Mercado de Ecommerce

C&A Atinge Receita Líquida Online R$ 157,3 Milhões no 4º Tri

O balanço trimestral da C&A foi divulgado e os resultados mostram algo recorrente nos últimos meses entre as grandes varejistas: a consolidação das vendas no Ecommerce. 

Apesar da queda no lucro das lojas físicas, como veremos em mais detalhes adiante, a C&A teve um bom desempenho no online. Reflexo dos esforços da companhia para adequar a demanda em meio à forte alta do Ecommerce nos últimos meses… 

Acompanhe esse artigo para conhecer os números obtidos pela empresa no 4º trimestre e também as estratégias adotadas pela C&A para crescer no Ecommerce. Confira!

Imagem: (Reprodução)

Lucro Líquido da C&A Cai Quase 40% no 4º Tri

A varejista de moda C&A informou em seu balanço trimestral o registro de um lucro líquido de R$109 milhões, representando uma queda de 37,8% em relação ao mesmo período em 2019…

Além disso, a companhia encerrou o ano com um prejuízo de R$ 160 milhões, o que reverte o lucro de R$ 192 milhões conquistado pela empresa no ano anterior. 

O documento também cita que a C&A atingiu uma receita líquida de R$ 1,7 bilhão, simbolizando uma alta de 0,3%. No total acumulado em 2020, houve uma queda de 22,7% para R$ 4 bilhões. 

O Ebdita (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado foi de R$ 257 milhões, marcando uma queda de 31,1%. Já a margem Ebdita, apresentou uma baixa de 6,7 pontos percentuais. 

E os resultados da varejista não pararam por aí…

As vendas nas mesmas lojas também representaram uma queda de 1,8 ponto percentual, ficando negativa em 0,8%.

De acordo com a C&A, as consequências das restrições geradas pela Covid-19 colaboraram para que as vendas fossem negativamente impactadas, principalmente no mês de dezembro… 

Em contrapartida, com a forte alta do Ecommerce nos últimos meses, como será que foi o desempenho das vendas onlines da C&A?

Alta no Ecommerce da C&A Atinge Quase 300%

De acordo com o balanço, as vendas online da varejista marcaram um bom avanço nos últimos três meses de 2020…

O GMV (volume Bruto, em português) foi de R$ 205 milhões, apresentando um crescimento de 278%…

Além disso, a receita líquida online da C&A durante o 4º trimestre foi de R$ 157,3 milhões, totalizando um aumento de 279% em relação ao ano de 2019. 

Na prática, esses resultados são reflexo dos esforços da companhia para migrar mais fortemente para o digital…

Estratégias da C&A Para Crescer no Digital

Para conseguir os bons resultados no Ecommerce, a C&A precisou investir em iniciativas pontuais para atrair seus consumidores para o online.

Algumas delas foram:

  • Clique e Retire: opção que permite a retirada em lojas físicas de compras feitas pelo site, que também funciona na modalidade drive thru;
  • Ship From Store: uso das lojas físicas como pequenos centros de distribuição para atender às compras online;
  • Social Selling: vendas através do Minha C&A, para consultoras digitais que têm suas lojas otimizadas no site e aplicativo C&A, e do canal de Whatsapp da empresa.

Ainda de acordo com o balanço trimestral da varejista, as vendas por meio do social selling, um mecanismo para atrair mais clientes usando as redes sociais, tiveram uma evolução relevante nos últimos meses do ano. Em dezembro, por exemplo, foram realizados 615 mil atendimentos...

Ou seja: por mais que as vendas físicas tenham apresentado uma queda, as realizadas pela internet tiveram excelentes resultados em meio às restrições da pandemia. E isso só comprova o quanto a C&A está correndo atrás de sua digitalização.

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo. 

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago