Mercado de Ecommerce

Uber Amplia Serviço de Entregas Para Todo o País

A Uber não perde tempo quando o assunto é ganhar mais espaço no mercado. Após a queda brusca por corridas devido ao isolamento social, a empresa achou meios de aumentar seu faturamento apostando em novas frentes. A entrega de itens variados é um deles.

Sim, a demanda no segmento de entrega de produtos cresceu absurdamente nos últimos meses… 

Para você ter uma ideia, os gastos com delivery cresceram mais de 94% durante pandemia. Ou seja: um mercado extremamente atraente para novos investimentos… 

E a Uber, obviamente, não deixaria essa oportunidade passar!

Ao longo deste artigo, vamos explicar mais detalhes sobre a recente expansão que a empresa fez em seus serviços de entrega, além de também mostrar como o delivery tem feito a diferença no faturamento da companhia. Acompanhe!

Uber Flash Disponível Para o Brasil Inteiro

A Uber, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte, acaba de divulgar que o Uber Flash, sua modalidade de envio de encomendas, não ficará mais restrito apenas às cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte…

Agora, o serviço de entregas de pertences vai funcionar em todas as regiões em que a Uber já atua

Na prática, qualquer pessoa (até mesmo empresas) podem solicitar o envio de um item pelo Uber Flash. É preciso apenas:

  • Ter conta no app Uber;
  • Informar os endereços de retirada e do destino final;
  • Escolher a forma de pagamento;
  • Nome da pessoa que receberá a encomenda;
  • E o objeto precisa ser de um tamanho que caiba no porta-malas do veículo.

Para quem não sabe, o Uber Flash surgiu como uma opção para equilibrar os lucros da empresa em meio à queda das corridas ao longo da pandemia…

E parece que a iniciativa tem dado muito certo…

Para você ter uma ideia, a companhia afirma que, só em 2020, foram enviados mais de 1 milhão de itens pelo Uber Flash. 

E mais do que isso…

O serviço do aplicativo Uber apresentou momentos de pico nas solicitações. No dia dos namorados, por exemplo, houve um aumento de 200% na quantidade de viagens através do Uber Flash – em um comparativo com a semana anterior.

Contudo, neste ponto do artigo, você pode estar pensando: vale mesmo a pena para a Uber fazer a expansão para todo o Brasil?

Sim, essa decisão faz total sentido

Principalmente porque são os serviços de entrega que estão fazendo toda a diferença no faturamento da companhia. Dá só uma olhada nos números…

Delivery é o que Mantém o Bom Desempenho da Uber

No 4º trimestre do ano passado, os serviços de delivery da Uber – que abrangem as entregas de comida (pelo Uber Eats), objetos e mercado – apresentaram uma alta de 224% em relação ao trimestre anterior

Com isso, a empresa conseguiu diminuir o prejuízo de US$ 1,1 bilhão registrado nos últimos três meses de 2019. Ou seja, no mesmo período de 2020, registrou uma perda menor, de U$$ 968 milhões

Assim, analisando todo o ano passado, o cenário também foi um pouco mais animador. O prejuízo registrado pela Uber foi de US$ 6,77 bilhões, uma quantia 20% melhor em comparação aos US$ 8,51 bilhões perdidos em 2019.

Mas não só isso…

O que chama a atenção é a queda nas corridas em comparação ao 4º trimestre de 2019

Na prática, houve uma diminuição de 52% nas solicitações. E o faturamento das viagens de transporte de passageiros acabou ficando eme US$ 1,47 bilhões… 

Em contrapartida, a receita vinda do serviço de delivery só cresceu, atingindo US$ 1,36 bilhões.

Diante disso, não é à toa que o foco da empresa tem sido a expansão de sua modalidade de delivery… 

Antes mesmo de o Uber Flash ficar disponível em todas as cidades em que o app Uber funciona, a empresa já vinha fazendo investimento para crescer nesse sentido…

Em julho do ano passado, a Uber comprou a Postmates, app de delivery de comida, por US$ 2,65 bilhões. Também adquiriu a Drizy, serviço de entrega de bebidas alcoólicas, por US$ 1,1 bilhão. 

Portanto, tudo isso só confirma o quanto até as grandes empresas precisaram se adaptar e mudar em meio aos efeitos da pandemia. E mais do que isso…

Certamente está nos planos da Uber fazer ainda mais investimentos para expansão de seus serviços de delivery. Principalmente porque a pandemia ainda não acabou, claro. Mas também porque os hábitos de compra das pessoas estão bem diferentes

Isto é: boa parte da população que não comprava pela internet (o que inclui sites, aplicativos e demais), passou a adotar as compras online na pandemia. E não tem jeito: as empresas PRECISAM aproveitar todo esse contexto positivo… Ainda mais porque a tendência é que esse comportamento do consumidor continue mesmo com o fim do isolamento social.

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO,  em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago