Vender cosméticos na internet é uma das ideias recorrentes na cabeça dos empreendedores que buscam uma oportunidade no mundo do ecommerce.
E por falar em comércio eletrônico, o mercado de “Saúde, Cosméticos e Perfumaria”, segundo o que apontou o relatório Webshoppers (E-bit) do primeiro semestre de 2016, é responsável por 5% do faturamento do varejo online nacional.
Já a 2ª Pesquisa do Varejo Online, relatório produzido pelo Sebrae, coloca a categoria “beleza” no top 10 segmentos com maior atuação de empresários digitais.
Você já trabalha ou quer trabalhar com o segmento de beleza? Então confira algumas dicas que podem ajudar muito:
Os “influenciadores digitais” são importantes em qualquer mercado, mas no segmento de beleza esses profissionais têm relevância ainda maior.
Sendo assim, esteja sempre buscando novas parcerias com blogueiras, youtubers, instagrammers etc.
Por ter um potente tom estético envolvido, as redes sociais são muito importantes para quem quer vender cosméticos na internet.
Sendo assim, descubra onde o seu público está e vá até ele com um perfil cheio de conteúdos (e ofertas) relevantes.
Leia mais: Instagram para negócios: o guia completo para fazer mais vendas através da plataforma
Quanto mais atenção você estiver disposto a dar à sua audiência, mais ela se engajará e terá prazer em comprar de você.
Sendo assim, não economize tempo ou dinheiro na hora de atender o seu público por meio de canais como email, inboxs e, principalmente, WhatsApp.
Se você quer vender no mercado de beleza, precisa entender que não está vendendo produtos, e sim um estilo de vida.
Dessa forma, é interessante trabalhar com canais (como blogs, vídeos no youtube, twitter etc) voltados para a criação de conteúdo. Por lá você poderá dar dicas de maquiagem, falar sobre tratamentos, criar reviews de produtos etc.
Esse é o caminho mais rápido para que sua marca torne-se uma autoridade no segmento.
O segmento de beleza sofre muito com a falsificação de produtos. Sendo assim, além de comercializar itens originais e de qualidade, você também precisa pensar em formas de mostrar isso ao público.
Para resolver o problema, esteja sempre ressaltando selos de qualidade e as certificações de segurança do site.
Um bom atendimento também reforça a “boa fé” da marca nesse sentido.
Apesar de a indústria de cosméticos não manter estreitos relacionamentos com os pequenos varejistas, você precisa estar sempre de olho no relacionamento com fornecedores.
Com o tempo, você passará a adquirir cada vez mais produtos, o que abre novas possibilidades de negociação.
Não se esqueça de que, no varejo, economias mínimas no preço unitário podem trazer grandes benefícios ao negócio.
Como dizem alguns dos mais bem-sucedidos empresários do mundo: “os custos são como as unhas, você precisa estar sempre cortando”.
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Agora que você já está ciente de alguns dos principais pontos a serem levados em conta no momento de vender cosméticos na internet, dê o play no vídeo abaixo para aprender um pouco mais sobre ecommerce!
Nele, Bruno de Oliveira, um dos principais especialistas brasileiros no assunto, fala sobre como criar sua audiência na web:
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Apesar de ser gratuita, ela não deve ficar no ar por muito mais tempo… Sendo assim, se você tem o objetivo de trabalhar com vendas online, recomendamos que tire um tempo ainda hoje para assistir ao conteúdo!
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