A má experiência de compra pode levar seu negócio à falência, seja uma loja física ou Ecommerce. E, de acordo com a pesquisa apresentada pela Retais Reimagined, isso é o que tem acontecido com o varejo físico ao redor do mundo. São 2,5 trilhões de reais em prejuízo no último ano devido à insatisfação da cliente.
A resposta negativa com relação à experiência física tem sido tamanha que os consumidores passam a optar pela compra online, em lojas virtuais. Assim, abre portas para o fortalecimento do Ecommerce.
Saiba aqui quais são as reclamações do consumidor na hora da compra e como pode usá-las a seu favor.
Uma das maiores reclamações sobre o varejo físico está relacionada às filas. Com a agilidade em que as coisas acontecem e as pessoas com cada vez mais pressa, não há mais espaço para ficar vários minutos em uma fila para garantir um produto.
Essa é uma das grandes vantagens no Ecommerce: você pode fazer compras da onde estiver sem ter que esperar por nada e nem ninguém.
Pode ser no ônibus, em casa, na rua… só precisa de um dispositivo conectado a internet e pronto. Sua compra foi feita.
Porém, a longa fila da loja física pode ser comparada com a velocidade da sua loja virtual…
Por isso, tome algumas medidas para melhorar a velocidade do seu site, como:
Geralmente, as imagens são os arquivos mais pesados do site. Você pode usar o Tiny PNG, uma plataforma que deixa as suas imagens menos pesadas.
A hospedagem é onde todos os seus arquivos ficam guardados. Por isso, você precisa escolher uma que saiba lidar com um número grande de arquivos e que carregue bem.
Nós recomendamos sempre a XTech e Loja Integrada, porém o OpenCart pode ser a melhor solução nessa questão. Ele foi criado para ser leve e rápido, ou seja, ele tem uma estrutura de lojas com sistema de cache de informações. Dessa forma, o carregamento da página fica muito mais rápido.
para saber como anda a velocidade da sua página, é possível testar sempre que quiser com ferramentas. A Page Speed Insights é uma plataforma do Google e gratuita que pode fazer isso.
Segundo a pesquisa, 7 em cada 10 consumidores já desistiram de uma compra em decorrência de um serviço ruim.
E este, infelizmente, também é um problema que pode afetar o Ecommerce.
Por exemplo: na internet, é comum o cliente ter mais dúvidas. Afinal, ele não consegue ver ao vivo, tocar e experimentar o seu produto.
O atendimento é justamente para ajudar o cliente a sentir mais confiança na compra.
Por isso, disponibilize vários canais para contato, como e-mail, redes sociais, chat no site… e responda todos o mais rápido possível.
Sua preocupação deve ser resolver os problemas dos consumidores antes de tudo. Ninguém entra em contato com você no meio digital se tudo correu do jeito certo. Ou seja: essa pessoa com certeza tem um problema e é sua responsabilidade ajudá-la.
Se o cliente perceber que você está sendo atencioso, ajuda a criar uma boa imagem da empresa na mente do consumidor. Assim, ele pode voltar a comprar da sua loja.
É comum entramos nas lojas depois de nos interessarmos por um produto na vitrine. Mas, também é comum ter a falta deste produto no estoque…
Isso é inevitável, porém, o grande erro ocorre quando no site consta que o item está na loja física mas na verdade não está.
Ou quando o cliente compra um produto online e só depois você descobre que já esgotou.
O sistema ERP ajuda justamente com isso. A sigla significa Enterprise Resource Planning (Sistema Integrado de Gestão Empresarial, em português).
É um software que ajuda a integrar vários fatores importantes do seu negócio como compras, contabilidade, estoque, finanças, fiscal e muito mais no mesmo lugar.
Ou seja, ao atualizar no sistema, dentro da sua loja física, que um produto esgotou, automaticamente o seu Ecommerce vai ser atualizado também.
Dessa forma menos riscos e erros acontecem e a gestão do seu negócio fica muito mais fácil para controlar.
O Tiny ERP, por exemplo, é um ERP Cloud com rápido cadastro e você pode testar gratuitamente por 30 dias.
Cerca de 70% dos brasileiros afirmaram já ter abandonado uma compra por não poder pagar como queriam.
Com o avanço da tecnologia e todas as novas formas de pagamentos, os consumidores estão cada vez mais exigentes na hora de pagar os produtos. Por isso, as lojas que tiverem menos meios e os mais antigos, vão se prejudicando.
No Ecommerce, já é bastante delicado para o consumidor informar os seus dados pessoais, principalmente se for de uma forma que ele não gosta.
Por isso, quanto mais meios de pagamento o seu negócio tiver, melhores são as chances das pessoas se sentirem mais confortáveis e não deixarem de comprar.
Leia mais: Meios de pagamento online: como vender e receber pela internet?
Para fazer muitas vendas, você precisa estar em todos os lugares. Ter um perfil da sua loja nas redes sociais é extremamente necessário.
Você pode vender em uma loja física, virtual, marketplace… não tem como ficar longe das pessoas.
E quando estiver conectado, precisa fazer isso da forma certa e assertiva. 73% dos brasileiros já desistiram de uma compra por não poderem fazê-la diretamente quando foram impactados.
Ao fazer campanhas online, é necessário fazer isso da melhor maneira possível. Use as plataformas de anúncios para realizar muitas vendas e tenha em mente essas dicas importantes:
Leia mais: Google AdWords ou Facebook Ads: qual a melhor plataforma de anúncios online?
Quanto mais erros acontecem, mais distante do sucesso você fica. Por isso, é importante estar sempre atualizado e poder evoluir o negócio.
E ainda tem muitos outros fatores que podem se tornar erros fatais… para aprender a desviar deles, você pode já pode se preparar antes mesmo deles aparecerem.
E eu vou te mostrar como fazer isso de uma forma muito simples e prática.
Assistindo a aula gratuita do Bruno de Oliveira, especialista e mentor em Ecommerce, você vai aprender a criar e manter um negócio de maneira certa.
Foram mais de 18 anos de experiência para o Bruno adquirir todo esse conhecimento sobre o Mercado Digital e Físico. Hoje, ele passa o que aprendeu para os seus alunos e cada um deles teve o seu negócio impactado.
E vale saber que a aula é 100% gratuita.
Por isso, não perca tempo e tenha o seu Ecommerce impactado também!
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