Teste AB para ecommerce: confira 4 cases de sucesso

Última atualização em 25 de junho de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso

teste ab para ecommerce

Quando falamos sobre teste AB para ecommerce, muita coisa pode ser feita. Desde o botão de compra até suas estratégias de email marketing, tudo pode ser testado com o objetivo de identificar aquilo que mais gera resultados.

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Mesmo sabendo disso, diversos empreendedores ainda não dão a devida importância para o assunto. Se você também é cético ou simplesmente não sabe muito bem por onde começar, precisa ler o artigo de hoje até o final. Nele trazemos 4 super cases de ecommerces que multiplicaram seus resultados através de mudanças simples. Vamos lá!

Teste AB: o que é?

Caso você ainda não saiba, um teste AB é uma experiência onde o empreendedor coloca duas estratégias à prova, acompanhando sempre qual é a performance de cada uma.

Para fazer isso, é necessário que o tráfego da página a ser testada seja dividido: uma parte dos usuários é enviada à página A e a outra à página B (também chamada de desafiante). No caso, essa página desafiante precisa conter modificações a serem testadas (essas modificações podem estar na cor do site, nos textos, no tamanho do botão comprar ou em uma série de outros fatores).

Qual a necessidade desse tipo de teste?

Você ainda não sabe por que os testes são uma parte fundamental de negócios bem-sucedidos? Então pare agora o que estiver fazendo e dê o play no vídeo abaixo! Nele, o especialista Bruno de Oliveira fala um pouco mais sobre o assunto:

Recentemente o portal Ecommerce News produziu um artigo com alguns cases reais (e bem-sucedidos) de testes AB para ecommerce — separamos os 4 mais relevantes para você. Confira abaixo!

1 – Depoimentos de clientes aumentando as vendas em 34%

O site WikiJob fez um teste bastante simples para comparar uma página de vendas sem depoimentos de clientes e outra com esses depoimentos. O resultado foi bastante previsível: o portal conseguiu um aumento de 34% nas vendas da página B.

Apesar de não ser um ecommerce, o WikiJob provou, com essa experiência, a importância dos depoimentos enquanto prova social (algo que sempre buscamos reforçar por aqui).

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2 – 47% a mais na receita por visitante apenas tirando os zeros do preço

Outra empresa, dessa vez uma loja virtual de joias, resolveu testar quais seriam as mudanças no comportamento dos consumidores caso o site retirasse os zeros dos preços (em vez de mostrar “US$10,00”, a loja passou a trabalhar com “US$10”).

A agência que idealizou esse teste AB tinha uma hipótese de que, com a mudança, os clientes passariam a perceber os preços como mais baixos… E eles estavam certos: a versão do site sem os zeros teve uma receita por visitante 47% maior (além de quase 10% de crescimento nas adições de carrinho).

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3 – 30% Mais cliques mudando a cor de um banner

Quem trabalha com anúncios online muito provavelmente precisará, em algum momento, fazer sua divulgação através de banners. É aí que pequenas mudanças podem ser diretamente responsáveis pelo sucesso ou fracasso da campanha.

A loja virtual Frontlineshop, por exemplo, fez um teste AB muito comum no ecommerce, onde apenas a cor do fundo de um banner é trocada: na versão A, o fundo era preto; na B, branco.

Resultado: o primeiro modelo, com fundo escuro, foi responsável por conquistar 30% mais cliques. A marca acredita que, além do contraste com o preto favorecer o produto, os clientes também ligaram essa cor à sofisticação, o que tornou a oferta mais atraente.

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4 – Mudança na diagramação do site rendendo 22% mais conversão

Veja só: o teste AB para ecommerce é tão importante que até a loja virtual das Olimpíadas de Inverno de Vancouver se rendeu. Nesse caso, os responsáveis mudaram a diagramação do site: na versão A, os produtos ficavam espalhados e uma barra lateral mostrava os itens mais comprados; no modelo B essa barra lateral não existia.

Você saberia dizer qual das versões trouxe melhores resultados?

Se a sua resposta foi “A”, acertou! O modelo com a seção de mais vendidos na página inicial foi responsável por um aumento de 22% nas conversões… Isso indica que os clientes da loja gostaram do fato de ter uma “referência” no momento de definir o que comprar.

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Depois desses 4 cases, você provavelmente já está convencido de que o teste AB é realmente importante no contexto de um negócio, certo? Se quiser conferir mais testes, basta acessar a matéria original divulgada pelo portal Ecommerce News.

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