Mercado de Ecommerce

Balanço Via Varejo: Grupo Reverte Prejuízo Com Lucro Milionário

O balanço da Via Varejo mostrou o quanto a corrida pela liderança do setor tem tomado novos rumos. Isto é, varejistas que antes estavam enfrentando grandes dificuldades para se adequarem à necessária transformação digital, agora estão conseguindo bons resultados nesse sentido. 

Ao que tudo indica, o 3º trimestre foi bem positivo para a Via Varejo. Após enfrentar um alto prejuízo no ano passado, a varejista parece estar retomando ao seu lugar no mercado

O caminho ainda é longo, claro. Mas é fato que as últimas iniciativas da companhia estão surtindo bons resultados.

Quer entender melhor tudo isso? Acompanhe os tópicos a seguir…

Neles, vou apresentar em detalhes os números referentes ao 3º trimestre da varejista, e explicar algumas estratégias da companhia para ampliar sua atuação no digital. 

(Imagem: Divulgação)

Balanço Via Varejo 2020: Lucro Líquido Superior a R$ 500 Milhões

A Via Varejo divulgou seus resultados referentes ao 3º trimestre deste ano e os números chamaram bem a atenção do mercado…

O documento referente ao balanço Via Varejo informou um lucro líquido de R$ 590 milhões nos meses de julho a setembro…

Ou seja, a varejista conseguiu reverter um prejuízo de R$ 346 milhões apontados no mesmo período de 2019…

E, no acumulado dos primeiros 9 meses de 2020, o lucro líquido atingiu R$ 667 milhões, o que também reforçou a superação do prejuízo, que, no mesmo período do ano passado, foi de R$ 558 milhões. 

Além disso, a varejista cita que sua receita bruta foi de R$ 9,296 bilhões, atingindo uma alta de 40,7%…

Já a margem bruta anunciada no balanço Via Varejo foi de 35,4%, reportando uma alta de 5,5 pontos. 

Entretanto, esses não foram os únicos resultados do balanço da Via Varejo…

Dá só uma olhada:

  • Ebitda Ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização): R$ 1,196 bilhão, atingindo uma alta de 443,6%;
  • Margem Ebitda: 15,3%, representando um aumento de 11,4 pontos percentuais;
  • Dívida Financeira: R$ 4,5 bilhões, ou seja, marcou mais do que o dobro, já que o mesmo período do ano passado foi de R$ 2,1 bilhões.

E mais:

O balanço Via Varejo mostra que o grupo bateu um recorde em seu GMV (Volume Bruto de Mercadorias Vendidas)…

A varejista simplesmente atingiu R$ 10 bilhões, o que simboliza um aumento de 18,5%…

Contudo, desse valor total, 41% foi obtido através das vendas online.

E, falando em desempenho no Ecommerce, o balanço da via varejo tem mais informações bem animadores nesse sentido…

Ecommerce da Via Varejo Cresce Mais de 219%

É isso mesmo: o Ecommerce do Grupo Via Varejo teve um crescimento de 219%

Além disso, o ganho de market-share do 1P foi de 294% no comparativo o mesmo período do ano passado…

E isso já indicou todo o potencial de crescimento para o 3P, que registrou uma alta de 83%.

No GMV, o Ecommerce da Via Varejo teve um aumento de sua participação de 18% (referentes ao 3º trimestre do ano passado) para 41% neste ano. 

Mas não só isso…

As vendas pelos aplicativos, por sua vez, marcaram 27% do GMV online, as pelo mobile, registraram 80%.

Sobre isso, o relatório afirma:

“Os números dos últimos três meses nada mais são que o resultado da jornada de transformação que envolve toda a Companhia e descrevem um importante movimento em nossa estrada rumo à inovação, à tecnologia e ao futuro.”, ressalta.

Ou seja: os resultados foram extremamente positivos. Mas isso não foi à toa…

A verdade é que a varejista tem feito fortes investimentos ao longo de 2020 … 

Resultados do Balanço Via Varejo Fazem Sentido com as Estratégias da Varejista?

É seguro dizer que o futuro o qual a Via Varejo se refere no balanço começou no 3º trimestre. 

Em outubro, a companhia adquiriu a I9XP, startup especializada no desenvolvimento de tecnologias para Ecommerce…

Além disso, recentemente, a Via Varejo anunciou a compra de participação na Distrito, empresa que faz o que faz o gerenciamento de um hub de empresas de inovação. 

Antes do 3º trimestre, a varejista comprou a AsapLog, companhia focada em fazer entregas para Ecommerce, além da Banci, que presta serviços de conta digital…

E também lançou as seguintes ações para as Casas Bahia:

  • Reformulação da marca (com mudança de logo e identidade visual);
  • Criação de lojas ao “estilo Apple”, com intuito de atingir clientes com um poder aquisitivo mais alto;
  • Mudança em seu mascote oficial, o Baianinho, que passou a ser o adoelscente CB.

Diante de tudo isso, não há outra resposta mais coerente que: sim, os resultados do balanço Via Varejo fazem total sentido com as estratégias da companhia

Na verdade, isso mostra o quanto a Via Varejo está correndo atrás do tempo perdido após ter ficado 3 anos à venda pelo grupo francês Casino.

Esse período turbulento foi determinante para a companhia perder espaço no varejo… A Magazine Luiza foi a principal varejista que “tomou” o lugar das Casas Bahia no ranking de vendas.

Hoje, com uma estratégia bem similar à famosa Magalu – que é a aquisição de empresas para expandir ainda mais a participação no mercado -, a Via Varejo vem retomando a busca pela liderança no setor…

E, ao que tudo indica, voltará a ser um dos mais importantes players do mercado, tanto para seus clientes quanto para os vendedores de seu marketplace. 

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago