Última atualização em 17 de setembro de 2019 por
Neste artigo, vou te contar como uma marca fundada há 56 anos, sem nenhuma experiência online, conseguiu se reinventar e inovar no mercado digital. A loja de lingerie Duloren, ao lançar sua nova linha Plus-Size e divulgá-la na internet, teve uma grande mudança nas vendas: o novo setor passou a representar metade do faturamento da loja virtual.
Mas claro, não foi da noite para o dia. Foi preciso das estratégias corretas para atingir esses resultados. Aqui, vou te mostrar quais foram os métodos e como você pode fazer o mesmo.
Fundada há 56 anos, muito antes do Ecommerce sequer existir, a Duloren é uma das principais referências de Lingerie no mercado brasileiro.
Porém, conforme o mundo muda e se atualiza, as marcas precisam inovar. Assim, em 2015, foi lançada a loja virtual com várias estratégias de marketing digital.
Uma dessas estratégias foi criar um perfil do Instagram que hoje tem alto engajamento e conta com mais de 333 mil seguidores.
Grande parte do sucesso da marca é consequência de uma visão que ela teve para crescer: focar e inovar na Moda Plus-Size.
São poucas marcas que se preocupam em entregar produtos de tamanhos maiores com boa qualidade. A Duloren não só faz isso como transformou toda a sua comunicação para agradar essa persona.
Quais foram as estratégias
Aqui, vou falar sobre cada estratégia usada pela marca que transformou em um caso de sucesso e mudou completamente o seu faturamento.
Comunicação assertiva
Pensando na persona que queria comprar as lingeries acima do 46, a Duloren trabalhou em cima de algumas dores e necessidades dessas mulheres.
É comum vermos no mercado os modelos Plus-Size serem bem simples, de cores claras e sem nenhum design, conhecidos como “modelo da vovó”.
A Duloren acabou com isso, criando produtos de várias cores, tecidos e cortes diferenciados.
Com um produto diferenciado em mãos, a marca precisava divulgar a mensagem para o público.
Para isso, apostaram em uma comunicação empoderada e igualitária. Sempre mostrado que todas as mulheres, de qualquer tamanho, podem e devem se sentir bem e bonitas.
Como aplicar no seu negócio
Pense sempre na sua persona e como deve ser a comunicação para ela.
Digamos que você venda materiais de papelaria online e que a sua persona é uma adolescente pré-vestibulanda. Como você falaria com ela?
Nos anúncios de remarketing, no email marketing, divulgação de ofertas… a forma que essas mensagens são transmitidas precisam ser criadas pensando que a sua persona vai se identificar e querem comprar de você.
Nós temos um artigo com várias dicas para definir a persona do seu negócio e assim, ter uma comunicação mais assertiva. Confira aqui: 7 Dicas para Definir a sua Persona
Redes Sociais
Como disse antes, o perfil no Instagram da marca tem mais de 333 mil seguidores. Para chegar a esse número, a Duloren aplicou algumas estratégias, como:
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Produção de conteúdo:
Principalmente nos Stories, é possível ver vários conteúdos diferenciados. Por exemplo: no perfil da marca, há uma pasta de Stories chamada “Como Usar”, com vários vídeos gravados por uma estilista mostrando como usar as lingeries da maneira certa e combinando com outras peças de roupa..
Como aplicar no seu negócio
Para produzir conteúdo, também é necessário ter em mente a persona e o que ela gostaria de ver nas redes sociais.
Também é preciso ser organizado. Escolha assuntos específicos para ser bem assertivo na comunicação e tenha objetivos claros. Sua postagem foi para atrair mais seguidores? Levá-los à loja? Gerar autoridade?
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Parcerias com influenciadores
A marca fechou parcerias com algumas blogueiras plus-size que tem um alto engajamento nas redes sociais, e assim, a cada postagem que elas fazem divulgado a Duloren, novos seguidores chegam no perfil da marca e tornam-se potenciais compradores.
Como aplicar no seu negócio
Os influenciadores digitais são ótimos para aumentar os resultados do seu perfil nas redes sociais. Faça uma pesquisa e veja quais são os mais vistos pela sua audiência.
Entre em contato, peça o mídia kit, veja se ele tem um engajamento verdadeiro e não comprado para fechar a parceria.
Leia mais: Passo a passo para fazer parcerias com influenciadores digitais
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Datas Sazonais
A marca utiliza sempre as redes sociais para lucrar nas datas sazonais.
O Instagram, principalmente, é bastante usado para divulgar ofertas e promoções, como dia dos namorados, orgulho LGBTQ+, ano novo, dia das mulheres e muito mais.
Como aplicar no seu negócio
O planejamento é essencial para lucrar com as datas sazonais. Prepare-se entre 5 a 3 meses antes para buscar desconto com os fornecedores.
Monte o estoque com os produtos que vendem bem com esses descontos e assim, quando chegar a data, poderá ter uma margem de lucro maior.
Além disso, aposte em um mix de produtos. Veja quais são os itens mais procurados nas datas especiais. Aproveite que os consumidores compram em maior quantidade nesta época para validar seu mix e transformar o seu negócio em um caso de sucesso.
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Instagram Shopping
O feed da Duloren funciona praticamente como um portfólio dos produtos encontrados na loja virtual. Para facilitar o processo de compra dos usuários, a marca não deixa de usar o Instagram Shopping, um recurso oferecido pela própria plataforma que permite a marcação dos itens com um link que direciona para a loja virtual.
Como aplicar no seu negócio
Para usar o Instagram Shopping no seu perfil você vai precisar:
- Ter um perfil comercial conectado a um catálogo no Facebook;
- Ter um E-commerce. O Instagram leva o comprador para o seu negócio onde os produtos são vendidos;
- Estar no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália ou Espanha.
Feito isso, a sua conta vai passar por um processo de revisão para ter a funcionalidade liberada. Geralmente, esse procedimento pode levar alguns dias.
Tendo o recurso aprovado você vai:
- Entrar na sua conta no Instagram;
- Clicar no ícone de Opções no canto superior direito (os três pontos);
- Nas Configurações, ir até Shopping e, em seguida, tocar em Continuar;
- Selecionar o catálogo de produtos que deseja usar e pronto!
Layout para Mobile
Quando se vende online, não tem como ignorar o mobile.
Hoje em dia, todo mundo tem um computador no bolso. Os smartphones vierem com esse propósito e todo brasileiro possui. Ou seja, é comum que o número de compras feitas pelo celular cresçam cada vez mais.
Segundo o levantamento da Retail Reimagined, da plataforma de pagamentos Adyen, descobriram que 70% da Geração Z (18 a 23 anos) e 78% da Geração Y (24 a 38 anos) realizam compras várias vezes pelo celular.
Se o seu negócio não está adaptado para a tela do mobile, certamente está perdendo oportunidades de ser um caso de sucesso fechar algumas compras.
Pensando nisso que a Duloren fez essa adaptação. Se você entrar no site da loja pelo celular, não terá nenhuma dificuldade ao navegar online.
É possível ver os produtos, selecionar as cores, fazer o pagamento e muito mais sem complicações.
Como aplicar no seu negócio
Para ter a sua loja mobile, é necessário ter um design responsivo que atenda as necessidade da tela do celular. Entre em contato com profissionais nas plataformas de freelance como 99frelas e Workana.
Seja um caso de sucesso
Podemos resumir e dizer que o caso de sucesso da Duloren ocorreu por ela focar na sua persona e por se adaptar ao mundo digital.
Afinal, quando nasceu, a internet nem sonhava em existir. E hoje, ao ficar online nas redes sociais e com sua loja virtual, gerou novos resultados que não poderiam ser alcançados sem o mercado digital.
Vender online é uma grande mudança e pode impactar o seu negócio. Principalmente se você tem o direcionamento certo.
E nós podemos te ajudar com isso.
O Bruno de Oliveira, empresário e mentor de E-commerce, gravou uma aula online e gratuita que mostra o método imbatível para vender no mercado digital.
São estratégias que ele usou nos próprios negócios e que mais de 13 mil alunos já aplicaram nas próprias empresas com resultados incríveis.
Saiba mais sobre a aula do Bruno e evolua o seu negócio de vez!
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