Ao pensarmos em uma loja virtual de sucesso, é importante reparar que essa noção está essencialmente ligada às vendas. Afinal, se um empreendimento é bem-sucedido, é porque ele vende bastante, certo?
Quando abrimos um ecommerce, mesmo que exista muito prazer em trabalhar com ele, queremos enxergar resultados a curto, médio e longo prazo. É por isso que, por vezes, comparamos o nosso projeto com outros que já estão tendo algum sucesso no mercado.
É claro que a comparação tem que ser feita com cuidado, já que cada ecommerce tem uma história completamente diferente dos outros.
Por outro lado, olhar para uma loja virtual de sucesso, que venda muito, é um ótimo referencial e serve como motivação para que o empreendedor saiba que é possível chegar até aqueles resultados.
Nesse texto falaremos sobre os ecommerces de sucesso de uma maneira bastante objetiva. Afinal, o que eles fazem de diferente dos outros? Vamos descobrir!
Separamos alguns pontos bastante trabalhados por qualquer loja virtual que esteja alcançando sucesso. Confira abaixo!
Muitos empreendedores, ao começarem a vender pela internet, acham que é só criar uma plataforma e uma fanpage no Facebook, colocar algum dinheiro no Google Adwords e pronto: os clientes aparecerão por todos os lados.
Bem, as coisas não são assim…
Ao pensar em estratégias de marketing digital, as lojas virtuais de sucesso consideram o funil de vendas em todas as suas ações.
Leia mais: Como vender na internet: atraindo o seu primeiro cliente
Se você ainda não sabe o que é um funil de vendas, recomendamos fortemente que estude um pouco sobre o assunto, serão algumas horas muito bem investidas.
Ao trabalhar dessa forma, um ecommerce gera um diferencial e capta diversos leads altamente qualificados, aumentando sua audiência e gerando mais conversões.
De todas as vendas feitas ultimamente, em quantas delas você recebeu um feedback do cliente dizendo que adorou o produto?
Tudo bem, mesmo sem pedir, você pode até ter recebido alguns. Por outro lado, a maioria dos empreendedores não vão atrás dos seus clientes para conseguir reviews.
Dessa forma, mesmo que a experiência de compra do usuário tenha sido extremamente relevante para ele, você jamais terá uma declaração por escrito confirmando isso.
E isso te fará uma falta gigantesca!
Uma loja virtual de sucesso, depois de cada venda, entra em contato com cada consumidor perguntando se está tudo “ok” com o produto.
Isso não é importante somente por conta do pós-venda… Muitos clientes responderão ao seu contato com mensagens muito bonitas e sinceras dizendo o quanto gostaram de comprar de você.
Aí é muito simples: você pede autorização, pega esse review e coloca na página inicial da sua loja!
Quando os próximos clientes – pessoas que ainda não te conhecem – chegarem, eles vão ler aqueles depoimentos e, de cara, você já quebrou a objeção que mais impede vendas no mundo online: a insegurança.
Meio caminho estará andado!
Apesar de oferecer praticidade, preços mais baixos e maior variedade de produtos, o ecommerce tem um problema: ele não proporciona ao vendedor um convencimento “olho no olho” com o cliente no momento da compra.
Para amenizar isso, empreendimentos de sucesso utilizam uma estratégia muito simples: oferecem um atendimento impecável ao consumidor!
Ao gerir uma loja virtual, você receberá, diariamente, seja por email, Facebook ou WhatsApp, dezenas de dúvidas de clientes interessados em comprar de você.
Nessa hora é importante tratar cada um de forma especial. Lembre-se: seu cliente é a razão da sua empresa existir!
Veja mais: Como começar sua loja virtual do zero?
É só por meio de um atendimento perfeito que você conseguirá criar conexões com o consumidor e fazê-lo confiar em você.
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