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Plano de Negócios: o que é e Como Fazer o do seu Ecommerce?

Quem pensa em estruturar o próprio negócio certamente já ouviu falar na importância do plano de negócios. Principalmente porque, ao começar um empreendimento, é comum as pessoas não fazerem um planejamento adequado e atrasar ainda mais a evolução do negócio que está se formando… E é justamente neste ponto que o plano de negócios é crucial. 

Contudo, está enganado quem pensa que ter um plano de negócio consistente é só para quem está começando…

Se você já empreende e sente a necessidade de estruturar melhor a sua empresa, este artigo também é para você. Acompanhe os próximos tópicos!

(Imagem: Feepik)

O que é um Plano de negócios?

O plano de negócios é uma forma de você colocar no papel tudo o que diz respeito ao seu negócio. É um documento em que será preciso informar os objetivos, e as metas que serão traçadas para alcançá-los etc. 

Resumindo? É um planejamento em que você vai estabelecer os pontos cruciais para o crescimento do seu negócio, passando por questões estratégicas, financeiras, operacionais e mercadológicas…

Lembrando sempre de também ressaltar as possíveis dificuldades ou erros que possam acontecer pelo caminho. A ideia com o plano de negócios é justamente saber como evitá-los

E outro ponto importante: um plano de negócios não consiste em ideias soltas. Pelo contrário, é preciso ter uma boa visão e análise de mercado para reunir as informações da sua empresa na hora de pensar em como montar um plano de negócios. 

Qual a Importância de um Plano de Negócio?

Ninguém começa um empreendimento pensando que ele não dará certo, não é mesmo? O plano de negócio é importante justamente por isso: ele norteia o empresário a estruturar uma empresa para atingir o sucesso. 

Mas não só isso…

O plano de negócio não é só para os iniciantes, mas também serve para quem está buscando ampliar o seu empreendimento

Por exemplo:

Imagine quem é chamado para participar de uma palestra. A pessoa não vai chegar ao evento, falar o que vier à mente e pronto. Há um estudo prévio, um planejamento sobre o que vai ser dito, levando em consideração o objetivo da palestra, quem ele quer atingir etc.

Por isso, quando o assunto é a importância do plano de negócios, saiba que é uma ferramenta para se ter uma noção de como a sua empresa vai funcionar e se encaixar dentro do mercado

Ou seja, com o método, você vai conseguir ponderar a respeito do que é necessário para que a empresa funcione plenamente, vai fazer planos e, claro, descobrir como pôr tudo isso em prática. 

Como Fazer um Plano de Negócios (Passo a Passo)

1. Faça um Sumário Executivo

O sumário executivo é o primeiro passo para a construção do plano de negócios da sua empresa. É nesta etapa que você vai fazer um resumo das informações mais importantes sobre o seu negócio, como:

  • Público-alvo;
  • Missão da sua empresa;
  • Definição do diferencial do seu negócio em meio ao mercado;
  • Produtos e/ou serviços oferecidos;
  • Loja virtual (própria ou em marketplaces) e localização da loja física (se for o caso);
  • Quantia do investimento total;
  • Forma jurídica;
  • Tributação.

Assim, escreva todas essas informações de forma clara e objetiva. Outra boa dica é deixar para fazer o sumário executivo apenas ao final do planejamento, já que é apenas um resumo, você pode ter mais clareza ao final de todo o processo. 

2. Analise o Mercado para fazer o Plano de Negócios

Neste parte de análise de mercado, você vai precisar pensar em 3 pontos importantes:

Quem são os seus Clientes (Público-alvo e Persona)

Não existem negócios sem compradores, certo? Por isso, você deve dedicar um tempinho para definir a sua persona. E a persona nada mais é do que representação fictícia do seu cliente…

Ou seja: algo valioso para compreender melhor como funciona o comportamento dos seus consumidores e assim direcionar as suas estratégias de vendas para impactá-los.

Sobre isso, inclusive, indicamos a leitura do artigo: Dicas para Definir sua Persona. Nele, você vai aprender todos os passos para definir da maneira correta a persona do seu negócio. 

Pesquise os Concorrentes

É importante que você saiba como a concorrência está oferecendo os mesmos produtos e serviços que você. É isso que vai te ajudar a até mesmo definir como a sua empresa vai se destacar no mercado em geral.

Além disso, ter uma visão ampla das ações dos concorrentes vai permitir que você saiba quais estratégias estão dando certo ou quais podem ser deixadas de lado ou ajustadas, caso você também as utilize…

Por isso, não deixe de avaliar questões como os preços, o atendimento, as condições de pagamento, a qualidade dos produtos e outros pontos cruciais ofertados pelos seus concorrentes!   

Conheça bem os Fornecedores

Ninguém vende plenamente sem bons fornecedores. E não basta só saber quem são eles e entrar em contato de vez em quando… Uma dica de ouro é você construir uma boa relação com os seus fornecedores

Mas não só isso…

Pense em ter não apenas um bom fornecedor, mas sim dois, três ou mais. Pense assim: caso o produto que você comercialize estiver em falta em um fornecedor, você pode contar com outro fornecedor de confiança e não deixar os seus clientes na mão. 

3. Estabeleça um Plano de Marketing

É neste planejamento que você vai escrever tudo sobre os produtos que vai vender, além de quais estratégias de venda vai aplicar e como será a divulgação desses itens.

Um ponto importante é que, quando falamos em marketing nas vendas via Ecommerce, estamos nos referindo mais precisamente ao marketing digital, conhecimento indispensável para atrair e converter mais clientes para a sua loja

O fato é que não adianta muito ter um site impecável, mas sem um bom fluxo de visitantes, certo? E é por isso que o marketing digital é tão importante nesse sentido, pois são as suas estratégias que vão te ajudar a chamar a atenção de pessoas realmente interessadas nos seus produtos

E não esqueça do poder de vendas das redes sociais para isso acontecer, ok? Facebook e Instagram são hoje poderosos aliados na hora de alavancar as vendas e, por isso, não podem ficar de fora do seu plano de negócios. 

4. Define um Plano Operacional

O plano operacional é para estabelecer como o será o funcionamento do seu empreendimento. Para isso, você vai precisar pensar onde será o estoque, a localização na unidade física (se for o caso) e várias outras questões desse tipo… 

Também é importante que você estime a capacidade de produção, quantidade adequada de mercadoria que pretende vender em um determinado período e se precisará de funcionários para suprir a demanda de solicitações pelos seus produtos.

Lembre-se sempre de considerar o tempo necessário para todo o processo de venda, desde a disponibilidade do produto até a entrega na casa do cliente. 

5. Plano Financeiro

Agora vamos à última etapa do seu plano de negócios! Não dá para pensar em ter ou ampliar o seu empreendimento sem considerar as questões financeiras, não é mesmo?

Vai ser no plano financeiro que você vai inseir todos os itens que envolvam dinheiro, como gastos com o produto em si, plataforma, embalagens, custos ligados à logística de entrega, salários dos funcionários…

Fora o prognóstico ligado aos lucros, orgamento para ações de marjeting digital, capital de giro necessário etc. 

Feito isto, você conseguirá ter uma visão mais ampla e segura de qual será o investimento total do seu negócio. 

O Foco é ter um Plano de Negócios Eficiente

Agora que você já conheceu todas as etapas cruciais de um bom plano de negócios, faça-o de forma clara e objetiva possível. Isso vai te ajudar a focar nas informações que realmente importam. E mais do que isso…

Depois de concluído, analise o seu plano de negócios, veja se está falatando alguma informação relevante que pode fazer a diferença no planejamento como um todo. 

Uma boa sugestão também é avaliar diferentes cenários. Isto é, analse possíveis contextos em que a sua empresa pode não ir tão bem quanto o esperado ou, ao contrário, momentos de pleno crescimento… 

Feito tuso isso, você já está bem encaminhado para alavancar o seu empreendimento o quanto antes!

Empreender não é tarefa fácil às vezes. Na verdade, envolve uma série de riscos. Mas o bom disso tudo é que dá para empreender da maneira certa, com um bom planejamento e investindo sempre na evolução do seu negócio.   

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Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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