as parcerias também aparecem como uma excelente opção para quem está em busca de resultados a curto prazo…
E aqui não estamos falando somente sobre parcerias com influenciadores digitais, mas também sobre parcerias com empresas não concorrentes que, ao divulgar alguns de seus links, podem multiplicar o tráfego do negócio.
Não se preocupe: mesmo com todas as dicas acima, nós sabemos que nem sempre é fácil gerar tráfego no começo do negócio… Isso porque a empresa está começando e ainda não é tão conhecida pelo mercado.
Uma das alternativas mais eficientes que os nossos alunos têm encontrado para driblar o problema é vender em marketplaces como Submarino e Mercado Livre… Como você provavelmente já sabe, esses sites são famosos e atraem milhões de usuários todos os dias.
Quer saber como os nossos alunos começam nessas plataformas e conseguem alavancar suas vendas lá dentro? Então não perca tempo e acesse a Palestra “Como Montar seu Ecommerce do Zero”. A apresentação é ministrada pelo especialista Bruno de Oliveira e está disponível gratuitamente na internet!
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