Seguindo o comércio varejista, o setor de atacado está começando a digitalizar as vendas com foco em atender outras regiões do país. A iniciativa ainda é nova no mercado, mas especialistas apontam que a digitalização dos negócios é uma tendência irreversível, principalmente diante do crescimento expansivo do Ecommerce nos últimos meses…
Mesmo com o fim da pandemia e a reabertura do comércio físico, o esperado é que os consumidores continuem realizando compras online. Para você ter uma ideia, de acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), a estimativa de faturamento para o Ecommerce brasileiro é de R$ 304 bilhões até o final de 2021.
Diante disso, a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) realizou recentemente o lançamento do marketplace Abastecebem. O shopping virtual é voltado para venda às empresas de pequeno, médio e grande porte, e não ao consumidor final.
Segundo Leonardo Severini, presidente da Abad, a demanda de um marketplace veio dos próprios atacadistas. Nesse sentido, a plataforma visa promover os negócios de forma inteligente, criando um espaço comercial eficiente e justo, onde empresas atacadistas e distribuidoras de todos os portes poderão formar uma rede colaborativa.
De acordo com German Quiroga, consultor técnico do projeto da Abad, o baixo custo de acesso ao marketplace é o grande atrativo. German destaca a importância das lojas físicas, mas enfatiza que as mudanças nos hábitos dos consumidores são decisivas também para as empresas do setor de atacado.
No marketplace da Abad, cada atacadista administra as entregas ou as mercadorias vendidas podem ser retiradas pelos clientes nas lojas. O objetivo é que em 3 anos o canal seja consolidado, como prevê o presidente da associação.
O Ecommerce entre empresas do setor de atacado já é uma realidade, por mais que seja algo relativamente novo…
Uma pesquisa da Nielsen, empresa global de informação, dados e medição, revelou que, em setembro de 2020, 48,4% dos atacadistas não estavam no comércio online, enquanto 19,7% estavam em fase de construção desse canal e 31,9% já usavam o Ecommerce para vender. Entretanto, essa é uma realidade que começa a mudar.
Em 2020, o Atacadão, que pertence ao grupo Carrefour, comprou a CotaBest, uma plataforma de compras para estabelecimentos comerciais que é referência no mercado de atacado online…
Diante disso, o Atacadão criou um marketplace que conta com mais de 300 vendedores parceiros e também firmou parcerias com aplicativos de entrega como o Rappi e o Cornershop, da Uber.
Por outro lado, empresas de menor porte do setor de atacado também estão investindo no Ecommerce para vender mais, o Raiz Superatacado é um exemplo. A rede faz parte do grupo Lopes Supermercados…
A companhia, que possui 29 lojas de supermercados e 3 atacarejos, ingressou no Mercado Livre em agosto de 2021 em uma tentativa de alcançar mais clientes. Com isso, o estoque do Raiz fica armazenado nos centros de distribuição do Mercado Livre pelo Brasil, que garantem entregas rápidas…
Portanto, fica claro que o setor de atacado entende a importância e a necessidade das vendas online hoje. Através do Ecommerce, é possível que essas companhias consigam atender consumidores de outras regiões do país e, consequentemente, aumentarem as vendas e a presença no mercado.
Logo, diante desses fatores e do crescimento do Ecommerce, é esperado que cada vez mais empresas atacadistas invistam no setor.
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