Última atualização em 11 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Quando o assunto é o crescimento da atuação de uma varejista no Ecommerce, parece que não é só a Magazine Luiza que aposta pesado na aquisição de outras empresas… Agora, a Via Varejo também tem investido forte neste tipo de estratégia.
Para brigar de igual pra igual com as gigantes do mercado – como B2W ou até a própria Magalu – , a dona das Casas Bahia e do Ponto Frio não tem poupado esforços…
Só neste ano, a Via Varejo comprou 4 startups!
A mais recentes delas, inclusive, já ganhou prêmio concedido pela Associação Brasileira de Startups.
Quer saber mais sobre a última compra da Via Varejo e detalhes sobre as iniciativas da companhia para crescer no Ecommerce? Acompanhe os próximos tópicos!
Grupo Via Varejo Agora Detém Parte da Distrito
O Grupo Via Varejo anunciou em comunicado ao mercado a aquisição de 16,67% das ações da Growth Partners Investimentos e Participações…
A empresa, por sua vez, é dona da Distrito, startup que faz o gerenciamento de um hub de empresas de inovação.
Criada em 2014 por Gustavo Araujo e Gustavo Gierun, a Distrito possui uma plataforma que auxilia empresas a promoverem a transformação digital de seus negócios…
Na prática, faz a conexão entre mais de 300 startups e grandes companhias e investidores…
E possui 11 laboratórios corporativos de inovação pelo país.
Além disso, hoje, a Distrito tem grande destaque em seu campo de atuação, e foi eleita em 2020 como o Melhor Hub de Inovação do Brasil pelo Startup Awards, prêmio da Associação Brasileira de Startups.
Contudo, engana-se quem pensa que essa compra de parte da participação foi à toa…
A Via Varejo teve motivos bem coerentes para fazer isso…
Por a Via varejo Comprou Parte da Participação na Distrito?
De acordo com Roberto Fulcherberguer, presidente da Via Varejo, o foco central da iniciativa é fazer parte de um hub de integração como um todo…
Isto é, não buscar uma startup de cada vez.
Assim, apostando no hub, a dona das Casas Bahia e Ponto Frio ficará conectada de uma vez por todas ao universo das startups no Brasil…
E, claro, poderá continuar com o processo de sua expansão no cenário digital.
Na verdade, a compra na participação da Distrito representa muito mais que isso… É um verdadeiro salto na estratégia de aceleração de sua transformação digital…
Algo que a varejista está de olho há um bom tempo…
O Foco da Via Varejo é o Digital
Não há como ignorar o esforço que a Via Varejo vem fazendo nos últimos meses para alavancar de vez sua expansão no Ecommerce…
Só neste ano, a varejista comprou a AsapLog, empresa focada em fazer entregas para Ecommerce, além da Banci, que presta serviços de conta digital…
Mas não houve as aquisições só dessas duas empresas…
Em outubro, a Via Varejo Via varejo também adquiriu a I9XP, especializada no desenvolvimento de tecnologias para Ecommerce. Na ocasião, inclusive, a varejista afirmou:
“Essa mais nova aquisição faz parte da estratégia de aceleração da transformação digital da companhia, desta vez focando na evolução de projetos especiais como marketplace e logística“, ressalta.
E as iniciativas da Via Varejo não pararam por aí…
O grupo ainda lançou as seguintes ações para as Casas Bahia:
- Reformulação da marca (com mudança de logo e identidade visual);
- Criação de lojas ao “estilo Apple”, com intuito de atingir clientes com um poder aquisitivo mais alto;
- Mudança em seu mascote oficial, o Baianinho, que passou a ser o adoelscente CB.
Sendo assim, fica bem claro que a companhia está correndo atrás do tempo perdido…
Isto é, depois de ficar três anos à venda pelo grupo francês Casino, a Via Varejo se viu perdendo grande espaço no mercado de varejo nacional…
E a principal empresa que “tomou” o lugar das Casas Bahia no ranking de vendas foi a Magazine Luiza, que fez um investimento pesado em tecnologia e atendimento ao cliente para conquistar esse patamar.
Hoje, depois de todo esse período de turbulência e diante de suas últimas iniciativas para sua expansão digital, é seguro dizer que as Casas Bahia parece retomar a busca pelo antigo lugar que ocupava: a liderança do mercado.
E, ao que tudo indica, voltar a ser um dos mais importantes players do mercado, tanto para seus clientes quanto para os vendedores de seu marketplace.