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Técnicas de copywriting para você usar nas descrições de produtos

Quando falamos sobre vendas online, é muito importante utilizar todas as ferramentas disponíveis, desde a utilização de redes sociais até a utilização das técnicas de copywriting, para aumentar suas conversões.

E, justamente no cenário de comércio eletrônico, a descrição dos seus produtos é um fator fundamental para vender.

Por esse motivo, usufruir de técnicas de persuasão na hora da compra é uma ótima alternativa. Leia este artigo até o final e entenda a importância da utilização de técnicas de copywriting nas descrições de produtos.

A importância de descrições de produtos bem elaboradas

Você sabia que cerca de 55% das páginas visualizadas na internet são fechadas após alguns segundos?

E que, em páginas de produtos, esse número é ainda maior?

Na hora de apresentar nosso produto no Ecommerce, dispomos geralmente de imagens e da descrição da nossa oferta.

São esses dois componentes usados na apresentação de um produto que dão uma ideia para o cliente de como será aquilo que ele comprou após a entrega.

Mas, por mais que esses pontos sejam cruciais, é preciso entender a necessidade de ter descrições de produtos bem elaboradas em seus sites.

No meio digital, as descrições ocupam o papel do vendedor de uma loja física de convencer o cliente a comprar e tirar possíveis dúvidas.

Por isso, não deixe de utilizar técnicas para otimizar sua conversão.

O que é copywriting?

Copywriting é a escrita persuasiva. Trata-se de uma técnica em que o autor direciona a audiência a tomar uma ação ou ter uma reação determinada que ele deseja.

No Ecommerce, a “copy” pode ser usada para fazer vendas, promover um produto (ou pessoa, ou marca), assinar uma newsletter, conseguir mais audiência nas redes sociais… ou qualquer ação que você deseje provocar no leitor.

Toda grande marca utiliza a copywriting para passar mensagens mais fortes e garantir que sua audiência entenda, se identifique e reaja da forma que a empresa pretende.

A importância do Copywriting para o seu Ecommerce

Como mostramos neste post, o copywriting é uma técnica de escrita que permite tornar textos mais persuasivos e engajadores. Um conteúdo com potencial de vendas maior. E essa técnica pode ser aplicada nas descrições de seus produtos.

Então, muita atenção à leitura a seguir, pois você vai conhecer algumas técnicas de copywriting que vão tornar suas descrições muito mais atrativas.

1- Tenha conhecimento do seu público-alvo

A eficácia das técnicas de copywriting é sempre maior quando o conteúdo produzido está de acordo com o público.

Ao fazer a pauta para suas descrições com o uso de técnicas de copywriting, tenha certeza de conhecer sua persona muito bem.

Conheça as características principais dos visitantes da sua loja virtual, como: idade, sexo, gostos, personalidade… Essas informações vão te dar a noção correta de qual tom e linguagem usar nas copys.

Combinando esse conhecimento à uma escrita persuasiva, você consegue criar uma maior conexão do seu cliente com seu produto, o que é ótimo, pois a escrita torna a descrição mais conversiva, estimulando o cliente a aprofundar-se mais sua relação com o seu negócio.

Seu Ecommerce não anda vendendo? Confira 6 motivos para que as vendas não estejam acontecendo.

2- Mostre os benefícios e detalhes técnicos

Todo produto só é vendido por possuir uma ou mais vantagens e benefícios para o público-alvo. Ou, pelo menos, ele é destinado à resolver alguma dor ou problema do futuro usuário.

Ao fazer a descrição do produto, leve a apresentação de suas vantagens em relação à necessidade da persona em conta.

De preferência, faça essa apresentação logo no começo. Assim, você consegue apresentar em quê o cliente sai ganhando ao comprar aquele produto e captura sua atenção para a continuação da descrição.

Após a apresentação das vantagens, faça a descrição técnica do produto. É aqui que você deve mostrar as principais informações sobre seus componentes.

Tamanho, cor, voltagem, capacidade, dimensões, peso, funções, duração, materiais empregados… Enfim, adicione todas informações técnicas que tiver. Isso permite que o leitor do seu Ecommerce possa ter uma noção precisa do produto.

3- Foque na transformação

Para se destacar no meio na concorrência, é necessário utilizar estratégias diferenciadas que causem um impacto positivo em sua audiência.

Nesse sentido, quando produzimos a descrição de um produto, é muito importante deixarmos clara a transformação que ele pode causar na vida de seus clientes.

Apenas explicar como o produto funciona e do que ele é feito, não vai impactar o seu público de uma forma significativa.

Pense comigo: se uma marca anuncia uma cadeira ortopédica como um produto feito com uma tecnologia da NASA, rodinhas com um super rolamento e o tecido mais confortável do mercado, você pode não ser tão impactado.

Agora, se uma outra marca, do mesmo segmento, anuncia a mesma cadeira com um vídeo mostrando a transformação da vida de um dos seus clientes após comprar o produto, com certeza a conversão vai ser maior e a abordagem de venda vai ser única.

Isso acontece porque as pessoas  compram por motivos emocionais e justificam a compra com motivos lógicos. E é exatamente isso que você, como vendedor, precisa dar para os seus clientes.

Por isso, no caso citado acima, é muito mais eficaz você demonstrar a vida do prospecto antes de consumir seu produto e depois

Se pergunte: Como o seu produto muda a vida de seus clientes?

Assim, fica muito mais fácil de você conseguir convence-los da compra mostrando, mostrando o porque deles precisarem de seu produto.

4- Mostre como usar o produto e lembre-se do call to action (CTA)

Agora que você já apresentou as vantagens, transformação e informações técnicas do produto, hora de encerrar a descrição com maestria.

Escreva um rápido, mas instrutivo, tutorial de como utilizar o produto. Citar situações reais nas quais o produto possa ser usado e apresentar soluções eficazes, aumenta o poder da descrição.

Assim, o cliente passa a ter uma ideia melhor do processo, entendendo como o produto atenderá suas necessidades.

Para acabar com chave de ouro, não esqueça de fazer um call to action (chamada para ação) que leve o leitor a finalizar a compra.

No Ecommerce, a chamada para ação pode ser um botão de “compre aqui”, adição de um item ao carrinho, contato com a loja online e indicação de um amigo para compra do produto.

Devo Começar a Usar Copywriting no Meu Negócio?

Definitivamene, sim. As técnicas de copy são poderosas para quem vende online. Principalmente hoje, momento em que o Ecommerce não para de crescer…

Para você ter uma ideia, de acordo com o relatório Webshoppers 44, os  primeiros seis meses de 2021 registraram um faturamento de R$ 53,4 bilhões, valor que representa o maior nível histórico de vendas no Ecommerce. Na prática, houve um crescimento de 31% em comparação ao 1º semestre de 2020.

Logo, fique atento: essas foram algumas das principais técnicas de copywriting que vão melhorar a qualidade das descrições de seus produtos. Juntas, elas podem fazer uma significativa mudança no volume de vendas do seu Ecommerce. Mas, não só isso, elas podem gerar melhores feedbacks em relação a experiência do cliente…

Afinal, as suas descrições estão mais instrutivas e deixam claro tudo o que o cliente ganha com a compra. Agora é colocar em prática o que aprendeu neste artigo!

 

Redacao Ecommerce de Sucesso

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