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Como criar um diferencial para o seu ecommerce?

No mundo dos negócios, muito se fala em “criar diferenciais”. Como o assunto vez ou outra soa um tanto quanto subjetivo, a Equipe Ecommerce de Sucesso resolveu escrever sobre o tema e tirar eventuais dúvidas que você, leitor, possa ter.

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Hoje vamos fazer um pequeno levantamento mostrando situações que, quando colocadas em prática, geram diferenciais competitivos, fazendo com que os clientes queiram comprar com a sua marca (e não com a concorrência).

Conforme você vai perceber, criar um diferencial nem sempre é um processo difícil — muitas vezes o segredo está em um pequeno detalhe que antes havia passado despercebido. Vamos ao que interessa:

Analisando os pontos fracos da concorrência

No clássico “A arte da guerra”, Sun Tzu aconselha: “diante de uma larga frente de batalha, procure por um ponto fraco e, ali, ataque com a sua maior força”.

Coincidentemente ou não, o mundo dos negócios está recheado de “largas frentes de batalha”, já que, atualmente, a maior parte dos mercados apresenta forte concorrência e competitividade.

As perguntas que você deveria se fazer são: o que os clientes valorizam que os concorrentes não estão conseguindo dar? Quais são esses pequenos “pontos de valor” que ninguém está enxergando?

Se você identificar o ponto fraco da concorrência e estruturar o seu diferencial bem em cima dessa “ferida”, pode dar um grande salto no mercado. Para conseguir fazer isso, nada melhor que elaboração de uma boa análise SWOT.

Ao final do processo, você pode se surpreender ao notar que mudanças simples nas formas de pagamento ou na usabilidade do site geraram grandes retornos para o negócio.

Na prática: como funcionam os diferenciais no ecommerce?

No ecommerce ou em qualquer outro negócio, o empreendedor sem muita experiência ficará tentado a acreditar que o único diferencial possível é intrínseco ao produto — ou seja: as únicas variáveis, nesse caso, seriam preço e qualidade. Mas não é bem assim que as coisas funcionam…

Se você tem um ecommerce, precisa estar consciente de outros fatores, tangíveis e intangíveis, que também são muito apreciados pela clientela. Por exemplo:

Atendimento integrado e diferenciado

Como você já deve estar cansado de ouvir, o atendimento de qualidade é importantíssimo para que um ecommerce prospere.

No momento de planejar os seus canais de atendimento, trate de integrá-los de forma que nenhum cliente precise ficar passando “de mão em mão” explicando a sua situação para que ela possa ser resolvida.

Além disso, esforce-se para ser proativo na resolução dos problemas e mantenha-se sempre gentil e prestativo (mesmo com os clientes mais difíceis).

Política de frete grátis

Mesmo que você não tenha condições de oferecer frete grátis para o país inteiro, vale a pena pensar em fazer algumas campanhas para as regiões mais compradoras.

Outra dica é estudar um valor mínimo de compras que, se atingido, dá ao consumidor direito à entrega grátis. Esta é também uma inteligente maneira de aumentar o seu ticket médio.

Leia mais: Como montar uma loja virtual sem estoque?

Diferenciais intangíveis

Desde um blog com dicas frequentes e relevantes até uma experiência de compra acima da média, diversas ações podem acabar caindo no rol de diferenciais intangíveis.

Esse é, sem sombra de dúvidas, o tipo de diferencial mais difícil de ser colocado em prática (porém é também um dos mais poderosos).

Pós-venda

Por fim, você também pode explorar os diferenciais no ecommerce através de uma boa política pós-venda.

Nesse caso, tudo o que você precisa é mostrar que se importa com o comprador, indo sempre em busca de seu feedback e preocupando-se com a sua satisfação. Esse tipo de abordagem fatalmente levará você a maiores taxas de fidelização e recorrência.

No fim das contas, o seu diferencial pode ser proveniente de pequenas facilidades como uma maior rapidez para finalizar as compras ou até mesmo uma noção mais sólida de se estar seguro no ambiente online…

Detalhes como estes satisfazem os clientes e geram um boca a boca positivo que, aos poucos, será capaz de dar destaque à marca e levá-la a uma posição de referência no mercado.

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