Sem categoria

Assaí Atacadista Compra Lojas Extra Hiper do Grupo Pão de Açúcar

O Assaí Atacadista anunciou o acordo de compra de 71 lojas Extra Hiper do Grupo Pão de Açúcar. Essa é uma medida que impulsiona o aumento das lojas do Assaí, que pretende ultrapassar a meta de 300 unidades em 2023.

O acordo de compra inclui as lojas Extra Hiper em imóveis próprios e locados de terceiros. Há também a possibilidade do Assaí adquirir determinados equipamentos das lojas. Veja os detalhes da aquisição nos próximos tópicos…

(Imagem: GPA/Divulgação)

Bandeira do Extra Hiper Será Descontinuada Pelo GPA

De acordo com o fato relevante publicado pelo Assaí nesta sexta-feira (15), a aquisição custou R$ 5,2 bilhões. Segundo o GPA, R$ 1,2 bilhões são referentes ao valor dos imóveis e R$ 4 bilhões correspondem às lojas, que serão pagos ao GPA de forma parcelada entre o período de dezembro de 2021 e janeiro de 2024.

Em paralelo a isso, o GPA vendeu 17 imóveis próprios pelo valor de R$ 1,2 bilhão ao Assaí, que fechou acordo com um fundo imobiliário para a locação dos espaços adquiridos por 20 anos.

Na prática, a bandeira de hipermercados do Extra será extinta e as unidades que não estão envolvidas no acordo serão transformadas em outros formatos de supermercados como Pão de Açúcar e Mercado Extra.

Vale destacar ainda que as 71 lojas Extra Hiper que serão convertidas em Assaí Atacadista estão presentes em 16 estados do Brasil e cerca de 50% das unidades estão localizadas no estado de São Paulo…

Ou seja, serão mais de 420 mil m² de área de vendas adicionados ao atacadista, tamanho esse que representa mais de 40,8% da área atual, calculada em setembro deste ano. 

No entanto, a mudança da bandeira das lojas vai acontecer de forma gradual. Segundo o comunicado, o plano do Assaí é realizar a conversão de, em média, 40 lojas em 2022 e mais 30 em 2023

O Assaí também informou à imprensa que o modelo de expansão orgânica e as conversões de lojas são recorrentes nas suas operações de negócio. Em números, mais de 150 lojas foram abertas nos últimos 10 anos e 25 conversões foram feitas desde 2016.

Nesse sentido, o atacadista tem alcançado resultados significativos, tendo em vista as recentes conversões. Ainda de acordo com o comunicado, o faturamento da venda bruta por safra de conversão das lojas convertidas é 3 vezes superior ao acumulado do total pré-conversão.

(Imagem: Assaí Atacadista)

Até o momento, a receita bruta das lojas é de R$ 8,71 bi. O atacadista estipula alcançar a meta de R$ 25,0 bi com base na conversão anterior de lojas feita pela companhia. Assim, a empresa estabelece o objetivo de faturar R$ 100 bilhões em 2024.

Diante desse cenário, o Assaí tem o propósito de assumir o posto de liderança do setor atacadista no Brasil, também conhecido como Cash & Carry. Assim, é notável que a transação beneficia ambas as partes justamente pelos objetivos divergentes de cada companhia…

Pão de Açúcar Segue Investindo nas Operações de Ecommerce

O Grupo Pão de Açúcar também publicou um fato relevante nesta sexta-feira (15) sobre a venda das lojas Extra Hiper. Segundo o comunicado, o foco da varejista está em acelerar o plano de expansão com ênfase em:

  • Bandeiras de maior rentabilidade e performance: como Premium Pão de Açúcar, Minuto e Mercado Extra;
  • Liderança do Ecommerce alimentar com foco na experiência omnichannel a consumidores e sellers;
  • Melhoria da margem EBITDA & LL.

De acordo com Jorge Faiçal, presidente do GPA, o acordo de compra com o Assaí pode impulsionar o crescimento da varejista:

A transação representa uma oportunidade única de intensificar o foco e a aceleração da expansão dos negócios de maior rentabilidade da companhia por meio dos segmentos premium e de proximidade, com as bandeiras Pão de Açúcar, Minuto e Mercado Extra, além de reforçar a posição de liderança do GPA no varejo e e-commerce alimentar no País“, afirma o executivo.

É válido ressaltar que no balanço do 2º trimestre, o GPA teve uma queda de 95,9% no lucro líquido e, ao mesmo tempo, bateu recorde de vendas online. Nesse contexto, o Pão de Açúcar toma uma decisão estratégica em continuar os investimentos nas operações de Ecommerce

Inclusive, em setembro deste ano, a varejista anunciou plataforma fulfillment de logística com recursos inéditos aos vendedores parceiros do marketplace. Assim, o Grupo Pão de Açúcar abandona o setor de hipermercado em um momento em que aparenta ser mais oportuno apostar nas vendas online e em ser líder no Ecommerce alimentar.

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago