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#01 – QUEM NUNCA COMETEU UM ERRO DESSES, QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.

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Identifique os maiores erros que podem detonar as vendas de um e-commerce

Infelizmente, mesmo se você tiver uma bola de cristal ou uma lâmpada mágica você não terá um Ecommerce de Sucesso. Calma, calma, isso não quer dizer que é o fim, existe uma luz, um caminho correto, que se for seguido, fará com que sua loja virtual alcance ótimos resultados, atraindo cada vez mais consumidores e por consequência, aumentando as vendas!

Se você tem uma loja virtual é natural que já tenha cometido ou esteja cometendo alguns dos erros listados abaixo, os quais podem prejudicar seus resultados em termos de vendas. Depois dessa etapa, você já terá uma boa base para dar os próximos passos em busca dos melhores resultados.

A maioria dos micro e pequenos empresários não têm acesso a algum tipo de assessoria e precisam identificar seus erros e encontrar soluções por conta própria. A boa noticia é que esse tipo de atitude não é tão complexa quanto parece ser: Basta você se colocar no lugar do seu cliente.

Veja a lista abaixo e identifique quais desses sete erros você pode ou precisa melhorar:

  1. Problemas no sistema de pesquisa por produtos: Conquistar clientes é um processo árduo e às vezes, uma pequena falha já é suficiente para que seus clientes troquem você pelo seu concorrente. Navegue em seu site e tente realizar uma busca por um determinado produto. Veja se o local onde se faz a busca pelos produtos é visível em todas as páginas de seu site (geralmente na parte superior direita) e se possui filtros que facilitam as buscas. Preço, tamanho, cor, mais comprados e fabricante são só alguns exemplos de filtros que devem estar disponíveis para seu usuário ficar à vontade e se decidir. Se você facilitar a vida para seu potencial cliente, com certeza ele permanecerá e pesquisará muitos em seu site.
  2. Problemas no cadastro dos produtos: A transparência é fundamental, quanto mais informações sobre o produto ou serviço, melhor! Coloque uma descrição rica em informações, porém seja objetivo, evite informações desnecessárias. O usuário quer informações diretas do produto, suas funcionalidades e benefícios, então forneça com clareza o que ele procura.
    Pode haver desistência de compra caso o produto não tenha foto ou tenha somente uma foto e ainda de baixa resolução. O usuário pode preferir comprar o mesmo produto em outra loja que apresente melhores fotos. Entre na página de detalhes de um determinado produto de seu site, analise e compare as informações oferecidas. Compare com as informações de seus principais concorrentes e reflita: “Eu compraria esse produto agora após ler essas informações e ver essas imagens?”. Não deixe que seu cliente pense ou fique na dúvida por falta de informação.
  3. Problemas de produtos sem preço e sem estoque:Não há nada mais decepcionante do que buscar informações sobre um determinado produto e se deparar com um produto sem preço ou sem estoque. O motivo de se ter uma loja virtual não é vender? Então para que ter um site de vendas se o usuário precisa mandar um e-mail ou telefonar para saber o preço ou a disponibilidade de um determinado produto. Faça uma visita pelas seções e produtos de seu e-commerce verificando se estes estão com essas informações e, além disso, faça com que os produtos sem estoque sejam os últimos a serem exibidos no seu resultado de uma busca.
  4. Problemas com o layout do site:Para que seu cliente se sinta bem e retorne ao seu site todo o processo de compra deve ser fácil! Faça com que ele tenha uma boa impressão e uma boa experiência apresentando um layout limpo e descomplicado. Evite excesso de banners e excesso de produtos por página. Procure utilizar um banner único que apresente as promoções da loja, e escolha uma área, de preferência do lado direito do site, para colocar pequenos banners estáticos. É melhor ter menos produtos bem apresentados do que muitos com uma péssima apresentação.
  5. Problemas com o Preço de Frete: Quando o assunto é frete tente mostrar flexibilidade e vantagens para seu cliente, pois o valor do frete ainda representa um grande obstáculo para conversões de vendas, principalmente se esse valor em relação ao pedido final for superior a 10%. O ideal seria dar isenção total do valor para todas as compras, mas na maioria das vezes isso não é possível, ou é inviável. Analise o que seus principais concorrentes estão oferecendo, crie um valor mínimo de compra para frete grátis e eleja alguns dias do mês para oferecê-lo totalmente grátis e se destacar perante os demais sites.
  6. Problemas no Cadastro do cliente:Mais uma vez se coloque no lugar do cliente, e realize seu cadastro completo ao finalizar uma compra. Veja se em algum momento você achou o mesmo muito complexo ou perdeu a paciência em meio ao preenchimento de tantos formulários. Peça somente o que é necessário e em partes. Inicialmente solicite nome, e-mail e senha, e em outra tela apresente um cadastro mais completo. Isso impede uma má impressão de um formulário grande, deixando o cliente mais a vontade, e sem riscos de desistir da compra.
  7. Problemas de Falta de comunicação: Tanto durante o processo de venda, como no pós venda, disponibilize várias opções de contato para que o cliente possa tirar suas dúvidas ou usar quando achar necessário. Tente deixar essas informações visíveis em todas as páginas do site. Além disso, ao ser contatado preze por um bom atendimento e dê assistência, nada de demorar horas ou dias para responder.

É isso pessoal, ainda existem vários outros erros que foram e ainda são cometidos, mas para identificá-los nunca se esqueça de realizar todo o processo, se colocando no lugar de seu cliente. O mais importante é saber aprender com seus próprios erros. Caso seu comércio eletrônico apresente alguns destes erros, procure corrigi-los, que com certeza isso ajudara a melhorar suas vendas.

Você tem algo a complementar, ou gostaria de acrescentar mais algum item importante a essa lista de possíveis erros? Por favor, deixe uma mensagem aqui embaixo.

Se você acha que conhece alguém que esta cometendo esses erros e quer ajudá-lo a alcançar um Ecommerce de Sucesso, compartilhe esse artigo com ele.

Sucesso!

Até a próxima…

Redacao Ecommerce de Sucesso

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