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#15 – CONTEÚDO ESTRATÉGICO PARA E-COMMERCE – PARTE I

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Agora, definitivamente, já estamos em 2014! Durante esse mês de janeiro ainda estamos de certa forma de férias e, além de descansar e passear, acabamos parando a rotina frenética do dia a dia e começamos a refletir, a planejar e traçar metas para o que desejamos nesse novo ano!

Você deve estar lendo e rindo, por que parou pra pensar, como ela sabe que eu estou fazendo isso?  É simples, eu sei, por que todo mundo faz isso, até mesmo eu… 🙂

E se você ainda não fez, tire um tempinho, encontre um lugar confortável, e faça algumas anotações, trace planos… A lâmpada da ideia e das oportunidades gosta de acender nesses momentos…

E para te ajudar a preencher “seu diário de metas para alavancar seu e-commerce” para o ano de 2014, estive dando uma pesquisada nos materiais recentemente publicados por diversos blogs e sites da área de e-commerce sobre os destaques das estratégias de marketing digital para esse ano.

Existem diferentes opiniões, mas a maioria concorda que as seguintes estratégias merecem um lugar especial no seu diário, são elas:

– Engajamento nas redes sociais, em especial o Facebook (52 % dos anunciantes encontram um cliente via Facebook neste ano);

– Investimento em mídias de incorporação de fotos, como o Instagram e o Pinterest (Conteúdo visual é processado pelo cérebro 60 mil vezes mais rápido do que o texto);

SEO (Otimização para motores de busca), cada vez mais vital para que você e seu site existam no Google e por consequência, na Internet;

Video Marketing: Vídeos sobre as páginas de destino aumentam a conversão em até 86%.

Além dessas citadas acima, existe outra estratégia, a qual tenho comentado com vocês em nossos vídeos de dicas para o Canal Ecommerce de Sucesso no Youtube.

Na última sexta-feira, dia 10/01/14, publiquei um vídeo falando sobre ela… Ah, se você não viu esse conteúdo, vou lhe dar mais uma chance, ehehe, para entender do que estou falando e anotar em LETRAS MAIUSCULAS essa estratégia como a maior aposta para potencializar suas ações on-line!

 

É sem sombra de dúvidas, o Conteúdo é apontado como a estratégia que vai gerar mais conversões.

Entregar um conteúdo de qualidade e valor, vai se tornar uma maneira obrigatória de mostrar sua empresa, sua marca e o que ela vende, de modo a fortalecer os relacionamentos.

A consultoria americana WebDAM, realizou um estudo com os principais números de marketing digital de 2013 e montou um Infográfico que trago abaixo, dividido em três pilares:

–  “O que esperar”,
– “Tendências”, e
– “O que é importante para os consumidores digitais”.

 

Parando o olhar para esse infográfico, no primeiro pilar, que nos traz “o que esperar para 2014” temos:

– 78% dos CMOs pensam que o conteúdo personalizado e de qualidade é o futuro do marketing.

Cada vez mais, está provado, que para aumentar significativamente o ROI de uma loja virtual, é necessário se investir em informação de qualidade.

Quando seu e-commerce começar investir nessa estratégia, ela vai parar de investir só na venda e pensar em atrair o cliente, de modo a fidelizá-lo, entregando conteúdos relevantes para relacionamento e claro, para aumento nas receitas.

Mas afinal o que é esse Conteúdo Estratégico?

Em linhas gerais, podemos definir Conteúdo, como tudo aquilo que transmite informação. Sendo um pouco mais específicos, podemos usar essa informação como uma forma de nos comunicar uns com os outros.

Segundo o Wikipedia, “Comunicação por Conteúdo é uma disciplina do marketing que se baseia em transformar a comunicação de uma marca em atração” (também conhecido, em inglês, como branded content).

Quando se transforma a comunicação de uma marca em atração, você a retira do intervalo para ser a atração principal. É possível fazer com que a mensagem de uma marca em atração ao torná-la útil, relevante e/ou divertida para o público.

Por sua vez, o Conteúdo Estratégico além de informar e atrair, usa da produção de materiais interessantes e relevantes, fazendo com que seu leitor, ou seu cliente, interaja e realize conversões planejadas.

Esse conteúdo deve ser interessante para seu público, de modo a prender a sua atenção, perante as demais informações que o rodeiam. Se conseguirmos prender a atenção de nosso potencial cliente e ainda gerar uma percepção boa sobre nossa marca ou site, eventualmente, estaremos criando um desejo de compra, que é o nosso real objetivo.

Um mesmo conteúdo pode ser produzido e distribuído em diferentes canais como: as mídias sociais, na sua loja virtual, no blog, envio de e-mail marketing, entre outros, favorecendo também uma boa indexação nos mecanismos de buscas, contribuindo indiretamente no trabalho de SEO (otimização para motores de buscas).

A produção desse conteúdo traz uma maior visibilidade e relevância de seu e-commerce para os assuntos abordados, se destacando como um “especialista” nesses assuntos.

Como consequência disso sua loja virtual se bem posicionará nos buscadores, em especial no Google, seu publico alvo terá um maior engajamento nas redes sociais, bem como nas demais ações de marketing, de modo a gerar um maior número de conversões.

Agora que já sabemos o que é esse tal conteúdo, temos muitas outras questões relacionadas, envolvendo pormenores que precisam ser bem explicados e explorados. Alguns exemplos são:

Por que devo investir em conteúdo personalizado?

Qual informação deve conter essa estratégia de conteúdo?

Quais erros posso estar cometendo sem saber, durante a produção de Conteúdo?

Por esse motivo, esse post vai ser dividido em mais partes, sendo esta a primeira.

Ainda não sei dizer quantas partes teremos, pois gostaria que você contribuísse nos comentários, com novos questionamentos, além das perguntas citadas acima, ou seja, as dúvidas sobre essa estratégia e como utilizá-la.

Não existe melhor forma de entender o que seus clientes querem do que perguntando a eles, você não acha?
Conto com vocês! 🙂 

Se desejar ser informado das publicações das próximas partes, por favor: Cadastre-se.

Sucesso! 

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