Quando a economia vai bem, não é difícil encontrar por aí empreendedores confiantes de que terão sucesso em sua jornada… Afinal de contas, com um mercado aquecido é mais simples aceitar a ideia de que mesmo quem não é tão bom poderá alcançar alguns resultados expressivos.
Por outro lado, com a chegada de uma recessão, o desemprego cresce e o consumidor fica um tanto quanto receoso. É aí que o mercado inicia o seu grande processo de seleção natural.
Será que isso quer dizer que deveríamos sair de cena e aguardar o próximo período de abundância?
Nada disso… Principalmente se você tiver a intenção de vender produtos pela internet: de acordo com a Ebit, o comércio eletrônico é um setor “blindado” que deve crescer mais 12% em 2017.
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Quer saber mais sobre como ter sucesso nesse mercado mesmo em plena recessão econômica? Então confira as 3 dicas preparadas pela nossa equipe!
Para ter sucesso no ecommerce, você precisa criar diferenciais. Se não for assim, por que é que o consumidor escolheria a sua empresa e não a concorrência?
É claro que nem sempre é possível diferenciar-se em preço ou qualidade, por exemplo, mas frequentemente podemos oferecer “algo mais”.
Antes de definir o que você vai oferecer como um “ponto fora da curva” à sua audiência, um passo importante é tentar enxergar o mundo através da ótica do consumidor.
O que essa pessoa quer de verdade? O que ela está buscando ao comprar seu produto? Quais fatores mais influenciam sua decisão de compra?
Desde um atendimento personalizado até entregas mais rápidas, qualquer vantagem pode ser utilizada como uma carta na manga.
Se você quer mesmo ter sucesso no ecommerce durante uma recessão econômica, precisará encarar crise como uma grande aliada.
Veja bem: tudo tem um lado bom. O da crise é que, assim como aconteceu com você, seus fornecedores e demais parceiros também viram as oportunidades ficarem mais escassas.
Por exemplo:
Enquanto em outras épocas muitas empresas de fornecimento conseguem ter filas de lojistas interessados em comprar seus produtos, isso diminui bastante em tempos de incerteza econômica…
Sendo assim, aproveite o período para aumentar seu poder de barganha e até contratar melhor.
Leia mais: Como encontrar fornecedores para o seu ecommerce?
E é claro que, se estamos falando sobre como ter sucesso em tempos difíceis, não são somente dicas de mercado que podem fazer de você um empreendedor mais próspero e resiliente… Cultivar o mindset correto também é muito importante.
Dessa forma, aproveite a crise para aprender. No final das contas, o período de recessão econômica vem recheado de desafios e, consequentemente, algumas lições importantes.
Não espere o mar acalmar para só então montar o seu negócio na internet. Tire o seu projeto do papel e trate de ser resiliente… A hora é essa!
E se você quer empreender no ecommerce, mas não sabe muito bem por onde começar, não pode perder esta oportunidade!
A Palestra “Como Montar seu Ecommerce do Zero”, apresentada pelo especialista Bruno de Oliveira, está disponível online por tempo indeterminado…
O conteúdo, que é gratuito e já foi visto por mais de 10 mil empreendedores, revela um método exclusivo capaz de levar um ecommerce do zero aos resultados de forma simples e com baixo investimento inicial.
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