Se você quer vender online e ter ótimos resultados, precisa ter bons comentários dos consumidores na sua página. Uma pesquisa realizada pela Capterra mostrou que 56% dos brasileiros apenas tomam a decisão de compra após lerem a avaliação do produto. Veja aqui mais detalhes sobre a pesquisa e como adquirir essas boas avaliações.
Já sabemos o poder do E-commerce e como ele está bem consolidado no país. Uma pesquisa realizada pela Nielsen mostrou que comércio eletrônico deve fechar 2019 com um faturamento de 60 bilhões de reais.
Para conseguir uma boa fatia desse faturamento total, no entanto, é preciso prestar atenção a alguns pontos.
A plataforma de busca e comparação de softwares, Capterra, mostrou a importância que os reviews têm nas vendas dos lojistas. Segundo a pesquisa, 56% dos brasileiros só compram depois que leem as avaliações do produto e 80% dos entrevistados confiam totalmente nos comentários.
Ou seja, se os seus produtos e serviços tiverem avaliações ruins, há uma grande chance de afastar potenciais clientes da sua loja.
Segundo o analista Lucca Rossi, há uma grande distância entre as expectativas dos clientes e a posição das empresas em relação às avaliações online. Isso acontece devido a maioria dos E-commerces investem em poucas políticas mais consistentes de gestão de reviews.
Devido à falta de avaliações em grande parte das lojas virtuais, os consumidores procuram outros portais para conseguir informações desejadas: o Reclame Aqui é o mais consultado (57%), além das páginas dos fabricantes, que são procuradas por 11% dos entrevistados.
Segundo Rossi, todos os negócios precisam estar mais atentos aos comentários para vender online. Em uma época em que tudo pode viralizar na internet, o conteúdo que fica neste comentário pode ajudar ou até mesmo fechar o seu negócio.
“Enquanto os dados mostram que a maioria dos consumidores espera uma resposta da empresa depois de fazer uma avaliação, uma minoria afirma recebê-la com frequência. Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas não se podem dar ao luxo de não escutar o que seus consumidores têm a dizer.”
Disponibilizar uma área de avaliações no seu próprio site é uma forma de mostrar sua boa vontade em ouvir o que os clientes têm a dizer. Além de ajudar na decisão de compra de outros usuários e possíveis compradores, também fica mais fácil a gestão destes comentários.
Converse com um programador para implementar isso. É melhor deixar tudo disponível dentro do seu site do que as pessoas irem para terceiros, onde seu controle é menor (ou nenhum).
Agora que você entende a importância de ter boas avaliações, vou te dar dicas essenciais para entregar uma boa experiência de compra para os clientes e receber reviews positivos.
Em hipótese alguma minta para o consumidor ao vender online. Para que ele tenha uma boa experiência de compra e não tenha suas expectativas diminuídas, é importante ser transparente do início ao fim.
Deixe bem claro quais são as suas políticas de troca e devolução, quanto tempo a entrega vai levar, informações técnicas do produto, valor de frete e taxas… quanto menos enrolação, melhor.
Lembre-se que consumidor compra uma promessa feita por você. Se ela não for realizada, certamente você receberá más avaliações.
Na internet, a desconfiança é maior do que nas lojas físicas, e uma das melhores formas de acabar com isso é conversando e mostrando um atendimento de excelência.
É muito comum os consumidores entrarem em contato antes, durante e depois da compra online. Por isso, demonstre preocupação e interesse em ajudar o cliente com o que ele precisa. Todo mundo gosta de ser bem tratado. Se o consumidor perceber que pode contar com você para qualquer coisa, ele vai se sentir mais confortável em comprar da sua loja – e mais propício a fazer uma boa avaliação dos produtos depois.
Vá além das expectativas dos clientes, entregue mais do que eles esperam. Com algumas atitudes simples, é possível fidelizar os consumidores e entregar valor.
Por exemplo: você pode entrar em contato no pós-compra e perguntar se deu tudo certo. Outra ideia é enviar o produto em uma embalagem “instagramável”, deixar um bilhete de agradecimento, mandar brindes…
Todas essas atitudes impactam as pessoas de uma maneira tão boa que elas podem escrever boas avaliações no seu site. E boas avaliações significam mais clientes, pois as pessoas tendem a acreditar mais em outras pessoas do que em marcas.
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