Última atualização em 16 de junho de 2021 por Maria Alice Medeiros
Hoje, o Pix representa a maioria das transações bancárias feitas no Brasil. E um dos principais reflexos desse cenário animador é justamente que o meio de pagamento instantâneo já está sendo integrado em uma boa parcela das empresas que atuam no Ecommerce.
É o que aponta um levantamento realizado pela GMattos, consultoria de Ecommerce e meios de pagamento…
Na prática, quase 1/3 dos lojistas – o que representa 32,2% – já oferecem essa modalidade de pagamento aos clientes.
PIX do Banco Central
A pesquisa contou com a análise de 59 companhias de peso, como Magazine Luiza, Amazon, Mercado Livre, Uber e outras, entre os dias 3 e 12 de maio deste ano.
Assim, a aceitação do PIX do Banco Central teve uma alta de 6,8 pontos percentuais, saltando de 25,4% para 32,2%, em um comparativo com uma pesquisa similar feita também pela GMattos em março.
Mas não só isso…
O estudo também mostrou que a aceitação do débito teve uma queda de menos 6,7 pontos percentuais, na comparação entre maio e março, caindo de 42,3% para 35,6%. E isso aconteceu principalmente no que diz respeito ao débito bandeira, já que o débito banco não mostrou uma variação significativa.
– Leia Mais: Conheça os Melhores Meios de Pagamento Online Para seu Ecommerce
Gastão Mattos, cofundador e gerente-geral da GMattos, afirmou em nota divulgada à imprensa que a proximidade entre os percentuais de elevação do PIX e de baixa do débito não deve ser considerado como uma coincidência…
Isso porque – desde as análises feitas em março – o PIX já apresentava efeito predatório em relação ao pagamento feito por débito, algo que chama a atenção, uma vez que, na época de seu lançamento, imaginava-se que o PIX tomaria o espaço do boleto no gosto dos consumidores…
Algo que não aconteceu. Segundo a pesquisa, o boleto bancário mantém o percentual de aceitação de 83% sinalizado em março.
Sendo assim, é justamente na comparação com o débito que os lojistas enxergam benefícios de utilizarem o PIX nos negócios. Pelo seguintes motivos:
- É um meio de pagamento cômodo e prático para os clientes;
- Tem ampla distribuição no Brasil (mais de 80 milhões de CPFs);
- Possui uma alta taxa de conversão (superior a 90%).
E mais: para as empresas, esse ganho na conversão do pagamento faz com que o PIX promova receitas 3 vezes maiores às geradas pelo cartão de débito.
Entretanto, ainda de acordo com o último levantamento da GMattos, vale ressaltar que o cartão de crédito, que tem aceitação de 98,3%, e o boleto, com 83%, são os meios de pagamento mais aceitos pelos negócios online…
Logo em seguida surgem as wallets (carteiras digitais), com 52,5%, que apresentaram uma leve oscilação negativa nesse comparativo entre maio e março – quando apresentaram 54,2% de aceitação.
– Leia Mais: Uso de Carteira Digital Cresce Entre os Brasileiros. Entenda!
Diante disso tudo, quem empreende no Ecommerce precisa ficar atento não só às modalidades tradicionais de pagamento, aquelas que os clientes já estão bem habituados a utilizar…
É preciso prestar bastante atenção à forte adesão que o PIX vem tendo ao longo desses últimos meses. E mais do que isso: também às atualizações do meio de pagamento instantâneo…
Atenção às Últimas Mudanças do PIX
Recentemente, o Banco Central anunciou que o PIX teria pagamento semelhante ao boleto bancário. É o PIX Cobrança, serviço que permite a configuração de informações além de valores, como juros e multas…
E, junto a essa notícia, o BC também afirmou que os bancos passariam a ser obrigados a oferecer recurso de agendamento, algo que era opcional até então.
Além disso, o PIX também começou a permitir a integração da lista de contatos do usuário ao Pix. Na prática, a ferramenta ajuda na identificação dos usuários que cadastraram o número de celular como chave Pix. E a verificação também funciona para os e-mails cadastrados na plataforma.
Ou seja, essas e outras iniciativas têm tudo para tornar o processo de compra e venda ainda mais prático. E tanto compradores quanto consumidores podem se beneficiar das novas funcionalidades, obviamente.
Principalmente porque o método de pagamento já faz um grande sucesso entre consumidores, como mencionado anteriormente. Afinal de contas, hoje o PIX representa a maioria das transações bancárias do país, o que engloba as compras feitas tanto em lojas físicas quanto as realizadas pela internet…
Portanto, é seguro dizer que hoje o Pix é tem sido ESSENCIAL no impulsionamento das vendas. E quem não está atento a isso simplesmente está desperdiçando excelentes oportunidades para vender ainda mais.
Leia também: iFood Libera Pix como Forma de Pagamento. Saiba Tudo!