Se o que você quer é fotografar os produtos da sua loja virtual da maneira mais profissional possível, provavelmente já deve ter entendido que isso é fundamental para o sucesso nas vendas.
Boas fotografias não são importantes somente para que um cliente veja e entenda um produto — elas vão além: servem para despertar o desejo e promover a compra por impulso.
>> “Do Zero aos Resultados” – Aula 3 Liberada [3ª Semana do Ecommerce]
De Netshoes a Dafiti, qualquer ecommerce que se pretenda sério hoje em dia já conta com fotos profissionais dos seus produtos. Se você acha que ainda não está fazendo direito, tente melhorar com as nossas dicas de hoje!
Sempre que for fotografar um produto, lembre-se que o seu objetivo não é tirar a melhor foto possível, mas sim tirar a foto MAIS VENDEDORA possível.
Muitas vezes você pode escolher cenários lindos, coloridos, mas que, na prática, acabam chamando mais atenção que o próprio produto.
Busque sempre o equilíbrio entre estética e funcionalidade.
Outra dica básica que diversos empreendedores ignoram no momento de fotografar produtos diz respeito à utilização de um tripé.
Por mais firmes que sejam os seus braços e mãos, nada substitui a eficiência de uma peça projetada para tirar fotos com a maior estabilidade possível.
Mesmo que você tenha alcançado um bom resultado logo de primeira, opte sempre por tirar mais fotos. Contar com várias opções faz com que você possa estudar diversas alternativas e, mais tarde, escolher a que trará os melhores resultados.
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Não se prenda a fotografar seus produtos de um ângulo só. Na verdade, o recomendado é que você faça justamente o contrário!
Explore cada ângulo do que está sendo vendido, isso serve para tirar dúvidas do cliente e instigar o seu lado comprador.
E é claro que, se estamos dando dicas de como fotografar produtos que vendem de verdade, não poderíamos deixar de falar do Adobe Photoshop, um programa que pode fazer maravilhas pela sua fotografia.
Obviamente, você não precisa ser um expert no tema, basta ver algumas aulas no Youtube para ganhar noções básicas (você vai perceber como modificações simples podem gerar grandes resultados).
Se quiser, também é possível terceirizar o tratamento das fotos com algum funcionário ou freelancer do mercado.
Cuidado para não exagerar nos filtros e efeitos — lembre-se de que o seu principal objetivo com a foto é passar uma mensagem clara e direta para o comprador (e não ganhar um concurso de melhor fotografia).
Muitos empreendedores podem passar do ponto no momento do tratamento das fotos e, no final, o produto que está na tela acaba ficando completamente diferente daquele que está no estoque.
Nós já falamos sobre isso aqui. Se você quer um truque simples para vender mais através da fotografia, use um modelo — de preferência alguém com as mesmas características físicas do seu público.
Se um cliente está comprando um relógio, por exemplo, ele na verdade não está comprando um relógio… O que ele está comprando é mais charme, uma imagem mais despojada, ou mais formalidade etc.
Ao colocar o seu relógio no pulso de um modelo, o cliente já não enxerga somente o produto, mas os benefícios que ele pode trazer em um determinado contexto.
O mesmo serve para roupas, quadros de decoração, móveis, materiais esportivos e tantos outros mercados.
Por último, é muito importante despertar o desejo por meio dos detalhes.
Seu produto tem uma textura legal? Uma cor que chame a atenção? Um tecido diferenciado?
Abuse do foco da sua câmera ou smartphone para buscar esses detalhes… Mesmo que o cliente não possa tocar o que está atrás da tela, faça com que ele sinta que vale a pena comprar de você!
Depois de tantas dicas, você provavelmente vai melhorar a sua performance na hora de fotografar os produtos da sua loja virtual, certo?
Se quiser continuar aprendendo sobre o tema, dê o play no vídeo abaixo!
Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em ecommerce, fala mais sobre como melhorar a sua fotografia (mesmo sem uma câmera):
Se você chegou até aqui, provavelmente já está participando da 3ª Semana do Ecommerce… De qualquer forma, não custa nada reforçar o convite!
Caso ainda não saiba do que estamos falando, está perdendo a chance de aprender tudo sobre comércio eletrônico e finalmente conseguir tirar o seu negócio do zero.
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