Aderir à transformação digital é o que tem feito empresas do setor imobiliário prosperarem nos dias de hoje, principalmente em meio ao cenário de pandemia.
O comportamento de consumo das pessoas mudou em vários aspectos. Desde a compra de alimentos e itens de necessidades básicas, até a decisão pelo imóvel em que irá morar…
Hoje, quem não mudar o mindset e relutar em passar pela transformação digital terá pouquíssimas chances de sobreviver nos mundos dos negócios…
É preciso que você ofereça o quanto antes oportunidades adequadas a esse novo perfil de consumidores, que estão a cada dia mais ágeis e conectados.
Sabendo disso, vamos explicar ao longo deste artigo como a transformação digital tem mudado o setor imobiliário e como as empresas do setor estão se adaptando à nova realidade.
O mercado imobiliário costuma ser bastante tradicional, com processos rígidos do início ao fim. A figura do corretor e a necessidade da presença física do cliente nas visitações ou para o fechamento do negócio são fatores que exemplificam bem isso.
Só que, com o digital ganhando cada vez mais força e credibilidade, a adaptação ao novo cenário virtual já não é mais opção, mas necessidade para o retorno do negócio.
Ou seja: a digitalização dos serviços prestados por imobiliárias é uma tendência que veio para ficar.
Um bom modelo disso é a QuintoAndar. Mesmo já tendo nascido no online, a imobiliária digital recentemente buscou soluções concretas para melhorar a experiência de compra e aluguel de seus clientes em meio ao isolamento social…
Na plataforma, foi adicionado um botão de “Fale com o Corretor” em cada um dos anúncios. Clicando no botão, o cliente pode contar com a ajuda de um profissional parceiro para tirar dúvidas e “visitar” um imóvel à distância.
Na verdade, é uma tour 360º pelo imóvel, tornando a experiência mais imersiva para o cliente
Além disso, a QuintoAndar também substituiu os agendamentos por telefone por agendamentos online, caso o cliente queira visitar o apartamento.
As iniciativas são ótimas formas de trazer para o digital um sistema extremamente tradicional e arraigado ao físico.
Sabe quem fez algo semelhante em outro setor e acabou por acelerar o processo de digitalização dos bancos (outro setor bastante tradicional)? A Nubank.
Hoje, a marca é reconhecida exatamente por fazer diferente, e os demais bancos vão seguindo seus passos.
Uma das grandes preocupações dos empreendedores atualmente é como aplicar a transformação digital de maneira efetiva em seus negócios…
Se você ainda não conhece as novas práticas ou não sabe como aplicá-las, separamos algumas dicas a seguir para te ajudar:
A oportunidade de se assinar virtualmente um contrato de compra de imóvel seria algo inimaginável há alguns anos…
Hoje, você pode enviar os documentos de compra ou locação por e-mail para os seus clientes sem o menor problema.
Após a análise dos termos, os clientes também farão a sua parte de forma totalmente online. Isto é, assinarão digitalmente toda a documentação…
Nenhuma cláusula do contrato é alterada por causa disso. Nem você nem o seu cliente poderá se prejudicar em algo por isso…
O processo simplesmente ficou mais prático e ágil.
Uma coisa é fato: as câmeras e aplicativos de realidade aumentada se tornaram fortes aliados do setor imobiliário durante o período de pandemia.
Para algumas imobiliárias, fotos e vídeos em 360º já fazem parte da realidade de trabalho…
Quando não é a imobiliária que vai até o imóvel para fazer as imagens, o proprietário produz as imagens e vídeos. Assim, os interessados nos imóveis podem ter uma noção maior sobre espaço, disposição e proporção dos ambientes.
Está aí uma ferramenta que exemplifica muito bem a transformação digital no setor imobiliário e que tem feito toda a diferença na lucratividade de diversas empresas: as redes sociais.
O uso das redes sociais é uma excelente escolha para atingir seu público-alvo, gerar desejo por meio de publicações, criar anúncios direcionados e alavancar as vendas.
Inclusive, talvez uma das melhores partes de utilizar a internet para alavancar o setor imobiliário seja a possibilidade de criar campanhas direcionadas para pessoas que realmente têm interesse na aquisição ou aluguel de um imóvel…
O que aumenta as chances de conversão.
A aprovação de crédito para a compra de um imóvel sempre foi tarefa complicada e um tanto burocrática…
Era preciso imprimir documentos, entregá-los pessoalmente, fazer cópias, criar um arquivo físico para não correr o risco de perder tudo…
Hoje, esse cenário está todo no ambiente digital…
A aprovação do crédito pode ser feita sem o cliente sair de casa.
Basta apenas tirar fotos das documentações necessárias, enviá-las para a empresa e, em poucos minutos, a resposta de aprovação é dada.
Não há outra saída a não ser se adaptar o quanto antes à transformação digital que tem atingido, praticamente, todos os setores…
E com o mercado imobiliário não poderia ser diferente.
Honestamente, a sobrevivência da sua empresa está na transformação digital.
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