Última atualização em 12 de novembro de 2021 por
A Americanas divulgou recentemente o balanço trimestral referente aos meses de julho a setembro deste ano. O período foi marcado pelo GMV (Volume Bruto de Mercadorias), que atingiu R$ 12,9 bilhões no período, uma quantia R$ 2,5 bilhões superior ao mesmo período do ano passado.
No geral, as vendas totais cresceram 24% na comparação anual, em um cenário considerado desafiador para a Americanas. Ou seja, justamente quando a varejista ainda operava com restrições em 18,4% da área de venda das lojas devido à pandemia.
Receita Bruta Digital da Americanas Supera Faturamento de Lojas Físicas
De acordo com o documento divulgado pela Americanas, o Volume Bruto de Mercadorias de Parceiros também apresentou resultados positivos, de R$ 5,4 bilhões, com um aumento de +30,2% na comparação com o 3º trimestre de 2020.
O GMV Digital, que inclui GMV de Parceiros e Receita Bruta Digital, bateu a marca de R$ 9,9 bilhões no trimestre. Assim, apresentando um aumento de 30,1% na comparação com o mesmo trimestre de 2020.
Além disso, a receita bruta das lojas físicas cresceu 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado, registrando R$ R$ 2,9 bilhões, com alta de 0,6% nas vendas em mesmas lojas. Enquanto o acumulado do digital sobressaiu e alcançou R$ 4,5 bilhões, com uma alta de 29,9% contra o 3º trimestre de 2020.
Assim, a receita bruta total da Americanas atingiu R$ 7,4 bilhões, com um crescimento anual de 19,6%. E a receita líquida disparou 21,5% em relação ao mesmo trimestre de 2019, totalizando R$ 6,28 bilhões…
Enquanto o lucro líquido registrou R$ 240,6 bilhões, com uma ampliação expressiva de 568,3% contra o mesmo período do ano passado. Já o EBITDA ajustado aumentou 0,1%, quando comparado ao 3º trimestre de 2020, registrando R$ 743 bilhões.
No que diz respeito às despesas com vendas, gerais e administrativas, houve um aumento de 24,4% na comparação anual, chegando a R$ 1,6 bilhões.
Por fim, a Americanas aponta que as entregas em até 3 horas feitas no 3º trimestre deste ano corresponderam a 15% do total dos pedidos. Por outro lado, as entregas em até 24h equivaleram a 52% do volume de entregas realizadas, incluindo os produtos 1P e 3P.
O fulfillment também apresentou uma alta, de 3,6 p.p., na comparação com o mesmo trimestre de 2020. Logo, em um período em que a companhia abriu um centro de distribuição no Paraná e lançou a Agência Americanas Entrega especializada em drop-off, que terá 800 pontos de coleta de itens dos sellers até o final do ano.
Plataforma de Pagamentos Ame Ultrapassa 25 Milhões de Downloads
A Ame, fintech que integra o ecossistema da Lojas Americanas, atingiu um Volume Total de Pagamentos de R$ 22 milhões nos últimos 12 meses, totalizando 25 milhões de downloads até o fim do 3º trimestre.
Segundo a companhia, a solução tem evoluído para ser uma frente de monetização da Americanas S.A. atuando em engajamento, plataforma e crédito. Em paralelo a isso, é válido lembrar que a Americanas tem feito diversas aquisições ao longo dos últimos anos, que também impulsionam os resultados financeiros…
Em números, 10 desses acordos aconteceram entre 2020 e 2021, como a compra da rede especializada em alimentos frescos Hortifruti Natural da Terra (HNT) e da plataforma digital para leitores Skoob.
Outra mudança relevante que aconteceu recentemente referente à Americanas foi a proposta de simplificação da estrutura societária que consolida as bases acionárias de LAME3, LAME4 e AMER3 no Novo Mercado B3.
Diante disso, é notável que a Americanas está focada em elevar a recorrência de compras. E, principalmente, aprimorar a experiência dos consumidores, para que encontrem tudo o que precisam a qualquer instante e lugar. Ou seja, algo que há fortes chances de acontecer tendo em vista a capilaridade da varejista e a inauguração de novos CDs no país.