Depois de trabalhar por 16 anos no setor de marketing de uma empresa de tecnologia, o catarinense Fagner Adler, 32, até então morador da cidade de Florianópolis (SC), decidiu que o melhor seria voltar para a sua cidade natal (São José do Cedro – SC) e começar o próprio negócio.
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Além de todo o seu know-how em comunicação, Adler também havia dedicado 6 anos de sua vida ao design. O plano era o seguinte: utilizar essa experiência para patentear um produto, fabricá-lo e vendê-lo para uma empresa de moldes.
Não deu certo. Em 2008, segundo o que o próprio empresário contou em entrevista à Revista PEGN, ele se viu com um galpão abandonado e uma dívida de 50 mil reais pela frente.
Passado o susto, o catarinense precisava agora retomar as energias para dar continuidade ao trabalho… E foi aí que surgiu a Tambo.
Com dois funcionários trabalhando no que agora havia se transformado em uma pequena fábrica de móveis, a empresa parecia funcionar de maneira um pouco improvisada: “Não houve investimento inicial, a gente comprava o material de acordo com o pedido do cliente”, contou Adler à publicação.
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Apesar disso, as coisas começaram a caminhar melhor para a Tambo. Vendendo principalmente para bares da região, a empresa estava conseguindo se reerguer… E foi aí que Fagner e sua equipe bateram de frente com um segundo momento delicado.
Depois de tantos anos no mercado B2B, a Tambo viu os fornecedores da região se especializando — cada vez menos clientes demonstravam interesse em comprar da marca.
Colocado novamente contra a parede, Adler tomou a decisão que mudaria para sempre a cara da Tambo: a partir daquele momento, a empresa focaria todos os esforços em vender para o consumidor final.
Empolgado com o novo modelo de negócios adotado pela empresa, Fagner decidiu tirar algumas fotografias dos produtos e jogá-las em um site que, a princípio, não servia para vendas.
A web deixou o negócio mais popular e mais pedidos começaram a chegar. Foi então que, em 2015, Fernando Delvatti, o atual sócio de Adler, chega para ajudar na montagem do ecommerce de mesas personalizadas.
Utilizando seus conhecimentos técnicos em design, o fundador da Tambo investiu em jogo de mesas com estampas exclusivas em azulejo.
Até o cantor Zeca Pagodinho entrou na história. O sócio do filho do sambista comprou na loja virtual, impressionou-se com a qualidade das peças e, segundo o que conta o empreendedor, fez contato tentando uma parceria.
Atualmente, as peças dessa coleção, que trazem frases de grandes canções estampadas, ajudam a Empório Tambo faturar parte dos seus R$1,5 milhão ao ano. A meta para 2017 é vender R$3 milhões.
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