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#02 – SEU CLIENTE: O POTE DE OURO NO FINAL DO ARCO IRIS.

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Criar e manter um bom relacionamento com a base de clientes atuais de um comércio eletrônico ajuda a conquistar o cliente, fidelizar e gerar confiança.

Imagem: ultradownloads.com.br

 

 

Quando falamos em aumentar as vendas é natural que nos venha à cabeça: “Preciso conseguir mais clientes…”. Porém, conquistar novos clientes não é uma tarefa fácil, ainda mais se esse prospecto não conhece sua loja virtual, sua marca ou seus produtos.

Você pode e deve sempre estar tentando conquistar novos clientes, mas também deve se esforçar para conservar os atuais, pois estes já conhecem seu comércio eletrônico, seus produtos e estão muito mais propensos a realizar novas compras e aumentar a sua lucratividade.

Mas por que nossa base de clientes atuais pode ser considerada o Pote de ouro de nossa empresa, nosso ativo de maior valor?
Imagine uma situação hipotética:

O Google não existe mais: Você não poderia anunciar em links patrocinados e nem receber visitas de buscas orgânicas;
O Facebook não existe mais: Você não tem mais ninguém curtindo sua Fan Page, e não pode fazer anúncios ou promover seus produtos:
O Twitter não existe mais: Você não tem mais seguidores e não pode mais tuitar suas novidades, etc.

E assim por diante… Nada mais existe… E agora?

A única coisa que sobraria seria seu maior ATIVO: “O CLIENTE”.

Por isso é muito importante manter contato com seu cliente não apenas no momento que você deseja vender algo para ele. Você deve criar e manter um bom relacionamento. Por meio dessa atitude você conquista o cliente, fideliza e gera confiança.

A forma mais indicada para iniciar e manter esse relacionamento com seus atuais clientes é enviá-los periodicamente uma newsletter ou mala direta de sua loja virtual.
Por meio desse tipo marketing digital é possível aumentar a fidelização, sem gastar muito.

 

Abaixo, segue um guia, com sete passos, para iniciar essa estratégia:

1 – A partir do momento que um cliente realiza um pedido em seu site de comércio eletrônico, você já possui todos os seus dados cadastrais, em especial, o endereço eletrônico de e-mail. Depois de finalizada a compra, um e-mail de confirmação do pedido é enviado. Inclua neste, uma mensagem especial de agradecimento, além de lhe entregar as informações do pedido.

2 – No segundo dia após a venda, envie mais um email com uma imagem de agradecimento e também dando informações sobre o status do pedido;

3 – Uma semana depois comece a enviar e-mails periódicos, que trazem informações de valor sobre os produtos que você vende. Por exemplo, se você possui um e-commerce de roupas, envie tendências sobre moda ou maneiras de como compor os looks. Outra opção é você mostrar como utilizar um determinado produto. Por exemplo, se a pessoa comprou um determinado modelo de máquina digital, que tal enviar um conteúdo interessante que ensine como usar uma determinada função da máquina. O relacionamento aumenta a sua autoridade. E se você conseguir se mostrar uma autoridade em relação aos produtos que você oferece, fará que com que seu cliente confie e compre os produtos que você vier a ofertar futuramente.

4 – Algum tempo depois, envie outro e-mail pedindo sugestões de como melhorar seu atendimento. E verifique a satisfação do cliente em relação à sua empresa.

5 – Além de perguntar sobre a satisfação e sugestões, é possível você enviar uma pesquisa para sua base de clientes, perguntando qual produto eles gostariam que tivesse um desconto promocional. Por exemplo, se você vende óculos de sol, você pode perguntar para seus ativos se eles preferem um desconto em óculos Mormaii Modelo 01 ou no Modelo 02. Se a maioria das pessoas responderem que preferem o modelo 02 e você lançar um desconto promocional na sequência, a tendência que as pessoas que responderam essa pesquisa favoravelmente estejam adquirindo esse produto é altíssima.

6 – Se seu cliente passar muito tempo sem adquirir produtos em sua loja virtual, envie-lhe uma mensagem com um cupom de desconto ou crie um espaço privado onde apenas os clientes da mala direta terão vantagens preferenciais, como por exemplo: descontos diferenciados do site, novas linhas de produtos, eventos e notícias sobre a loja, etc. Essa página só poderá ser acessada após login, com um nome de usuário e senha.

7 – Continue enviando informações relevantes e úteis de forma estratégica, para que em meios a estas sejam apresentados produtos relacionados, e seus clientes sintam confiança e interesse em adquiri-los.

O segredo ao enviar essas mensagens para seus e consumidores é tentar ajudá-los a resolver seus problemas, focados em conquistá-los. Dessa maneira, no momento que você tentar lhe vender algo, não vai ser necessário convencê-lo a isso.

Estudos mostram que fidelizar um cliente atual é nove vezes mais fácil do que atrair um novo e sem contar que é, muito mais barato. Siga os sete passos acima, valorize seus clientes, eles esperam isso, mesmo que inconscientemente, que você reconheça a sua importância.

Será que isso funciona?


Gostaria muito que você aplicasse essa sequência de passos e deixasse seu comentário aqui no blog. Além disso, compartilhe com seus conhecidos, que estão empreendendo no mundo de vendas on-line.


E se você fosse um cliente de um comércio eletrônico gostaria de receber essas malas diretas? Você sentiria mais confiança e compraria mais nessa loja? Conte-me nos comentários também.

Sucesso!

Até a próxima semana…

Redacao Ecommerce de Sucesso

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