Última atualização em 15 de setembro de 2021 por
A Americanas SA reconhece a importância de se manter competitiva no mercado, por isso, tem investido em soluções aos sellers do marketplace.
Pelo menos é o que Valmir Andrade, diretor executivo da Americanas SA, contou em entrevista ao Fórum Ecommerce Brasil 2021…
Durante o evento, o profissional também afirmou que a companhia não parou de ouvir os feedbacks dos vendedores para implementar ajustes na plataforma…
Americanas Reconhece que os Lojistas Têm Necessidades Diferentes
Desde o começo do ano, a equipe da Americanas SA tem feito diversas mudanças no marketplace, incluindo ações como:
- Cancelamento de pedidos;
- Política de frete grátis com benefícios aos lojistas;
- Regras de operação.
E o que motivou essas alterações é o fato de a companhia entender que cada lojista tem suas individualidades e necessidades específicas…
Diante disso, a Americanas age de forma estratégica identificando as dores dos sellers e, na prática, essas iniciativas têm gerado resultados muitos animadores.
Em relação aos projetos da companhia, Valmir Andrade ressalta que os lojistas precisam de uma atenção especial:
“Para se manter competitivo aos lojistas, a gente está sempre atento às necessidades que eles apresentam, criando assim uma conexão forte com eles e ouvindo os feedbacks. Sabemos que os lojistas se diferenciam no porte e na velocidade do atendimento. Por isso, precisamos dar a melhor experiência para cada um“, conta o executivo.
Como resultado das medidas, a empresa identificou aumento na taxa de conversão, redução em mais da metade do cancelamento das compras e ⅓ dos pedidos deixaram de ser atrasado.
De forma geral, esses resultados impactaram a quantidade de lojistas no marketplace da Americanas SA…
Volume de Sellers no Marketplace Disparou no Último Ano
No balanço do 2º trimestre, a Americanas viu a quantidade de sellers aumentar de 69,8 em junho de 2020 para 104,5 no mesmo período deste ano. Inclusive, 70% desses lojistas são micro e pequenas empresas, que recebem apoio por parte da companhia…
E a Americanas tem oferecido uma entrega mais rápida para aumentar a venda dos lojistas, que ainda têm acesso a crédito de adesão simples e fácil.
Mas não só isso…
O seller ainda tem acesso à Universidade B2W Marketplace para aprender sobre fluxo de caixa, Ecommerce, vendas e operação de pós-venda.
Vale lembrar que a Americanas SA desenvolveu uma plataforma de anúncios em 2016 para trazer maior visibilidade aos produtos dos vendedores e, consequentemente, disparar as vendas na plataforma…
Os vendedores que fazem uso desse serviço tiveram um crescimento de 32% no GNV na comparação anual. Sendo este um retorno significativo para um investimento baixo…
Sobre isso, Andrade ressalta que “os sellers que entram na plataforma estão tendo retorno e estão reinvestindo. E esse é um diferencial para impulsionar o crescimento do seu negócio“.
Americanas Aposta em Novas Tecnologia Para os Sellers
E, por último, o executivo enfatiza a importância dos investimentos em tecnologia por parte da Americanas SA:
“Identificamos a oportunidade de ampliar a potência da plataforma e fortalecer o time interno da Americanas SA para desenvolver os projetos para explorar cada vez mais a multicanalidade. Investimento forte em tecnologia é preciso.“, explica Andrade.
Para o futuro, a Americanas, que é pioneira em live commerce no Brasil, pretende também disponibilizar o serviço aos sellers do marketplace.
O diferencial das Lojas Americanas nesse sentido é a possibilidade do consumidor conhecer um determinado produto e já botar no carrinho. Ou seja, tudo na mesma tela. Ao contrário de outras empresas que apenas fazem uma demonstração dos itens…
De acordo com Andrade, “não há pessoa melhor para falar sobre seus produtos do que os próprios vendedores. E essa é uma excelente forma de trazer um maior volume de consumidores interessados nos seus itens“.
Sendo assim, a Americanas SA se mostra como uma opção a ser considerada pelos empreendedores que buscam um marketplace para começar ou ampliar ainda mais as suas vendas online. Seja pela quantidade de benefícios ofertados aos vendedores ou pelos investimentos que a companhia tem feito nesse sentido.