Apesar de ser o sonho de muitos profissionais, trabalhar em casa está longe de ser algo fácil. Se você já teve a experiência do trabalho em home office, sabe que, dentre outros fatores, a queda na produtividade pode ser determinante para que os seus projetos não prosperem.
Por outro lado, existe muito a ser feito para resolver esse problema… Tanto é que, depois de algum tempo batalhando, muitos empreendedores aprendem alguns truques e definitivamente param de sofrer com a preguiça ou outras distrações.
Quer saber o que eles fazem de diferente? A nossa equipe preparou uma lista com 10 dicas que vão ajudar você a trabalhar em casa sem perder o ritmo do escritório!
Ao conversar com um especialista no assunto, uma de suas primeiras dicas certamente será: seu quarto e seu escritório não podem estar localizados no mesmo cômodo.
A não ser que você não tenha outra opção, procure separar os espaços de trabalho e descanso. Isso é fundamental para que o seu cérebro detecte mais facilmente se é hora de produzir ou “desligar”.
Acabou de acordar? Então dê um tempo antes de sentar-se para trabalhar…
O ideal é que você cumpra, todos os dias, um mesmo “ritual matinal”, que pode incluir ações como meditar, tomar café da manhã, lavar o rosto etc.
Depois de algum tempo em pé realizando essas atividades, seu cérebro consegue entender que o dia definitivamente começou… Aí sim é hora de se sentar e dar o seu máximo para tirar seus projetos do papel!
Leia mais: Como encontrar fornecedores para o seu ecommerce?
Depois de algum tempo trabalhando em casa, você pode acabar se sentindo um pouco estressado sem nenhum motivo aparente… Pelo menos essa é a queixa de muitos empreendedores que, ao adotarem o home office, acabam ficando por muito tempo dentro de casa e, consequentemente, diminuindo a frequência de contato com outras pessoas.
Para resolver esse problema, basta parar e recusar tantos programas com amigos e familiares… Permita-se uma folga de vez em quando.
Ao pesquisar sobre como ser mais produtivo, você provavelmente encontrará uma série de regras dizendo para usar uma lousa, um aplicativo ou qualquer outra “estratégia mágica” que trará grandes resultados.
Por outro lado, o segredo das pessoas que trabalham em alta performance durante muito tempo está, basicamente, em uma só atitude: sentar e fazer o que precisa ser feito.
Todos nós sentimos preguiça e ficamos tentados a procrastinar. A diferença é que alguns ignoram o desejo de desfocar e simplesmente vão planejando e cumprindo suas tarefas diárias, independente de cansaço, pressa, estado emocional ou quaisquer outros fatores externos.
Se você quer alcançar mais produtividade em casa, também não é uma boa ideia trabalhar por blocos muito longos de tempo.
Sentiu que está muito cansado? Utilize a flexibilidade do home office a seu favor: vá para a academia, abra um bom livro, a Netflix ou faça qualquer outra coisa que considere divertida.
Você certamente já ouviu a famosa expressão: cada um é cada um.
Pois é, assim como nos gostos pessoais, cada pessoa também tem os seus próprios picos de produtividade ao longo do dia… Se você quer ser mais produtivo, precisa passar a identificar quais são os seus.
Você está mais disposto logo cedo? No final da tarde? À noite?
Identifique suas “melhores horas” e faça um bom uso delas… Sempre com consistência.
Todas as vezes que você atingir uma meta e conseguir cumpri-la, presenteie-se com alguma recompensa, seja ela uma ida ao seu café predileto ou uma noite inteira só para jogar videogame ou ver séries.
Fazendo isso, uma importante mensagem estará sendo passada ao cérebro: toda vez que ele for confiável, vocês serão recompensados.
Não atingiu o objetivo estabelecido? Então pense em algo que você não abra mão de fazer e, no dia posterior, simplesmente retire essa atividade da sua rotina.
Desde aquele episódio diário da sua série favorita até o café preto tomado pela manhã, diversos prazeres podem ser cortados nesse momento.
Por outro lado, não seja muito duro consigo mesmo. Especialmente no começo, quando o empreendedor ainda não se acostumou a algumas regras do home office, as coisas podem não sair tão bem quanto você esperava…
Nesse momento é importante ter resiliência para não deixar as emoções tomarem o controle. Restabeleça a sua rotina e siga em frente!
Muitos meses já se passaram e você ainda não está conseguindo tomar o controle da sua vida profissional no home office? Então pode ser que trabalhar em casa não seja para você!
Nesse caso, não é preciso desistir de tudo. Recomendamos que você procure por alguma outra solução mais efetiva como um escritório compartilhado, por exemplo.
O segredo está em testar as possibilidades!
E se você quer abrir uma loja virtual e passar a viver dos seus próprios rendimentos com um negócio na internet, não pode deixar de conhecer o Ecommerce na Prática!
Comandado por Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em ecommerce, o blog traz artigos semanais sobre temas variados como vendas, marketing digital, logística etc.
Gostou? Então acesse já o site e bons estudos!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…