Esta é segunda parte da série de artigos sobre Conteúdo Estratégico para E-commerce.
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Agora que já entendemos O que é esse conteúdo estratégico para E-commerce e sabemos da sua importância para gerar mais conversões, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse mundo…
Um mundo de conteúdo: Um conteúdo único, que traga a essência de sua marca e de sua empresa…
Um conteúdo realista e verdadeiro, baseado no entendimento e conhecimento das reais necessidades e desejos de seu cliente!
Prontos para essa jornada? 🙂
Investir em Conteúdo personalizado traz inúmeras vantagens, além de nos direcionar a um cliente rentável.
Algumas delas, que podemos destacar são:
O infográfico abaixo, extraído do site Marketingdeconteudo.com.br, ilustra os benefícios citados acima, além de trazer a opinião dos profissionais de Marketing sobre esse assunto.
Para responder essa pergunta, teremos que responder outra pergunta antes…
Você sabe para quem você está escrevendo?
Se você quer entregar valor a essa pessoa, você deve conhecê-la a fundo, entender “esse perfil” de seu consumidor.
Esse processo de entender e descrever o seu cliente é denominado de identificação do público alvo, também conhecido como criação da Persona (ou buying personas).
Como eu já havia comentando no Vídeo da parte I desse artigo que iria explicar posteriormente esse processo, vou fazê-lo agora também via vídeo, assim fica fácil pra você entender rever sempre que precisar!
Quais erros posso estar cometendo sem saber, durante a produção de Conteúdo?
Já falamos bastante sobre a importância de um Conteúdo útil e relevante para sua Persona, e muitas vezes cometemos alguns erros, sem perceber, que podem “assinar” nossa estratégia.
Entre esses erros podemos destacar:
– Quando falamos em relevância, queremos dizer diferentes tipos de conteúdos, adaptados para cada canal e público daquele canal. Se você posta algo para o seu público no Facebook, é um grande erro adicionar a informação de forma idêntica, por exemplo, no LinkedIn, onde o perfil do público é totalmente diferente;
– Nunca crie um conteúdo por meio do método “Ctrl C + Ctrl V”, mesmo que cite a fonte. Faça a sua versão personalizada do conteúdo, adicionando novas informações. Se quiser pode ainda citar a fonte, mas nada de copiar na integra;
– Não fique tentando vender seu produto ou serviço. Mostre os beníficios e destaque como esse produto pode ser usado e fazer a diferença na vida de seu cliente;
– Faça um planejamento e crie uma rotina de produção de conteúdo. Por exemplo, duas postagens diárias no Facebook, 5 cadastros de produtos no site de vendas, 3 artigos por semana no blog, 02 envios de mala direta por semana e assim por diante;
– Ao escrever seu conteúdo tente contar histórias, de modo a torná-lo interessante e educativo. Pense em escrever algo que seu público gostaria tanto, que até compartilharia por você;
– De maneira indireta, encaminhe seu cliente para uma ação.
Por exemplo: Se você gostou dessa informação e quer saber mais sobre isso, Veja o Produto / Serviço…
Ex: Agora que você sabe mais sobre X, conheça o produto/serviço Y.
Baseado no perfil da sua Persona e em seu objetivo com essa estratégia, você escolherá quais as melhores mídias (blogs, mídias sociais, mala direta, etc) para se investir, as quais se encaixam com esse perfil e objetivo.
Se você vende roupas para cachorro, não adianta identificar seu cliente e seu objetivo e fazer uma imagem toda personalizada, para um anúncio e adicioná-lo num blog de roupas para crianças.
Na hora de escrever seu conteúdo tente sempre se colocar no lugar de seu cliente, imagine-se comprando aquele produto, e responda: qual informação você precisaria para comprar?
E após isso, seja original, divertido e interessante! E se conseguir, seja também irresistível, ehehe…
Ah, e só mais um detalhe… Marketing de Conteúdo traz ótimos resultados, mas é um trabalho constante e de longo prazo, por isso persista e seja paciente.
E ai gostou desse conteúdo? Acha que esta pronto para colocar essa estratégia em prática?
Deixe seus comentários e dúvidas abaixo.
Até a próxima…
Sucesso! 🙂
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