Cada vez mais jovens brasileiros decidem empreender. O sonho de conquistar o mercado já move mais de 50 milhões de pessoas no país. Confira o que a pesquisa do Sebrae identificou sobre os jovens empreendedores:
Segundo a pesquisa GEM 2017, do Sebrae/IBQP, o número de jovens empreendedores donos de negócios em estágio inicial no país cresceu de 50% para 57%, quando comparado a 2017. O estudo considera ‘jovens’, as pessoas que tem entre 18 e 34 anos. Em números gerais, isso significa que o Brasil tem mais de 15,5 milhões de jovens que estão entre a fase de pesquisa de mercado out em uma empresa há menos de 3 anos e meio.
Entre os jovens empreendedores, a faixa etária entre 25 e 34 anos é a mais ativa na criação de novos negócios. Quase um terço dos brasileiros nessa idade tem ou estão criando seu próprio negócio. Os mais novos, entre 18 e 24 anos, também apresentam números expressivos: 20,3% estão envolvidos com empreendedorismo.
Segundo o fundador do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, o cenário nacional é propício para jovens empreendedores:
“Empreender é uma forma de ascensão social, de mudança de vida. Com a recuperação da economia, agora é a hora certa para tirar suas ideias de papel e ter um negócio de sucesso”
O estudo apurou que a taxa total de empreendedorismo (TTE) no Brasil foi de 36,4%. Ou seja, de cada 100 adultos (entre 18 e 64 anos), 36 conduzem alguma atividade empreendedora. Isso inclui quem está abrindo seu próprio negócio e os que já trabalham por conta própria. Ou seja, o contingente de empreendedores no Brasil chega a quase 50 milhões de pessoas. Confira outros dados interessantes:
Ao contrário do que alguns acreditam, não é necessário curso superior para se tornar um empreendedor. Inclusive, no Brasil, quase 24% dos empreendedores tem apenas o ensino fundamental completo. Os que têm ensino superior representam cerca de 14%
Outro dado importante é que também cresceu o número de empreendedores que decidiu começar um negócio por oportunidade, ao invés de tentar iniciar por necessidade. A porcentagem subiu de 57% para 59%. Assista ao vídeo e entenda por quê isso é importante:
O mercado de Ecommerce segue em crescimento constante, atraindo milhares de empreendedores. A previsão é que o setor fature R$77,5 bilhões até o fim de 2018. Em relação ao ano passado, isso representa um crescimento de 20,9%. Começar um negócio no ambiente virtual é muito mais fácil e mais barato, pois os custos fixos são bem menores.
Você também tem vontade de empreender? Assista essa aula grátis e comece seu negócio do zero!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…