A adoção de carteira digital já é uma realidade na vida do brasileiro. É inegável que, em meio à pandemia e todas as restrições do isolamento social, os pagamentos móveis ganharam mais destaque nos últimos meses.
A verdade é que o uso de carteiras digitais é uma tendência mundial que simplesmente não para de crescer…
Para você ter uma ideia, a base de usuários de carteiras digitais deve ter uma alta de 2,6 bilhões em 2020 para 4,4 bilhões até 2025, de acordo com estudo feito ela Juniper Research.
Por isso, ao longo deste artigo, vamos te apresentar dados recentes sobre o crescimento do uso das carteiras digitais aqui no Brasil, além explicar algumas vantagens dessa modalidade para os negócios.
Antes, vamos entender mais a fundo o que é carteira digital?
As carteiras digitais (digital wallets ou eWallets) nada mais são do que tecnologias que transformam dispositivos móveis em métodos de pagamento.
Na prática, são aplicativos que armazenam informações de cartões físicos e virtuais.
Mas não só isso…
O usuário pode adicionar saldo para fazer pagamentos, guardar dinheiro etc.
Assim, com as digital wallets, é possível fazer pagamentos por aproximação nas compras em lojas físicas e, nas transações online, a autenticação é feita em apenas alguns cliques.
Tudo rápido e prático, para facilitar tanto a vida dos clientes quanto dos lojistas. Não é à toa que o método só cresce no gosto do consumidor brasileiro…
De acordo com pesquisa desenvolvida pela Toluna, empresa especializada em fornecer insights do mercado, 89% dos entrevistados disseram que começaram a utilizar aplicativos de carteiras digitais nos últimos meses…
Um percentual bem expressivo…
O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 5 de fevereiro deste ano com base nas informações de 827 pessoas – 46% homens e 54% de mulheres -, acima de 18 anos, das classes A, B e C de todas as regiões brasileiras.
Além disso, a pesquisa aponta que entre os aplicativos de carteiras digitais mais usadas pelas pessoas, estão:
Outro dado apontado no relatório da Toluna foi o percentual de solicitações de empréstimo, algo que reflete o cenário financeiro do país em meio à pandemia do Covid-19 de alguma forma:
Cerca de 12% dos consumidores brasileiros conectados à internet tentaram obter empréstimos bancários, mas sem sucesso…
Em contrapartida, 11% conseguiram dinheiro emprestado por meio de amigos e familiares. E 68% não precisaram pedir nenhuma quantia emprestada.
Dessa forma, todo esse cenário traz à tona outro tema importante que vem sendo discutido há algum tempo: o possível fim do dinheiro físico. Será que isso está realmente próximo de acontecer?
Difícil afirmar isso. Mas o uso de cédulas está diminuindo consideravelmente no Brasil e no mundo.
O relatório global de tendências de meios de pagamento (The Global Payments Report) mostra que o dinheiro físico foi uma opção para apenas 20,5% do total de transações em pontos de venda ao redor do mundo, o que representa uma queda de 32,1% em relação ao ano de 2019…
No Brasil, em específico, houve uma queda em relação aos pagamentos em dinheiro. Enquanto em 2019, as cédulas foram utilizadas em 47% das transações, em 2020, esse percentual caiu para 35%.
Sendo assim, não há muito como ignorar: a cada dia que passa os empresários de Ecommerce precisam repensar as formas de pagamentos que disponibilizam em seus negócios…
Hoje, as empresas que contam com pagamentos feitos apenas em dinheiro físico estão perdendo oportunidades valiosas de venda. E ignorar a forte adesão dos consumidores à carteira digital reforça o quanto isso pode ser um equívoco grave…
Isso vai depender dos planos e estratégias que você traçou para o seu negócio. Isto é, fornecer múltiplas opções de pagamento é o básico para quem vende tanto do digital quanto no físico…
Mas, em meio à alta do uso da carteira digital, vale a pena pensar em disponibilizar esse método de pagamento.
Entre os principais benefícios da carteira digital no Ecommerce, estão:
Sendo assim, é preciso deixar claro que as compras feitas no ambiente digital já fazem parte do dia a dia das pessoas. O crescimento absurdo do Ecommerce nos últimos meses comprova isso…
Por isso, quanto mais adaptado o seu negócio estiver para suprir a alta demanda, maior será o número das vendas, obviamente. Então, fique atendo: as carteiras digitais representam hoje uma nova possibilidade de vender ainda mais, seja online ou em lojas físicas.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…