Marketing e Vendas

5 dicas para se destacar da concorrência

Hoje em dia, com tantas lojas virtuais ativas, se destacar da concorrência é necessário para alavancar o sucesso de qualquer negócio. Por isso, vou te passar 5 dicas que vão te ajudar a sair na frente de todo mundo.

Você, quando vai comprar, sempre analisa qual loja vale mais a pena, né? Qual que tem o melhor preço, os produtos de melhor qualidade…

Quando as pessoas vão comprar de você, não poderia ser diferente. Da mesma forma que você tem um critério de avaliação para comprar um produto, seus clientes também têm os deles.

Mas isso não é motivo para desânimo. Na verdade, essa é uma oportunidade para atrair os possíveis clientes para a sua loja.

No meio desse mar de gente, é possível se destacar e ser a primeira opção dos consumidores.

Existem vários pontos que você pode aprimorar para se diferenciar, como: atendimento, logística, ofertas…

Afinal, por mais que a concorrência seja bem grande, muitos deles estão fazendo exatamente a mesma coisa, sem novidades, sem inovação.

É aí que a oportunidade entra, porque cabe a você usar a criatividade para sair da caixa e criar estratégias diferentes para atrair pessoas.

Para te ajudar nisso, separei 5 dicas para você se destacar dos demais. Confira:

1 – Tenha um atendimento excelente com os clientes

Um cliente feliz com a compra da sua loja certamente irá voltar mais vezes.

Melhor que isso, ele vai incentivar outras pessoas a comprarem de você também.

É por isso que sempre digo: um cliente fidelizado é o marketing mais barato que existe. Isso porque ele vai compartilhar com outras pessoas a experiência que vivenciou com a sua marca, inspirando-as a te procurar.

Não tem nada melhor do que ter várias pessoas falando bem da sua loja.  Por isso, o bem-estar do seu cliente deve ser uma das suas prioridades sempre. Afinal, qualquer insatisfação pode se tornar uma bola de neve.

Pensa comigo: você provavelmente conhece alguém que já se irritou com uma compra, seja online ou física. Talvez a razão disso tenha sido  um atendimento ruim, atraso na entrega, falta de informações sobre o produto…

Aliás, talvez até mesmo tenha sido você nesta posição.

Fica uma sensação ruim, né? Dá tanta raiva que você diz que nunca mais vai comprar naquela loja. E, mesmo que de forma involuntária, acaba compartilhando com as pessoas a sua experiência.

Isso é péssimo para a sua loja. Porém, acredite, tem muitos empresários e empresárias que não dão a mínima para o consumidor.

Se você aprimorar o seu atendimento ao cliente, já estará um passo na frente dos concorrentes.

Uma dica: mantenha sempre um diálogo aberto com os consumidores, tire dúvidas, disponibilize chats, ofereça promoções, ofertas, não minta sobre nenhum detalhe…

2 – Tenha uma boa logística

Não tem nada pior do que deixar de vender por não ter estoque ou, pior ainda, vender e não ter como entregar o produto porque ele já esgotou e você não percebeu.

Para evitar confusão, tenha sempre um estoque organizado e anote todas as suas vendas, produtos em estoque, o que já vendeu…. Anote tudo.

Também passe ao cliente datas realistas de entrega. Nesse caso, vale muito mais a pena estimular uma data grande de entrega do que prometer uma pequena e o cliente não receber no prazo estipulado.

Se o cliente não receber quando prometido, pode gerar insatisfação. Agora, se ele receber antes do prazo prometido, ele vai ficar bem fidelizado com a compra.

A organização, portanto, pode facilitar muito todo o seu processo de vendas e vai evitar os erros o máximo possível.

Quanto menos erros você cometer com os clientes, maiores são as chances deles optarem de comprar com você do que com a concorrência.

Além disso, já tenha em mente como é o seu processo de trocas e devolução.

Tenha claro, por exemplo, qual o prazo de troca, como será sua argumentação nesses casos, quem pode fazer o processo e tempo necessário para a operação. Com o plano pronto, será mais fácil lidar com os casos que forem acontecendo.

Se você não estiver preparado para isso,você pode acabar deixando um cliente insatisfeito… e já vimos aqui o como isso pode ser ruim, certo?

3 – Estude sempre os consumidores

Conhecer o seu público é essencial para você saber como vai ser o direcionamento da sua marca.  Por isso, estar sempre atualizado sobre os desejos dos seus consumidores é essencial para vender mais.

O que mais acontece no mercado é um player que simplesmente para no tempo, não se atualiza e, aos poucos, para de fazer vendas. Isso acontece porque os gostos mudam, as pessoas mudam, e você deve ter atenção a isso.

Por isso, lembre-se sempre de olhar o seu público-alvo antes de qualquer decisão.Identifique quais são seus atuais hábitos de consumos e colete mesmo as informações mais básicas, como sexo, idade e nível socioeconômico..

Para conseguir essas informações, você pode disponibilizar testes de fidelidade no seu site e pedir para as pessoas preencherem. Outra dica  é oferecer alguma oferta ou promoção para quem responder o teste.

4 – Analise a concorrência

Para ser melhor que os concorrentes, você precisa estar sempre atualizado sobre eles estão fazendo.

E com isso não quero dizer que deve copiá-los. O foco aqui é analisar quais são os seus pontos fracos e pensar em como você poderia fazer diferente no seu negócio.

Leia mais: Dicas de marketing simples, práticas e que custam pouco

Isso é bem mais simples do que parece.

Para recolher os pontos fracos e fortes, é só você acompanhá-los como se fosse um cliente. Vale a pena até mesmo fazer uma compra e ver como funciona o processo deles, desde as embalagens até políticas de troca e devolução.

Caso eles tenham uma lista de email marketing, inscreva-se para receber os emails e compreender como que eles se comunicam com o cliente.

Pode também entrar em contato com o atendimento deles para tirar dúvidas e entender o tempo de resposta e eficiência do setor.

5 – Foque em gerar valor

É muito simples perceber quando uma pessoa só se importa com a venda e não com o cliente. Aliás, o próprio cliente percebe isso e acaba se afastando…

Afinal, ninguém quer realmente comprar um produto e gastar dinheiro. As pessoas compram para suprir uma necessidade, seja emocional, física ou psicológica.

Para fazer vendas, você precisa se preocupar em suprir essa necessidade, gerando valor em cima dela.

E não estou falando sobre preço.

Chegando o mais próximo de uma definição, o valor que uma marca passa ao cliente é tudo o que ela representa para ele.

Se a sua marca foca bastante no bem-estar do consumidor e se a entrega do produto é boa, o valor que ela transmite ao cliente é de que ela se preocupa com ele.

E as pessoas não se esquecem disso.

Assim, as marcas deixam de vender produtos e passam a vender experiências.

Quer um exemplo de uma das maiores marcas do mundo que geram muito valor? A Disney.

Quando as pessoas visitam os parques temáticos da Disney, não pensam que estão gastando dinheiro nos restaurantes, nos presentes e até mesmo na entrada do parque.

Elas pensam que estão comprando a experiência de passar algumas horas do dia em um dos lugares mais “mágicos” do mundo.

E esse valor todo nasceu da preocupação com os clientes.

Claro, o seu Ecommerce não precisa abrir um parque de diversões para gerar valor. Você pode fazer isso de maneiras muito simples.

Basicamente, se você seguir os pontos falados acima, você já vai gerar valor.

Se você tiver um bom atendimento ao cliente, uma boa logística que entrega os produtos no prazo certo e sempre olhar  para o consumidor, tenho certeza que conseguirá construir muito valor em cima do seu produto.

Isso porque você está acabando com algumas dores dos consumidores. A dor de não conseguir tirar dúvidas, de nunca receber o produto quando prometido….

Leia mais: A importância de gerar valor para o cliente antes de vender

E não tem uma maneira mais eficiente de se destacar da concorrência do que ser uma empresa que gera um grande valor aos consumidores.

Entre a sua empresa, que resolve tudo, e a do concorrente, que sequer responde os emails de dúvidas, tenha certeza que você estará na frente.

Você pode se destacar ainda mais

Depois de ler este artigo, acredito que você tenha entendido alguns aspectos importantes para se destacar da concorrência…

Mas e se eu te disser que existe uma forma de você não precisar se preocupar mais com ela? Ou seja: uma forma de criar seu próprio mercado e estruturá-lo de forma tão sólido que a concorrência não será uma preocupação.

Nós, do Ecommerce na Prática, criamos um material que te ensina exatamente isso. E ele está no livro “Crie seu Mercado no Mundo Digital”, o primeiro livro escrito pelo Bruno de Oliveira.

Em seus mais de 18 anos de experiência em Comércio Digital e Físico, o Bruno vivenciou inúmeras mudanças no mercado, competição e dificuldades. E, com isso, aprendeu a se adaptar e melhor: criar o próprio mercado.

No seu livro, ele fala sobre estratégias consagradas que ele criou para você poder criar o seu negócio na internet da maneira correta e eficiente.

Você vai aprender a criar o seu próprio Mercado Digital e atropelar a concorrência com essas estratégias que já impactaram mais de 13 mil alunos e mudou de vez o negócio de cada um deles.

Você também pode ser impactado.

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