Americanas Alcança GMV de R$ 12,9 Bilhões no 3º Tri

Última atualização em 12 de novembro de 2021 por

A Americanas divulgou recentemente o balanço trimestral referente aos meses de julho a setembro deste ano. O período foi marcado pelo GMV (Volume Bruto de Mercadorias), que atingiu R$ 12,9 bilhões no período, uma quantia R$ 2,5 bilhões superior ao mesmo período do ano passado.

No geral, as vendas totais cresceram 24% na comparação anual, em um cenário considerado desafiador para a Americanas. Ou seja, justamente quando a varejista ainda operava com restrições em 18,4% da área de venda das lojas devido à pandemia. 

americanas
(Imagem: Divulgação)

Receita Bruta Digital da Americanas Supera Faturamento de Lojas Físicas 

De acordo com o documento divulgado pela Americanas, o Volume Bruto de Mercadorias de Parceiros também apresentou resultados positivos, de R$ 5,4 bilhões, com um aumento de +30,2% na comparação com o 3º trimestre de 2020.

O GMV Digital, que inclui GMV de Parceiros e Receita Bruta Digital, bateu a marca de R$ 9,9 bilhões no trimestre. Assim, apresentando um aumento de 30,1% na comparação com o mesmo trimestre de 2020. 

Além disso, a receita bruta das lojas físicas cresceu 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado, registrando R$ R$ 2,9 bilhões, com alta de 0,6% nas vendas em mesmas lojas. Enquanto o acumulado do digital sobressaiu e alcançou R$ 4,5 bilhões, com uma alta de 29,9% contra o 3º trimestre de 2020. 

Assim, a receita bruta total da Americanas atingiu R$ 7,4 bilhões, com um crescimento anual de 19,6%. E a receita líquida disparou 21,5% em relação ao mesmo trimestre de 2019, totalizando R$ 6,28 bilhões… 

Enquanto o lucro líquido registrou R$ 240,6 bilhões, com uma ampliação expressiva de 568,3% contra o mesmo período do ano passado. Já o EBITDA ajustado aumentou 0,1%, quando comparado ao 3º trimestre de 2020, registrando R$ 743 bilhões

No que diz respeito às despesas com vendas, gerais e administrativas, houve um aumento de 24,4% na comparação anual, chegando a R$ 1,6 bilhões

Por fim, a Americanas aponta que as entregas em até 3 horas feitas no 3º trimestre deste ano corresponderam a 15% do total dos pedidos. Por outro lado, as entregas em até 24h equivaleram a 52% do volume de entregas realizadas, incluindo os produtos 1P e 3P.  

O fulfillment também apresentou uma alta, de 3,6 p.p., na comparação com o mesmo trimestre de 2020. Logo, em um período em que a companhia abriu um centro de distribuição no Paraná e lançou a Agência Americanas Entrega especializada em drop-off, que terá 800 pontos de coleta de itens dos sellers até o final do ano.

Plataforma de Pagamentos Ame Ultrapassa 25 Milhões de Downloads

A Ame, fintech que integra o ecossistema da Lojas Americanas, atingiu um Volume Total de Pagamentos de R$ 22 milhões nos últimos 12 meses, totalizando 25 milhões de downloads até o fim do 3º trimestre. 

Segundo a companhia, a solução tem evoluído para ser uma frente de monetização da Americanas S.A. atuando em engajamento, plataforma e crédito. Em paralelo a isso, é válido lembrar que a Americanas tem feito diversas aquisições ao longo dos últimos anos, que também impulsionam os resultados financeiros… 

Em números, 10 desses acordos aconteceram entre 2020 e 2021, como a compra da rede especializada em alimentos frescos Hortifruti Natural da Terra (HNT) e da plataforma digital para leitores Skoob.

Outra mudança relevante que aconteceu recentemente referente à Americanas foi a proposta de simplificação da estrutura societária que consolida as bases acionárias de LAME3, LAME4 e AMER3 no Novo Mercado B3.

Diante disso, é notável que a Americanas está focada em elevar a recorrência de compras. E, principalmente, aprimorar a experiência dos consumidores, para que encontrem tudo o que precisam a qualquer instante e lugar. Ou seja, algo que há fortes chances de acontecer tendo em vista a capilaridade da varejista e a inauguração de novos CDs no país.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.