Categories: Todas as Notícias

Buscadores são responsáveis por 49% do tráfego no ecommerce

Se você já tem o Google Analytics integrado à sua loja virtual, provavelmente sabe que existem diversos tipos de tráfego, como o orgânico, o pago, o referente às redes sociais, ao email etc.

Caso ainda não faça uso dessa ferramenta, aprenda a instalá-la assistindo ao vídeo abaixo:

Depois de fazer isso, analise a aquisição de tráfego do seu site e se faça uma pergunta importante: como anda o meu tráfego orgânico, aquele proveniente dos buscadores?

Continue lendo e você já entenderá por que isso é tão importante…

Buscadores e o tráfego no ecommerce

Segundo um levantamento realizado pela VTEX em parceria com a Semrush, uma companhia especializada em ferramentas de SEO, cerca de 49% do tráfego no ecommerce brasileiro é decorrente de pesquisas em buscadores como o Google.

Em entrevista ao portal Ecommerce News, Rafael Campos, sócio diretor da VTEX, afirmou também que as pequenas lojas virtuais têm uma dependência ainda maior do tráfego orgânico. “Para as empresas de pequeno porte a dependência é ainda maior, já que 52% de todo o tráfego vem dos buscadores”, diz.

Leia mais: Minha loja virtual não vende: os 6 motivos mais comuns

Por quê?

Ok, já entendemos que pequenas lojas virtuais dependem mais dos buscadores que as grandes… Mas por quê?

Se você ainda não conseguiu decifrar a questão, a resposta é relativamente simples: quanto maior o ecommerce, mais conhecido ele é e, consequentemente, mais tráfego direto (aquele em que o usuário digita o nome do site diretamente no endereço de busca) tem.

É assim que, segundo o que afirma a pesquisa, os grandes players do mercado conseguem gerar, proporcionalmente, cerca de 20% mais tráfego direto que as lojas menores. Aí está o segredo para serem menos dependentes dos buscadores (isso não quer dizer que estes deixem de ser relevantes em sua estratégia).

Outra descoberta bastante interessante do estudo, que contou com a participação de mais de 500 lojas virtuais espalhadas pelo país, é que os ecommerces andam utilizando bastante mal as suas redes sociais.

Na ânsia de compartilhar ofertas atrás de ofertas, os empreendedores esquecem o elemento fundamental de qualquer estratégia de sucesso nas redes sociais: conteúdo relevante.

Prova do trabalho mal feito é a baixíssima representatividade das mídias sociais no tráfego total do ecommerce brasileiro: cerca de 4%. Menos de 10% dos negócios estudados apresentaram 10% ou mais de tráfego proveniente das redes sociais e menos de 3% apresentaram um volume acima de 20%.

Como melhorar?

Para melhorar o tráfego orgânico da sua loja virtual, muitas atitudes podem ser tomadas, tais como:

  • Melhorar as descrições dos produtos
  • Aumentar a velocidade de carregamento do site
  • Torná-lo responsivo (caso ainda não seja)
  • Criar um blog
  • Planejar uma estratégia de link building

 

Já no quesito redes sociais, o único jeito de conseguir mais sucesso é investindo na criação de conteúdos realmente relevantes e que engajem o público. Confira o artigo “6 ideias de conteúdo que vão bombar na fanpage da sua marca“!

Conheça o Ecommerce na Prática!

Gostou do que leu até aqui e quer continuar aprendendo? Então você precisa conhecer o Ecommerce na Prática

Fundado pelo especialista Bruno de Oliveira, o ENP é o maior blog do Brasil sobre comércio eletrônico, trazendo artigos diários que falam sobre vendas, marketing digital, logística etc. Acesse o site e bons estudos!

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago