Ao ler o título acima, pode ser que você tenha ficado curioso em relação a uma mistura de termos opostos: se o frete é grátis, por que você precisaria calculá-lo?
Se você pensou assim, saiba que não está sozinho. De qualquer forma, existe uma falha nesse raciocínio… O frete pode até ser grátis, mas, no fim, alguém sempre pagará a conta — é exatamente aí que mora o problema.
Você vive se perguntando como é que os seus concorrentes conseguem dar frete grátis e você não?
Vive tentando entender como calcular frete grátis de um jeito simples e rápido que te permita quebrar essa grande objeção de compras?
Caso a resposta para alguma das 2 perguntas acima tenha sido “sim”, você está no lugar certo. A partir de agora vamos falar um pouco sobre como calcular e dar frete grátis de forma eficiente e lucrativa no ecommerce!
Antes de qualquer coisa, tenha em mente que dar frete grátis aleatoriamente pode QUEBRAR o seu negócio! A única forma de manter a sua empresa segura é seguindo uma estratégia padronizada como a que mostraremos abaixo.
Quer dar frete grátis no ecommerce sem prejudicar a sua margem ou aumentar demais os custos da operação? Então vamos lá:
Em primeiro lugar, estude os números do seu negócio para entender qual o custo médio da empresa com os fretes (em um ecommerce, esse custo costuma representar de 10% a 15% do faturamento).
Se você descobriu que o custo médio com fretes da sua operação é de 13%, por exemplo, aumente na mesma porcentagem o preço dos produtos.
Agora você já pode dar frete grátis a partir de um valor simbólico, como 50 reais, sem se preocupar em estar estourando seus custos com essa nova estratégia adotada.
Temos exemplos de lojistas que triplicaram suas vendas em poucos meses com a estratégia acima. A tática pertence ao método do treinamento Ecommerce do Zero, idealizado pelo especialista Bruno de Oliveira.
Uma indagação que você pode estar se fazendo é que, no fim das contas, o cliente estará pagando o mesmo preço de antes. Sendo assim, por que ele aceitaria pagar um valor a mais pelo produto e não aceitaria pagar o frete?
A resposta é bem simples: tudo isso tem a ver com o lado psicológico do consumo.
O cérebro humano trabalha com um sistema básico de análise de recompensas:
Quando um consumidor se depara com um produto de R$100 em um site, ele logo cria a expectativa de que precisará investir somente essa quantia para adquirir aquele bem… Se no final aparecer mais um custo com o frete, é inevitável que ele sinta que está SAINDO NO PREJUÍZO.
Não é à toa que os fretes são o maior motivo para abandonos de carrinhos de compras na internet!
Uma vez que o valor inicial do produto seja um pouco mais alto, porém com frete grátis, nada disso acontece. O consumidor continua sentindo que aquela é uma negociação VANTAJOSA para ele.
Entender isso é essencial para o seu ecommerce dar certo!
Sem dúvida alguma, a estratégia acima é uma das melhores opções para você que está buscando calcular frete grátis e oferecê-lo em seu negócio.
De qualquer forma, existem mais algumas boas opções que também podem ser utilizadas de forma simples e prática nos negócios.
Quer saber quais são? Então dê o play no vídeo abaixo e confira as táticas ensinadas por Bruno de Oliveira… Não se esqueça de se inscrever no canal do Youtube para ter acesso a mais conteúdos como esse! =)
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