Empreender no varejo é sinônimo de estar sempre ligado no que o consumidor quer. Ou melhor ainda: no que ele quer ou vai querer daqui a alguns anos.
Pensando nisso, Márcia Sola, diretora de Varejo e Shopping do Ibope Inteligência, falou durante um evento da Alshop (Associação de Lojistas de Shoppings) sobre as 5 grandes tendências do varejo que devem ganhar espaço até o ano de 2022.
>> “Como Montar seu Ecommerce do Zero”: Acesse Palestra 100% Gratuita!
Fizemos uma releitura das ideias de Márcia (que originalmente foram publicadas pelo Estadão). Confira!
A primeira das grandes tendências do varejo mundial, segundo a especialista, é um maior consumo de produtos usados ou reciclados.
Para ela, está muito claro que a crise econômica mudou o comportamento do consumidor brasileiro. Antes da recessão, o consumo estava mais ligado a artigos novos… Atualmente, os “seminovos” ganharam bastante espaço.
Além desse tipo de produto ser mais saudável para o bolso do consumidor, Sola também fez questão de lembrar que muitos desses itens, por serem reciclados, acabam levantando a bandeira da sustentabilidade, outro tema bastante levantado na atualidade.
Segundo informações do IBGE, em 2016 a venda de artigos novos caiu 6,1% no país. Por outro lado, diversas lojas de artigos usados/reciclados cresceram consideravelmente.
Se você tem um ecommerce, pode ser que ainda olhe com certo “preconceito” para o público da terceira idade… Mas acredite: isso precisa mudar!
Enquanto em 1997 o público com mais de 60 anos era composto por 13 milhões de pessoas, em 2017 esse número já dobrou e deve chegar a 32 milhões até o ano de 2022.
De acordo com Márcia, existe aí uma grande brecha para quem já empreende ou pretende empreender no ecommerce. “O varejo trata mal esse tipo de consumidor, que é justamente quem tem dinheiro e tempo para consumir”, aponta.
Leia mais: Como definir persona da sua loja virtual: um guia completo
Enquanto o público da terceira idade vem com um consumo cada vez mais forte, o público infantil também começa a chamar a atenção dos varejistas do mundo inteiro.
Para a especialista, não há dúvidas de que, atualmente, é a criança quem representa o núcleo familiar, interferindo diretamente nas decisões de compra dos pais.
Nos EUA, por exemplo, temos a Target: maior rede americana de lojas de departamentos que, no momento, tem um terço de seu faturamento ligado aos produtos infantis.
Tomando como exemplo os brasileiros que estão acima do peso ideal, Márcia Sola também colocou os nichos de mercado (ou “mercados especializados”) como uma forte tendência para os próximos anos.
Segundo ela, mesmo sabendo que atualmente cerca de 53 milhões de brasileiros estão tendo dificuldades em relação ao sobrepeso, o varejo nada faz com essa informação. Sem opções, esses consumidores acabam, muitas vezes, tendo que recorrer aos importados.
“O futuro é o mercado de nicho, o varejo especializado. O consumidor não quer produtos adaptados”, afirmou a diretora durante a apresentação.
Por fim, o que sempre falamos por aqui: um bom atendimento é fundamental para o sucesso da sua loja… Seja ela física ou online.
Para Márcia Sola, quando um cliente faz sua pesquisa na internet e depois vai até uma loja física, ele está buscando um “algo a mais”. Se os vendedores não estiverem preparados, adeus vendas!
Se você gostou de ficar por dentro das maiores tendências do varejo para os próximos anos, saiba que pode continuar aprendendo muito. Para isso, dê o play no vídeo abaixo!
Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em ecommerce, fala sobre qual o caminho mais simples e econômico na hora de começar a vender os seus produtos na internet:
E se você é um apaixonado por comércio eletrônico e quer continuar tendo acesso total a diversos artigos exclusivos sobre o tema, não deixe de conhecer o Ecommerce na Prática!
No blog você encontra diversos conteúdos sobre vendas, marketing digital, logística, processos etc.
Acesse o site e bons estudos!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…