Quando um pequeno empreendedor abre um negócio, ele geralmente é responsável por diversas tarefas: gerenciamento de redes sociais, cadastro de produtos, atendimento, anúncios, gravação de vídeos… O famoso “faz tudo”.
Ao longo das semanas, é comum que esse empreendedor acabe sentindo a necessidade de contar com a ajuda de alguém. Isso é completamente natural, afinal o negócio está crescendo e, obviamente, com ele cresce também o número de tarefas diárias a serem executadas.
Se você chegou aqui perguntando-se sobre quando contratar o primeiro funcionário, dê o play no vídeo abaixo ou simplesmente vá até o final da leitura… Abordaremos alguns pontos bastante importantes dessa questão!
Se você já tem um negócio no ecommerce, sabe que uma das principais vantagens desse mercado é que você pode começar trabalhando sozinho e de dentro de casa.
Com o passar dos meses, porém, o negócio geralmente começa a crescer e os dias vão ficando cada vez mais curtos. Produtos para embalar, planilhas para finalizar, clientes para responder… Muitas coisas começam a competir pela sua atenção.
O momento ideal de contratar o seu primeiro funcionário é, na verdade, quando essas tarefas operacionais tomam tanto do seu tempo que você acaba ficando sem brechas para pensar no estratégico (metas, crescimento, inclusão de novos produtos no portfólio etc).
Se você está realmente decidido a fazer a primeira contratação, provavelmente também já se questionou sobre qual será a função desse novo colaborador. A resposta é simples: no contexto do seu negócio, essa pessoa será a sua assistente.
Isso quer dizer que, a partir de agora, você pode dividir com ela todo aquele peso do dia a dia que antes roubava tanto tempo, ânimo e energia. Crie processos e treine esse funcionário para realizar as tarefas operacionais mais variadas, desde atender um cliente até cadastrar um novo produto no Mercado Livre.
Enquanto isso, você libera espaço na agenda e dá tranquilidade para o seu cérebro focar naquilo que mais importa: o lado estratégico do negócio. É hora de colocar a mão na massa para replanejar as metas, voltar a estudar os concorrentes, refletir sobre possíveis oportunidades que estavam passando batido, incluir novos produtos no portfólio etc.
Por último, vamos falar de outra dúvida muito comum quando o assunto é a primeira contratação: afinal, devo contratar esse colaborador já em regime CLT?
A resposta é “depende”. Se o funcionário é fixo e trabalha em local físico, recomendamos que você faça sim a contratação como CLT. Isso dá mais segurança para ambas as partes.
Obs: é possível usar o recurso do período de experiência — que dura 45 dias e pode ser renovado por outros 45.
Gostou de entender mais sobre quando contratar o primeiro funcionário? Caso ainda tenha restado qualquer dúvida sobre o tema, escreva um comentário abaixo e responderemos assim que possível!
Se quiser continuar aprendendo muito sobre empreendedorismo, acesse já o Ecommerce na Prática, maior blog do Brasil sobre comércio eletrônico.
Lá você encontra artigos diários exclusivos sobre marketing digital, logística, finanças, mindset e muito mais. Acesse o site e bons estudos!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…