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Americanas e B2W: Entenda Como a União Pode Movimentar o Mercado

Pouco tempo após anunciar ao mercado uma possível fusão, Americanas e a B2W acabam de confirmar a união de suas operações. Agora, ambas são uma só e levam o nome de americanas s.a. (com letras minúsculas mesmo). 

A fusão já foi devidamente aprovada pelos conselhos de administração das duas empresas e ainda será votada em assembleias gerais extraordinárias em 10 de junho…

Assim, a notícia não pegou totalmente o mercado de surpresa, afinal de contas, já existiam discussões sobre o assunto. Mas algo que não pode deixar de ser ressaltado nesse cenário é o potencial que essa união tem para movimentar fortemente o mercado de varejo no geral

Acompanhe os próximos tópicos para entender todos os detalhes da união entre Americanas e B2W…

(Imagem:  EXAME/Exame)

Operação da União Vai Acontecer em Duas Etapas

As companhias informaram que a fusão não acontecerá de uma vez só…

A primeira etapa abrange a integração e combinação das operações em si. Isto é, com os ativos operacionais das Lojas Americanas sendo incorporados pela B2W Digital, dona do Americanas.com, Submarino e Shoptime.

É este processo que define de fato a criação da nova empresa. Ao todo, a americanas s.a. 

terá a integração em uma única plataforma da totalidade dos negócios físico, digital e da fintech.

Assim, pensando na Bolsa de Valores do Brasil, o processo ficará da seguinte forma:

  • americanas s.a. será listada no Novo Mercado –  maior nível de governança da B3;
  • Lojas Americanas segue listada no Nível 1, de maneira transitória, como um “veículo de investimento” com a participação da nova companhia.

Em comunicado divulgado ao mercado, as empresas informam que esta fase acontece em cerca de 40 dias e ressaltam:

“Essa etapa tem o objetivo de maximizar a experiência do cliente, continuar a missão de criação de valor no longo prazo e criação de um motor de M&A (fusões e aquisições) ainda mais poderoso”, afirmam.

Contudo, uma segunda e poderosa etapa também está por vir…

Na próxima fase , a americanas s.a. pretende ser listada nos Estados Unidos, através da criação da americanas inc. Segundo o comunicado, o objetivo é elevar a história de investimento da companhia para um patamar global. E a estimativa é que esta etapa dure menos de 1 ano…

Mas Por Que a Lojas Americanas e a B2W Digital se Uniram?

É possível dizer que para as empresas ganharem mais força no mercado, a união é o que faria mais sentido… 

Para quem não sabe, a Americanas já detinha 62% do capital da B2W, que, por sua vez, era o dono do site Americanas.com – e também do Submarino e Shoptime, como dito anteriormente.

Juntas, as empresas hoje possuem uma rede de cerca de 1.700 lojas físicas em 750 cidades do Brasil e um marketplace com mais de 87 mil sellers

Com isso, a agora americanas s.a. acredita que a experiência de compra dos clientes ficará muito melhor e ágil, além de ser uma oportunidade única para a evolução dos negócios:

“A nova companhia será mais poderosa e mais valiosa do que a combinação das partes, pois representará o resultado de uma soma contínua, um novo ecossistema totalmente integrado para gerar valor, com base em cinco pilares: efeito de rede, tecnologia proprietária, economia de escala, marca reconhecida, e uma plataforma de M&A ainda mais forte”, afirmam.

Diante disso, a americanas s.a. nasce em meio a 34 mil associados e mais de 90 milhões de clientes cadastrados – destes, 46 milhões são ativos -, além de um marketplace, como já mencionamos, uma fintech que tem mais de 19 milhões de downloads e que é aceita em 3 milhões de negócios, e uma plataforma de logística e fulfillment. 

Sendo assim, fica claro que este foi mais um movimento de ambas companhias para crescerem cada vez mais no mercado e, certamente, buscarem ultrapassar outras gigantes do setor, como Mercado Livre e Magazine Luiza

O que Pode Estar Por Vir para americanas s.a. e o Varejo em Geral

A relevância e poder da Americanas no varejo não é novidade para ninguém. A empresa simplesmente tem lojas espalhadas por todo o país e, querendo ou não, é amplamente popular entre os consumidores brasileiros…

A mesma coisa em relação à B2W Digital. A companhia tem uma forte presença no ambiente online há um bom tempo, tanto que é dona do Americanas.com, Submarino e Shoptime – empresas de grande relevância no âmbito nacional. 

De alguma forma, é possível dizer que a união entre as duas empresas nunca fez tanto sentido, principalmente neste momento em que o Ecommerce tem registrado resultados avassaladores

Para você ter uma ideia, o valor movimentado pelo setor no ano passado foi de R$ 87,4 bilhões. Em números de pedidos, a alta foi de 30%, totalizando 194 milhões – de acordo com dados do relatório Webshoppers 43.  

Por isso, ter duas empresas com certa ligação atuando separadamente – com mercados e focos distintos – talvez não fosse a melhor estratégia para ambas crescerem no mercado. Na prática, com duas gestões diferentes, poderia ficar mais difícil ultrapassar os líderes do varejo hoje, como a Magalu e o marketplace argentino, Mercado Livre

Isto é: a americanas s.a. agora vai poder focar de forma mais direta na união entre vendas digitais e físicas

E, em meio a essa nova fase, não há como ignorar a forte possibilidade da companhia competir de igual para igual com as suas concorrentes diretas. E mais do que isso…

Está nos planos da nova empresa fazer novas aquisições, algo que a companhia de Luiza Trajano já é bem conhecida no mercado. Inclusive, juntamente com a notícia da fusão, a americanas s.a. celebrou um acordo com a BR Distribuidora, que vai operar nas lojas nos postos de combustíveis…

Recentemente, também informou a aquisição de 70% das ações do Grupo Uni.co, dono das marcas Puket, Imaginarium, MinD e Lovebrands.

Ou seja: vai ser uma verdadeira disputa vai ser de gigantes…

Com todo o crescimento absurdo do Ecommerce nos últimos meses, a busca por uma maior fatia deste mercado promete ser cada vez mais intensa. E vai ser preciso ficar de olho no que as outras varejistas envolvidas vão fazer a respeito desse avanço da americanas s.a. no mercado… Certamente mais ações, aquisições e novidades virão por aí. 

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Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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Maria Alice Medeiros

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