O balanço da Via Varejo mostrou o quanto a corrida pela liderança do setor tem tomado novos rumos. Isto é, varejistas que antes estavam enfrentando grandes dificuldades para se adequarem à necessária transformação digital, agora estão conseguindo bons resultados nesse sentido.
Ao que tudo indica, o 3º trimestre foi bem positivo para a Via Varejo. Após enfrentar um alto prejuízo no ano passado, a varejista parece estar retomando ao seu lugar no mercado…
O caminho ainda é longo, claro. Mas é fato que as últimas iniciativas da companhia estão surtindo bons resultados.
Quer entender melhor tudo isso? Acompanhe os tópicos a seguir…
Neles, vou apresentar em detalhes os números referentes ao 3º trimestre da varejista, e explicar algumas estratégias da companhia para ampliar sua atuação no digital.
A Via Varejo divulgou seus resultados referentes ao 3º trimestre deste ano e os números chamaram bem a atenção do mercado…
O documento referente ao balanço Via Varejo informou um lucro líquido de R$ 590 milhões nos meses de julho a setembro…
Ou seja, a varejista conseguiu reverter um prejuízo de R$ 346 milhões apontados no mesmo período de 2019…
E, no acumulado dos primeiros 9 meses de 2020, o lucro líquido atingiu R$ 667 milhões, o que também reforçou a superação do prejuízo, que, no mesmo período do ano passado, foi de R$ 558 milhões.
Além disso, a varejista cita que sua receita bruta foi de R$ 9,296 bilhões, atingindo uma alta de 40,7%…
Já a margem bruta anunciada no balanço Via Varejo foi de 35,4%, reportando uma alta de 5,5 pontos.
Entretanto, esses não foram os únicos resultados do balanço da Via Varejo…
Dá só uma olhada:
E mais:
O balanço Via Varejo mostra que o grupo bateu um recorde em seu GMV (Volume Bruto de Mercadorias Vendidas)…
A varejista simplesmente atingiu R$ 10 bilhões, o que simboliza um aumento de 18,5%…
Contudo, desse valor total, 41% foi obtido através das vendas online.
E, falando em desempenho no Ecommerce, o balanço da via varejo tem mais informações bem animadores nesse sentido…
É isso mesmo: o Ecommerce do Grupo Via Varejo teve um crescimento de 219%…
Além disso, o ganho de market-share do 1P foi de 294% no comparativo o mesmo período do ano passado…
E isso já indicou todo o potencial de crescimento para o 3P, que registrou uma alta de 83%.
No GMV, o Ecommerce da Via Varejo teve um aumento de sua participação de 18% (referentes ao 3º trimestre do ano passado) para 41% neste ano.
Mas não só isso…
As vendas pelos aplicativos, por sua vez, marcaram 27% do GMV online, as pelo mobile, registraram 80%.
Sobre isso, o relatório afirma:
“Os números dos últimos três meses nada mais são que o resultado da jornada de transformação que envolve toda a Companhia e descrevem um importante movimento em nossa estrada rumo à inovação, à tecnologia e ao futuro.”, ressalta.
Ou seja: os resultados foram extremamente positivos. Mas isso não foi à toa…
A verdade é que a varejista tem feito fortes investimentos ao longo de 2020 …
É seguro dizer que o futuro o qual a Via Varejo se refere no balanço começou no 3º trimestre.
Em outubro, a companhia adquiriu a I9XP, startup especializada no desenvolvimento de tecnologias para Ecommerce…
Além disso, recentemente, a Via Varejo anunciou a compra de participação na Distrito, empresa que faz o que faz o gerenciamento de um hub de empresas de inovação.
Antes do 3º trimestre, a varejista comprou a AsapLog, companhia focada em fazer entregas para Ecommerce, além da Banci, que presta serviços de conta digital…
E também lançou as seguintes ações para as Casas Bahia:
Diante de tudo isso, não há outra resposta mais coerente que: sim, os resultados do balanço Via Varejo fazem total sentido com as estratégias da companhia…
Na verdade, isso mostra o quanto a Via Varejo está correndo atrás do tempo perdido após ter ficado 3 anos à venda pelo grupo francês Casino.
Esse período turbulento foi determinante para a companhia perder espaço no varejo… A Magazine Luiza foi a principal varejista que “tomou” o lugar das Casas Bahia no ranking de vendas.
Hoje, com uma estratégia bem similar à famosa Magalu – que é a aquisição de empresas para expandir ainda mais a participação no mercado -, a Via Varejo vem retomando a busca pela liderança no setor…
E, ao que tudo indica, voltará a ser um dos mais importantes players do mercado, tanto para seus clientes quanto para os vendedores de seu marketplace.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…