Marketplace

B2W Perde Margem Para Ganhar Mercado e Atinge Prejuízo Alto no 1º Tri

O balanço referente ao 1º trimestre da B2W saiu há alguns dias e, não teve jeito: o mercado todo ficou de olho nos números. E você sabe por quê? Porque mesmo com um crescimento de 90% nas vendas, a companhia obteve um prejuízo bem significativo… 

Na prática, parece que o resultado aconteceu devido a uma decisão da própria varejista de sacrificar a margem para acabar ganhando mais espaço no mercado. Mas vamos entender tudo isso em mais detalhes ao longo do artigo… Veja. 

(Imagem: Shuttertstock)

Como Foi o 1º Tri da B2W?

Em fato relevante, o Grupo B2W informou que atingiu uma receita líquida de R$ 2,942 bilhões nos três primeiros meses do ano, representando um crescimento de 73,5% – em relação aos R$ 1,696 milhões obtidos no mesmo trimestre de 2020.

Além disso, o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado da varejista foi de R$ 129,4 milhões, simbolizando um avanço de 1,4% em comparação aos R$ 127,6 milhões registrados um ano antes…

O GMV (volume bruto de mercadorias) total do 1º trimestre  foi de R$ 8,680 bilhões, o que marcou uma alta de 90,4% em um comparativo com os três primeiros meses do ana passado, que atingiu R$ 4,588 bilhões.

Mas não só isso…

O documento também destaca que o número de clientes ativos da B2W digital atingiu 22,9 milhões entre janeiro e março deste ano, correspondendo a um aumento de 6,2 milhões.

E, em relação a entrega rápida, o balanço trimestral da B2W afirma que foram realizadas 2,1 milhões de entregas em até 3 horas, o que corresponde a 13,7% das entregas totais. Já as entregas em até 24 horas, representam 44% do total.

Com isso, um ponto de atenção é que a B2W acabou encerrando o mês de março com um prejuízo de R$ 163,6 milhões, em relação a um prejuízo de R$ 108 milhões computados no mesmo período do ano passado… 

E, não há como ignorar, esse aumento de mais de 50% no prejuízo foi algo bem significativo nos resultados e planos da B2W…

Grupo B2W Paga Caro Para Ter Aumento de Espaço Mercado

Como justificativa para o alto prejuízo, Raoni Lapagesse, diretor de relações com investidores da B2W, afirmou que a opção foi abrir mão de margem para ganhar terreno. E lembrou que a concorrência também fez isso em algum momento…

Em meio a esse cenário, o analista Guilherme Assis, do Banco Safra, afirmou ao ESTADÃO que a B2W precisa ter maior foco na rentabilidade: 

“Nossa visão é de que qualidade importa, e os investidores precisam ser seletivos e demandar uma visibilidade maior de rentabilidade, em vez de simplesmente comprar a história de crescimento de GMV (volume de vendas)”, afirma. 

Além disso, o analista disse que que hoje a B2W já conseguiu igualar as condições ofertadas aos sellers de seu marketplace às disponibilizadas pelo gigante Mercado Livre, por exemplo. 

E mais do que isso…

A companhia também manteve fortemente a iniciativa de oferecer cupons de descontos aos clientes durante os três primeiros meses do ano. 

Ou seja, a B2W investiu pesado para crescer no mercado sem dar o foco total em apenas lucrar, o que realmente foi uma estratégia um tanto ousada…

E há, de fato, a necessidade de a B2W dar mais atenção à rentabilidade. Mas também não dá para ignorar a jogada de mestre da companhia em ter anunciado há algumas semanas a fusão com as Lojas Americanas…

A americanas s.a. é o Futuro

Sim, a união entre B2W e Lojas Americanas resultou na americanas s.a., como explicamos na matéria: Americanas e B2W: Entenda Como União Pode Movimentar o Mercado.

E um dos pontos de destaque nesse novo contexto é que a americanas s.a. será listada na bolsa americana e isso, consequentemente, vai gerar inúmeras vantagens para os negócios, inclusive no que diz respeito às questões levantadas sobre o 1º trimestre da varejista.

Assim, é possível dizer que a união entre as duas empresas nunca fez tanto sentido, principalmente neste momento em que o Ecommerce tem registrado resultados avassaladores

Para você ter uma ideia, o valor movimentado pelo setor no ano passado foi de R$ 87,4 bilhões. Em números de pedidos, a alta foi de 30%, totalizando 194 milhões – de acordo com dados do relatório Webshoppers 43

E, em meio a essa nova fase, é nítida a possibilidade da companhia competir de igual para igual com as suas concorrentes diretas, como Magalu e Mercado Livre

Inclusive, está nos planos da americanas s.a. fazer novas aquisições, o que é algo bem animador nesse sentido…

Junto com o anúncio da fusão, também foi divulgado que a americanas s.a. celebrou um acordo com a BR Distribuidora, que vai operar nas lojas nos postos de combustíveis. Recentemente, também houve a aquisição de 70% das ações do Grupo Uni.co, dono das marcas Puket, Imaginarium, MinD e Lovebrands.

Sendo assim, é verdade que o prejuízo do 1º trimestre da B2W foi um tanto preocupante. Mas, ao que tudo indica, a varejista está focada em seu crescimento, sabe exatamente o que está fazendo e conta com as novas mudanças para levá-la justamente ao topo do mercado…

Agora, é esperar para ver como será o desempenho da companhia no 2º trimestre. Isto é, se vai dar para reverter o prejuízo obtido nos meses anteriores ou se a B2W vai continuar focada na estratégia de ganhar ainda mais mercado.

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago