Recentemente, a Zara Brasil anunciou um passo decisivo para o negócio. A partir do dia 20 de março, a gigante do varejo espanhola expandirá sua operação para o digital, com uma loja virtual própria.
Essa é mais uma das grandes marcas que têm enxergado no Ecommerce um modo de aumentar o faturamento e atingir mais pontos. Segundo o último relatório do Webshoppers (Ebit), o Ecommerce brasileiro segue crescendo ano após ano na casa dos 2 dígitos. Só este ano, a previsão de faturamento é de 90 bilhões.
Segundo estudo da Brandz, empresa especializada em mensurar os valores de marcas ao redor do mundo, a Zara figura o top 3 quando o assunto é Moda, ficando atrás apenas da Nike.
A rede é mundialmente conhecida, com pontos de venda espalhados por mais de 96 países, incluindo as 57 lojas no Brasil. No entanto, ela só começou a apostar fichas no Ecommerce a partir de 2018, com a inauguração da Zara Global.
A loja virtual possibilitou que a Zara se lançasse no ambiente online e, além disso, alcançasse cidades onde a loja física ainda não está presente. Com o sucesso da ação, agora a loja virtual vai chegar a mais pontos, como o Brasil.
A partir deste mês, a Zara Brasil passa a entregar em todas as cidades do país por meio da sua loja virtual. De acordo com o anúncio, a loja virtual será integrada aos 57 pontos de venda físicos da marca e vai contar com as principais linhas, como: men, woman, kids e reborn.
Além disso, o anúncio do modelo de operação que será implementado mostra que a marca se preocupou em oferecer uma experiência completa e alinhada às tendências do Ecommerce. Se você está prestes a começar a sua operação digital, é bom que esteja atento também a estes pontos.
Confira abaixo os principais pontos da nova operação online da Zara:
A Zara Brasil possui uma rede de 57 lojas que estarão totalmente integradas à operação online, possibilitando uma experiência única de compra para o cliente.
Podendo optar por receber seu pedido em casa ou retirar na loja, inclusive, podendo até mesmo realizar trocas em qualquer um dos pontos da rede.
Leia mais: O que é omnichannel e como isso pode influenciar no seu negócio?
Conforme anunciado pela marca, a plataforma será totalmente responsiva para acesso via smartphones. Tendo em vista que um pouco mais de 30% das compras são feitas por meio do celulares, como aponta o relatório 38 Webshoppers, essa é uma estratégia para impedir que os clientes acabem abandonando o site quando navegam pelo celular.
Além disso, a marca também disponibilizará um aplicativo para os usuários Android e IOS. Lá, será possível acompanhar os lançamentos e fazer pedidos normalmente, como no próprio site da marca.
Leia mais: Loja mobile: vale pena para o seu Ecommerce?
Essa é uma tendência que tem se mostrado um grande desafio, principalmente no mercado brasileiro. Isso porque pequenos e médios empresários não possuem sistema de entrega próprio, o que faz com que dependam de entregadores externos, como o Correios. Essa dependência pode causar alguns transtornos quando se trata de entrega, especialmente entrega no mesmo dia.
Mas tem muitas pessoas que conseguem driblar isso, especialmente quando a entrega é em capitais ou na própria cidade onde fica o centro de distribuição (ou seu estoque do Ecommerce).
Porém, a Zara aceitou o desafio e abraçou a missão de entregar no mesmo dia e em prazos curtos. O serviço de entrega no mesmo dia será utilizado em São Paulo, enquanto nas outras capitais, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, a opção será de entrega no dia seguinte.
Quando a Zara anunciou o início da operação online, o mercado reagiu positivamente. A empresa, que tem seu capital aberto há mais de 15 anos, teve um considerável aumento no valor das suas ações.
Segundo o Pablo Isla, CEO do grupo Inditex, controlador da marca, o objetivo com a expansão para o Ecommerce é poder oferecer seus produtos para clientes de todas as localidades do mundo. E, para atingir esse objetivo, o Brasil é um mercado importante. A expectativa, inclusive, é que ele se torne o segundo maior mercado na América Latina.
E não é só a varejista espanhola que vem investindo pesado no comércio eletrônico brasileiro.
O Brasil mostra-se como um mercado bastante aquecido e democrático, com empresas de todos os tamanhos obtendo grandes resultados.
Marcas brasileiras, como Arezzo, que possuem forte presença no varejo tradicional por meio das franquias, também vem evoluindo seus resultados apostando na expansão para o Ecommerce.
Hoje, a loja virtual representa cerca de 10% do faturamento da marca, que, assim como a Zara, também aposta na integração dos seus canais de venda, oferecendo uma experiência única para seus clientes.
Mas, acredite, este não é um mercado próspero apenas para marcas gigantes.
Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, investir no comércio eletrônico não é apenas para grandes empresas.
A entrada de grandes varejistas nas vendas online demonstra o potencial gigantesco deste mercado, mas isso não quer dizer que somente elas poderão aproveitá-lo.
Existem milhares de casos de empreendedores que construíram negócios do zero, criando empresas sólidas e lucrativas baseadas no comércio online.
Essa é uma oportunidade que está disponível para todos!
Se você está pensando em empreender, saiba que esse é o melhor momento para se construir um negócio online, porque é um mercado que ainda tem espaço para novos empreendedores.
Porém, para realmente acertar e faturar alto com isso, é preciso se capacitar.
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