Via Varejo Compra Participação em Hub Digital

Última atualização em 11 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Quando o assunto é o crescimento da atuação de uma varejista no Ecommerce, parece que não é só a Magazine Luiza que aposta pesado na aquisição de outras empresas… Agora, a Via Varejo também tem investido forte neste tipo de estratégia. 

Para brigar de igual pra igual com as gigantes do mercado – como B2W ou até a própria Magalu – , a dona das Casas Bahia e do Ponto Frio não tem poupado esforços…

Só neste ano, a Via Varejo comprou 4 startups!

A mais recentes delas, inclusive, já ganhou prêmio concedido pela Associação Brasileira de Startups.

Quer saber mais sobre a última compra da Via Varejo e detalhes sobre as iniciativas da companhia para crescer no Ecommerce? Acompanhe os próximos tópicos!

via-varejo
Casas Bahia (Foto Carina Caraco/lWikimedia/Creative Commons)

Grupo Via Varejo Agora Detém Parte da Distrito

O Grupo Via Varejo anunciou em comunicado ao mercado a aquisição de 16,67% das ações da Growth Partners Investimentos e Participações…

A empresa, por sua vez, é dona da Distrito, startup que faz o gerenciamento de um hub de empresas de inovação

Criada em 2014 por Gustavo Araujo e Gustavo Gierun, a Distrito possui uma plataforma que auxilia empresas a promoverem a transformação digital de seus negócios…

Na prática, faz a conexão entre mais de 300 startups e grandes companhias e investidores…

E possui 11 laboratórios corporativos de inovação pelo país. 

Além disso, hoje, a Distrito tem grande destaque em seu campo de atuação, e foi eleita em 2020 como o Melhor Hub de Inovação do Brasil pelo Startup Awards, prêmio da Associação Brasileira de Startups. 

Contudo, engana-se quem pensa que essa compra de parte da participação foi à toa…

A Via Varejo teve motivos bem coerentes para fazer isso…

Por a Via varejo Comprou Parte da Participação na Distrito?

De acordo com Roberto Fulcherberguer, presidente da Via Varejo, o foco central da iniciativa é fazer parte de um hub de integração como um todo…

Isto é, não buscar uma startup de cada vez

Assim, apostando no hub, a dona das Casas Bahia e Ponto Frio ficará conectada de uma vez por todas ao universo das startups no Brasil…

E, claro, poderá continuar com o processo de sua expansão no cenário digital.

Na verdade, a compra na participação da Distrito representa muito mais que isso… É um verdadeiro salto na estratégia de aceleração de sua transformação digital

Algo que a varejista está de olho há um bom tempo…

O Foco da Via Varejo é o Digital

Não há como ignorar o esforço que a Via Varejo vem fazendo nos últimos meses para alavancar de vez sua expansão no Ecommerce…

Só neste ano, a varejista comprou a AsapLog, empresa focada em fazer entregas para Ecommerce, além da Banci, que presta serviços de conta digital…

Mas não houve as aquisições só dessas duas empresas…

Em outubro, a Via Varejo Via varejo também adquiriu a I9XP, especializada no desenvolvimento de tecnologias para Ecommerce. Na ocasião, inclusive, a varejista afirmou:

Essa mais nova aquisição faz parte da estratégia de aceleração da transformação digital da companhia, desta vez focando na evolução de projetos especiais como marketplace e logística“, ressalta.

E as iniciativas da Via Varejo não pararam por aí…

O grupo ainda lançou as seguintes ações para as Casas Bahia:

  • Reformulação da marca (com mudança de logo e identidade visual);
  • Criação de lojas ao “estilo Apple”, com intuito de atingir clientes com um poder aquisitivo mais alto;
  • Mudança em seu mascote oficial, o Baianinho, que passou a ser o adoelscente CB. 

Sendo assim, fica bem claro que a companhia está correndo atrás do tempo perdido

Isto é, depois de ficar três anos à venda pelo grupo francês Casino, a Via Varejo se viu perdendo grande espaço no mercado de varejo nacional… 

E a principal empresa que “tomou” o lugar das Casas Bahia no ranking de vendas foi a Magazine Luiza, que fez um investimento pesado em tecnologia e atendimento ao cliente para conquistar esse patamar.

Hoje, depois de todo esse período de turbulência e diante de suas últimas iniciativas para sua expansão digital, é seguro dizer que as Casas Bahia parece retomar a busca pelo antigo lugar que ocupava: a liderança do mercado.

E, ao que tudo indica, voltar a ser um dos mais importantes players do mercado, tanto para seus clientes quanto para os vendedores de seu marketplace. 

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.