Mercado de Ecommerce

Como Fazer Para Registrar uma Marca: Passo a Passo Prático

Você sabe como fazer para registrar uma marca? Aliás, você reconhece a importância de ter sua marca registrada

Garantir a proteção e a exclusividade do seu negócio é fundamental para evitar cópias ou plágios, e não correr risco de ter que mudar o nom

e da sua empresa de uma hora para outra…

Imagine só: 

Você investe dinheiro e tempo no processo de criação da sua marca e, de repente, descobre que alguém copiou e, pior ainda, registrou a marca antes de você. 

Passar por isso seria uma grande dor de cabeça, não é mesmo?

Por isso, independentemente do tipo ou porte da empresa, saber como fazer para registrar uma marca é algo indispensável. É o registro de marca que vai proteger a identidade e reforçar o poder do seu negócio no Ecommerce.

(Imagem: Freepik)

O que é uma Marca?

Entre algumas definições existentes, marca é a representação de um negócio. No marketing, é o que vai identificar uma empresa, gerar valor e credibilidade a ela. Basicamente, a marca mostra o que uma empresa se propõe a fazer no mercado.

Diante disso, uma marca é composta por um conjunto de características que identificam uma companhia e fazem dela única, como:

  • A logo da empresa;
  • As cores que ela utiliza;
  • A forma de comunicação com o público.

  São essas características que dão crédito para uma empresa, tornando-a reconhecida entre os consumidores…

Mas não se engane, marca não é só a comunicação visual, mas também o que uma empresa realmente significa, qual experiência passa para o público, a forma em que se relaciona com os clientes, os diferenciais que possui, no que acredita…

E, claro, para tudo isso acontecer da melhor maneira possível, é preciso ter o registro da marca. Vamos explicar em mais detalhes a seguir…

A Importância de Registrar uma Marca

Diversos negócios estão sendo criados diariamente em meio a forte alta do Ecommerce nos últimos meses. Por isso, aprender como fazer para registrar uma marca nunca foi tão importante como hoje… 

Principalmente porque:

  • Certifica o direito exclusivo de uso sobre a sua marca;
  • Assegura seus produtos e serviços;
  • Possibilita a realização de um sistema de franquias da sua marca;
  • Permite a venda de sua empresa com valor agregado;
  • Garante segurança jurídica para o seu negócio;
  • Transforma o nome da sua empresa em um patrimônio;
  • Te coloca na frente da concorrência;
  • Gera mais credibilidade para o seu negócio.

E, obviamente, ajuda na construção de um negócio consolidado no mercado de Ecommerce e varejo em geral.

Assim, agora que você já entendeu o que é uma marca e a importância de registrar a sua, vamos te ensinar como fazer para registrar uma marca.

Como Fazer Para Registrar uma Marca

No Brasil, o órgão responsável pelo registro de marcas é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). E, na prática, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem registrar uma marca. Confira o passo a passo: 

1 – Faça Uma Busca de Marcas Já Registradas

Antes de tudo, saiba que não é possível registrar um mesmo nome ou uma marca muito parecida com outra já existente… 

Por isso, ao acessar o no portal do INPI, faça uma busca para descobrir se a marca escolhida já se encontra registrada.

Além disso, classifique também o setor do seu empreendimento e produtos ou serviços que comercializar. A lista de produtos e serviços disponíveis está no portal do INPI.   

2 – Inicie o Pedido de Registro

Para iniciar o pedido de registro da marca é necessário realizar o cadastro no portal do INPI, emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o seu pagamento.

Nessa etapa, você deverá apresentar os documentos exigidos pelo INPI:

Pessoa Física

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • Documento que comprove o exercício da atividade;
  • Logomarca.

Pessoa Jurídica

  • Cópia do contrato social; Requerimento de Empresário; Certificado do MEI; Estatuto Social;
  • Cópia da última alteração contratual (se tiver);
  • Cópia do CNPJ atualizado;
  • RG e CPF do administrador legal da empresa ou presidente (em casos de associação);
  • Logomarca.

3 – Acompanhe o Pedido

Depois das etapas concluídas, é essencial ficar atento ao período de análise do pedido de registro de marca…

Principalmente porque pode acontecer de o órgão solicitar o envio de novos documentos ou solicitar algum esclarecimento, por exemplo.

4 – Deferimento do Pedido

Se o seu pedido for deferido, você conseguiu! Contudo, o processo ainda não está concluído…

Vai ser preciso fazer o pagamento de uma taxa para que o certificado de registro seja emitido. E atenção: sem o pagamento dessa taxa, o seu pedido é arquivado. 

Fora isso, saiba que a validade do registro é de 10 anos e, após esse período, você pode pagar uma taxa de renovação.

Por que Devo Registrar a Minha Marca Para Vender no Ecommerce?

O registro da marca é um dos aspectos mais importantes de uma empresa de sucesso. É através dele que você vai começar a cativar os consumidores e ganhar espaço no mercado. 

Diante disso, tenha em mente que uma marca sem registro não tem dono!

E apenas fazendo o cadastramento correto do nome do seu negócio é que você não vai correr o risco de perdê-lo para outros empreendedores…

Afinal, o mercado Ecommerce não para de crescer nos últimos meses e, assim como você, existem diversos empresários prontos para lucrar alto com as vendas online. 

Por isso, não há muito como fugir: é preciso aprender como fazer para registrar uma marca o mais rápido possível.

Leia Mais: Análise da Concorrência: Saiba Como Fazer Para Alavancar o seu Negócio

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

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Ana Júlia Parreira

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