Última atualização em 23 de novembro de 2021 por Ana Júlia Parreira
A Americanas S.A integrou 100 novos veículos elétricos recentemente com o objetivo de expandir sua frota ecoeficiente para mais 5 estados brasileiros e o Distrito Federal…
Agora, além de Rio de Janeiro e São Paulo, clientes e lojistas das cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Gravataí (RS), Fortaleza (CE) e Recife (PE) vão poder contar com entregas feitas por esses veículos de last mile.
Com o investimento, a Americanas reforça a meta de encerrar 2021 com um total de 500 veículos ecologicamente corretos em sua malha logística. Os utilitários são 100% elétricos e têm capacidade para transportar 650 kg de carga útil. Além disso, entre os tipos de veículos que já compõem a frota da empresa, estão tuc-tucs elétricos, bicicletas convencionais e elétricas.
Iniciativa Faz Parte do Compromisso de ESG da Americanas
A Americanas tem um projeto de ESG (Environmental, social and corporate governance), sigla que em português significa Ambiental, Social e Governança, com foco em amenizar as consequências das mudanças climáticas. Diante disso, a varejista vem investindo em iniciativas para gerar menos impacto ao meio ambiente em suas operações, principalmente na parte da logística.
Basicamente, as metas da companhia são de ter 10% do total de entregas ecoeficientes em 2021 e eliminar as emissões de carbono de toda a empresa até 2025.
Para isso, além dos carros elétricos, a Americanas também vem investindo no uso de caminhões movidos a biometano e GNV. Inclusive, foi a primeira companhia do país a apostar nesse tipo de veículo, que é capaz de transportar até 23 toneladas de carga. Vale mencionar o anúncio sobre de usar 100% de energias renováveis em suas lojas físicas até 2030.
Diante disso, fica claro que os investimentos realizados pela Americanas S.A são essenciais na busca por maior sustentabilidade nas atividades do varejo hoje, além de otimizarem a gestão logística…
As ações com um viés ecológico demonstram conscientização da companhia em relação às questões ambientais. Fator de grande relevância em meio ao crescimento avassalador do Ecommerce nos últimos meses. Aliás, com a alta do setor, é de responsabilidade das empresas do varejo olharem com atenção para medidas que preservem o ecossistema…
Nesse sentido, outras grandes companhias como o Mercado Livre e a Via também apostaram na adoção de veículos sustentáveis. A companhia argentina anunciou a utilização de mais de 70 carros elétricos em sua logística, sendo 51 deles destinados apenas ao Brasil e a Via também apostou em veículos elétricos para realizar entregas.
Logo, fica claro que as varejistas não estão apenas preocupadas com faturamento nas vendas, mas também estão buscando investimento em medidas mais sustentáveis em suas operações.