Via Varejo Tem Alta Exponencial nas Vendas de Natal. Veja!

Última atualização em 5 de janeiro de 2021 por Maria Alice Medeiros

Depois de uma Black Friday com resultados avassaladores, chegou a vez da Via Varejo anunciar uma forte alta em suas vendas feitas no Natal 2020. E, acredite, os resultados foram bem animadores…

Na prática, isso tudo só reforça o quanto a varejista não quer mais perder tempo na hora de reconquistar o seu lugar entre as melhores do mercado.

Isto é, a companhia está empenhada em conseguir os melhores resultados no Ecommerce! 

Ao longo deste artigo, vamos apresentar os números obtidos pelo grupo no Natal, e também explicar como estão sendo feitas as estratégias da Via Varejo para crescer ainda mais no mercado. Dá só uma olhada…

via-varejo
(Imagem: Alexandre Battibugli / EXAME)

Vendas de Natal da Via Varejo Crescem 

O Grupo Via Varejo, detentor de marcas como Casas Bahia, Ponto Frio e Extra,  acaba de anunciar em fato relevante uma alta em suas vendas realizadas no período do Natal. Isto é, de 19 a 25 de dezembro de 2020. 

De acordo com o documento, o crescimento nas vendas foi de 20,2% em um comparativo com o mesmo período de 2019.

Além disso, a Via Varejo deixa claro que atribui esse resultado positivo ao forte crescimento das vendas do Ecommerce do grupo, que tive uma alta de 125,5% ano a ano

(Imagem: Fato Relevante Via Varejo)

Ou seja: resultados bem correntes e que fazem sentido em meio à alta avassaladora de todo o setor de Ecommerce nos últimos meses…

Mas não só isso…

A varejista também ressaltou os bons resultados da iniciativa “me chama no Zap”, que conta com a atuação direta dos vendedores online…

Ao todo, a ação representou 24% das vendas online da Via Varejo nos dias do Natal. Enquanto no 3º trimestre, chegou a registrar uma participação de 16%. 

Sendo assim, esses excelentes resultados só refletem algo que já vem acontecendo com a varejista nos últimos meses: a retomada ao lugar entre as melhores do varejo… 

A verdade é que Via Varejo enfrentou sérios problemas há pouco tempo. Mas vou explicar isso em mais detalhes adiante…

Por ora, o que realmente chama a atenção nos resultados do Natal é que as estratégias da varejista para crescer no mercado parecem estar dando muito certo…

Via Varejo Não Para de Crescer

Já na Black Friday deu para perceber que a Via Varejo não está querendo perder tempo na hora de consolidar ainda mais as suas vendas online…

No evento, a varejista registrou R$ 3 bilhões em vendas (GMV), o que representou uma alta de 37% em relação ao mesmo período do ano passado, que atingiu a quantia de R$ 2,2 bilhões. 

E mais:

As vendas online tiveram aumento de 99%, representando uma participação de 62,4% nas vendas totais…

E seu marketplace teve uma alta de 125% ao longo do período. 

Mas não só isso…

No 3º trimestre de 2020, por exemplo, a Via Varejo informou um lucro líquido de R$ 590 milhões, conseguindo reverter um prejuízo de R$ 346 milhões apontados no mesmo período de 2019…

Ou seja, resultados bem animadores e que, com certeza, tiveram destaque entre as demais companhias do setor…

Entretanto, é importante frisar que nada disso foi à toa. A Via Varejo tem investido pesado em estratégias para ampliar seu alcance no mercado…

Rumo à Liderança

O fato é que após o período turbulento de 3 anos em que ficou à venda pelo grupo francês Casino, é seguro dizer que agora a Via Varejo está em um momento de retomada ao topo do mercado

E, para isso acontecer, muitas ações têm sido realizadas pelo grupo…

Só em 2020, a varejista comprou a AsapLog, empresa focada em fazer entregas para Ecommerce, além da Banci, que presta serviços de conta digital…

Além disso, também adquiriu a I9XP, startup especializada no desenvolvimento de tecnologias para Ecommerce…

Depois, a comprou uma cota de participação na Distrito, companhia que faz o gerenciamento de um hub de empresas de inovação. Ao todo, foram 16,67% das ações da Growth Partners Investimentos e Participações.

Fora todas as outras ações isoladas voltadas para as suas subsidiárias, como as Casas Bahia, por exemplo… 

Houve uma reformulação da marca,  além da criação de lojas ao “estilo Apple”, e uma mudança em seu mascote oficial, o Baianinho, que passou a ser o adoelscente CB.

Portanto, diante da alta nas vendas do Natal, fica bem claro que a Via Varejo está mantendo um padrão de crescimento

Mesmo tendo perdido espaço para outras varejistas nos últimos anos – a Magazine Luiza foi a que mais se beneficiou nesse sentido, diga-se de passagem -, a Via Varejo parece estar determinada a voltar ao topo do mercado. 

E isso, querendo ou não, é benéfico não só para o grupo em si, mas para seus clientes e, consequentemente, também para os vendedores de seu marketplace…

E o que esperar para o futuro?

Talvez mais aquisições, mais investimentos na expansão das vendas online…

O fato é que agora que a varejista se determinou a crescer novamente no varejo, muitas novas ações, disputa acirrada com outras varejistas e excelentes resultados podem estar por vir. 

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