O que é copywriting e como isso vai ajudar você a vender mais

Última atualização em 5 de maio de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

o que é copywriting

Você já imaginou como seria se o seu negócio, talvez um ecommerce, vendesse mais apenas utilizando as palavras corretas?

Como seria poder aumentar seu faturamento, receita e lucros por meio de um modelo mais persuasivo e poderoso de escrita? Um conceito que é responsável por gerar milhões em faturamento para empresas de todos os nichos ano após ano.

Pois bem, essa solução existe na vida real, o copywriting.

É crucial que você fique atento a continuação desse artigo, pois vamos mostrar exatamente o que é copywriting. Além disso, você está prestes a entender também o poder que ele possuir impulsionar as vendas da sua empresa.

Sem mais delongas, vamos lá.

Sem mistérios, o que é copywriting

Gustavo Ferreira, autor do livro “Copywriting: Palavras que vendem milhões” define como a arte da escrita persuasiva para influenciar pessoas a tomarem uma ação. Por essa definição de o que é copywriting, podemos dizer que é um modo persuasivo, convidativo e engajador de escrita.

Destacando estes pontos, o copywriting é persuasivo pois no arcabouço de técnicas usadas por profissionais da área estão conhecimentos de persuasão. Dentre estes estão os chamados gatilhos mentais, que são instrumentos que podem ser usados para levar pessoas a tomar decisões automáticas.

Sua aplicação precisa ser convidativa, pois forçar a barra com um texto que empurre vendas é quase um tiro no pé. O copywriting que funciona é aquele que envolve o leitor numa direção em que ele já tinha predisposição a seguir. Ou capaz de convencê-lo com a força e persuasão dos argumentos usados.

Por fim é engajador, já que essa é a sua meta final. De nada adianta um texto onde se afirma que o copywriting foi empregado se ele não leva o leitor a tomar alguma ação.

É possível vender pela internet sem ter uma loja virtual? Confira a resposta neste artigo.

Como funciona o copywriting e alguns exemplos práticos

Ainda em seu livro, Gustavo Ferreira diz que uma das funções do copywriting é permitir que se entre na mente do cliente e tomar a ação desejada.

Isso pode ser feito de várias maneiras, mas uma bem conhecida é a de trabalhar com as dores e problemas do público, dos leitores. Usa-se primeiro de um título persuasivo, que pode usar gatilhos mentais, para atrair a atenção do leitor. Pode ser uma chamada também em um anúncio.

Na continuação do texto se tensiona e educa o leitor quanto a sua dor ou problema, preparando-o para receber a solução. Que poderá ser o seu produto ou uma chamada que leve a outra ação para aprofundar a relação com o cliente.

Para ter uma ideia mais clara do funcionamento prático do copywriting, vamos usar o exemplo de um anúncio feito pela Feiríssima.

A Feiríssima faz entregas a domicílio e resolveu promover esse serviço para fazer mais vendas. Usando um anúncio em sua página no Facebook, o hortifruti colocou a seguinte mensagem:

Essa chuva e você indo ao mercado? Não, não! Receba a sua feira em casa. Experimente!”

Ao lado da mensagem o termo “acesse já” para guiar até um botão de compra. Abaixo da mensagem, havia uma foto com produtos vendido pela empresa em volta de uma caixa de papelão com a marca do negócio.

O anúncio deu tão certo que o Facebook o colocou como caso de sucesso e exemplo a ser seguido.

Os elementos que a empresa trabalhou para levar clientes a ação foram as dores de pegar trânsito e ainda mais em um dia de chuva. Junto a isso, ainda levaram o leitor a considerar o conforto de receber em casa como um adicional para a solução do problema pela entrega a domicílio.

Independente do negócio, você pode vender mais com o copywriting

Como o copywriting trabalha por meio da escrita, essa técnica pode ser empregada em praticamente qualquer negócio para vender mais.

Afinal, não importa o segmento ou nicho onde sua empresa atue, a comunicação será indispensável.

Especialmente se o seu negócio trabalhar com marketing de conteúdo, o uso do copywriting é ideal para tornar seus posts mais persuasivos e converter mais.

E o melhor, aplicar isso não vai te custar nada caso aprenda copywriting. Mas ainda que contrate um profissional, os resultados obtidos compensarão o investimento.

Agora que sabe o que é copywriting, vale muito apenas apostar em seu uso para impulsionar suas vendas, não acha?

Agora você sabe como impulsionar as vendas pela comunicação

Utilize ainda hoje o que aprendeu sobre copywriting para tornar sua comunicação mais persuasiva.

Para vender mais as soluções que o seu negócio oferecer a partir de um conteúdo poderoso.

Ainda traremos mais informações sobre o copywriting, assim como dicas e técnicas avançadas para usá-lo corretamente. Um material que com certeza você não pode deixar de ler.

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