Como fazer email marketing da maneira mais eficiente possível?
Se você tem uma loja virtual, provavelmente já deve ter feito esta pergunta.
O email marketing, importante ferramenta que ajuda empreendedores do mundo inteiro a criarem relacionamentos mais fortes com seus clientes, possui um ROI (Retorno Sobre o Investimento) impressionante de 4300%.
É isso mesmo: a cada R$1 investido, em média, no seu serviço de email marketing, R$43 tendem a ser gerados para o negócio.
Muito legal, não?
Ao contrário do que muitos profissionais do mercado pensam, o email não morreu.
Pelo contrário: em muitos casos, ele ainda é até mais eficiente que as famosas redes sociais. E isso acontece por alguns motivos:
Todos os dados citados neste texto são provenientes da Direct Marketing Association.
Leia mais: Email Marketing para ecommerce: você está fazendo isso certo?
Dito isso, você provavelmente já se convenceu de que precisa aprender mais sobre como fazer email marketing.
Então confira algumas de nossas dicas que podem ajudar nessa jornada!
Segmentação é a palavra-chave quando o assunto é email marketing.
Divida sua lista em outras listas de acordo com as características do seu público.
Isso torna a sua comunicação mais eficiente, personalizada e, consequentemente, relevante ao usuário.
Algumas pesquisas recentes mostram que, ao enviar emails com nomes de pessoas (e não de empresas), uma organização aumenta, em média, 3% de sua taxa de abertura.
Por isso, pense duas vezes antes de colocar o nome de sua marca no campo “remetente” dos seus emails.
Sempre que o assunto for questões sobre como fazer email marketing, é preciso combinar conteúdo e contexto.
Os americanos costumam dizer que eficiência no email marketing é:
Ou seja: conteúdo certo, para a audiência certa e na hora certa.
Uma mesma peça de conteúdo será muito relevante para alguns de seus leads e desinteressante para outros. É por isso que é tão importante segmentar o público e entender exatamente em qual etapa do funil de vendas cada prospect está.
Veja mais: Como funciona o PagSeguro no ecommerce?
Não se preocupe demasiadamente com layouts, chamadas mirabolantes, trocadilhos etc.
Faça o simples: crie um conteúdo interessante, objetivo e lembre-se de utilizar um bom verbo para convidar o leitor à ação. O resto é detalhe.
A nossa dica nº 5 é quase óbvia, mas mesmo assim pouco utilizada pelos empreendedores que querem aprender mais sobre como fazer email marketing de forma eficiente.
Sempre que estiver preparando um conteúdo, coloque-se no lugar da sua persona e pergunte-se: se eu estivesse do outro lado da tela, abriria esse email? Ele traz algo realmente valioso para a minha vida?
Seus emails só têm propósito de existir caso estejam, realmente, ajudando as pessoas.
As pessoas andam sem tempo, então precisamos ser mais diretos.
Diga logo a que veio, não floreie demais. Passe sua mensagem já no começo do email e deixe sua CTA (Call to Action) explícita.
Isso será o bastante para atrair os interessados em sua oferta, seja ela qual for.
Nossa 7ª dica é mais que relevante, é fundamental.
Cada email enviado precisa ter um objetivo claro: fazer com que os leads assistam a um webinar, respondam um formulário, comprem o seu produto etc.
É só tendo uma meta clara como as citadas acima que você conseguirá, ao final do processo, medir se aquela campanha foi bem-sucedida ou não.
Agora que você já aprendeu muita coisa sobre como fazer email marketing, que tal começar a se aprofundar um pouco mais no tema “comércio eletrônico”?
Se o seu objetivo é alcançar sucesso com uma loja virtual, nada melhor que investir em conhecimento! Para isso, acesse o Ecommerce na Prática, blog com o melhor conteúdo do Brasil sobre comércio eletrônico e empreendedorismo.
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