Para o empresário que tem um negócio no varejo, monitorar o índice de trocas e devoluções é importantíssimo por dois fatores principais: entender o grau de satisfação do seu consumidor e controlar custos.
Se você anda sofrendo com as trocas de produtos, a pesquisa “Trocas no Varejo – Processos e Custos”, realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Comércio (SBVC) em parceria com o CIP – Centro de Inteligência Padrão, certamente pode ajudar.
>> Assine nossa Lista Vip para receber mais conteúdos como esse! [100% Gratuito]
Além de mostrar que as trocas são responsáveis por 3% do volume total de vendas do varejo brasileiro, o estudo também chegou à conclusão de que os consumidores trocam os produtos porque:
Quantas vezes você já não comprou um tênis pela internet e, na hora de prová-lo, percebeu que algo estava errado com seu tamanho? Ou então adquiriu uma roupa que tinha tons diferentes daqueles apresentados no site?
Trocas por insatisfações desse tipo aparecem no topo da lista e foram relatadas por 35% dos entrevistados.
Os defeitos aparecem em segundo lugar, apontados por 32% dos consumidores como motivo de trocas ou devoluções.
Leia mais: O manual do Facebook Ads para o seu ecommerce
E se estamos falando sobre as trocas no ecommerce, é preciso ter consciência de que o Código de Defesa do Consumidor garante um prazo de 7 dias para que o cliente se arrependa de qualquer compra feita pela internet.
O prazo começa a valer a partir da entrega do produto e o consumidor não precisa apresentar motivos específicos para desistir da compra realizada.
Cerca de 16% dos entrevistados disseram já ter trocado produtos por conta de desistência e/ou arrependimento.
O desencontro entre o que foi pedido e o que foi entregue aparece em cerca de 11% das respostas ouvidas pelo estudo.
Cerca de 6% dos consumidores entrevistados ainda disseram já ter trocado ou devolvido produtos por conta de outros fatores que não foram citados na pesquisa.
Você já tem ou deseja montar uma loja virtual de sucesso? Então não pode deixar de conhecer o Ecommerce na Prática, maior blog sobre ecommerce do Brasil!
Comandado pelo especialista Bruno de Oliveira, o Ecommerce na Prática traz artigos semanais exclusivos sobre vendas, marketing digital, tecnologia, social media e muito mais…
Se interessou? Então acesse já o site e confira todo esse conteúdo!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…