A Amazon finalmente parece ter decidido entrar com os dois pés no Brasil… Mas, pelo jeito, o movimento levará algum tempo até ser completado. Depois de 5 anos vendendo livros por aqui, agora a gigante americana anunciou que também passará a oferecer eletrônicos e eletrodomésticos aos consumidores.
Desde que a possível entrada da empresa foi anunciada pela Bloomberg, no dia 11 de outubro, o mercado começou a reagir. Marketplaces como B2W (Submarino, Shoptime e Americanas.com), Walmart, Magazine Luiza e Mercado Livre sentiram os impactos imediatamente — o Mercado Livre, inclusive, perdeu mais de 1 bilhão de dólares em valor de mercado após a notícia.
Mas e para nós, pequenos e médios empreendedores do ecommerce, o que muda? A chegada da Amazon ao Brasil é boa? Ela será rápida? Significa uma revolução na qualidade do comércio eletrônico brasileiro?
Todas essas respostas você confere em nosso artigo de hoje!
Só pelo que dissemos acima, você provavelmente já entendeu que a chegada da Amazon ao Brasil tem causado muito burburinho e mudanças. A empresa, dona da maior operação de ecommerce do planeta, certamente vai fazer de tudo para conquistar o seu espaço na maior economia da América Latina.
De qualquer forma, tocar um negócio nos EUA é bem diferente de tocar um negócio por aqui. Confira abaixo quais deverão ser as principais dificuldades enfrentadas pela gigante do ecommerce:
Com a chegada da Amazon ao Brasil, o alto escalão da empresa precisará nomear homens de confiança para conduzir um processo que não é nada simples. Alguns problemas que estarão no caminho da companhia de Jeff Bezos dizem respeito à logística, impostos e um nome que ainda não é tão forte por aqui.
Para você que está sem saber o que pensar da chegada da Amazon ao Brasil, acalme-se: o movimento é benéfico de diversas formas para o desenvolvimento do ecommerce brasileiro.
Para começar, a própria Amazon é um marketplace — isso quer dizer que você pode vender lá dentro. Além disso, a chegada de um gigante ao Brasil faz com que concorrentes como Mercado Livre e B2W comecem a tomar providências para não perder lojistas e usuários para a concorrência.
Caso o seu negócio comercialize câmeras, celulares, computadores em geral, tablets, impressoras, monitores e acessórios, eletrônicos ou games, você já pode vender direto na Amazon! Nos próximos dias criaremos um guia passo a passo sobre o assunto.
Enquanto isso, fique com o vídeo do especialista Bruno de Oliveira, que fala detalhadamente sobre o tema:
Gostou de saber mais sobre a chegada da Amazon ao Brasil? Caso queira continuar por dentro de todas as novidades do comércio eletrônico, não perca tempo e acesse já o Ecommerce na Prática!
Maior blog do país sobre ecommerce, o ENP traz artigos diários exclusivos sobre vendas, marketing digital, logística e muito mais… Acesse o site e bons estudos!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…