Marketing e Vendas

Como um programa de fidelidade aumentou o ROI em 150%

Programas de fidelidade são usados por diversas empresas e têm objetivo de melhorar as vendas. Porém, em uma época em que o consumidor está cada vez mais exigente, essa estratégia não deve apenas se basear no cadastro de pessoas e ofertas de descontos. 

Percebendo isso, a Caribou Coffee, companhia de café americana, viu que precisava otimizar seu programa de fidelidade, o Caribou Perks. Então, foi implementada uma plataforma que, a partir dos dados dos clientes, cria uma experiência personalizada. Com isso, a rede de cafés viu seu Retorno sobre Investimento (ROI) aumentar.

A empresa trabalhava há anos com um programa de fidelidade baseada apenas em pontuação. Ou seja, a cada compra do consumidor cadastrado no Caribou Perks, ele acumulava pontos que davam descontos nas próximas compras.

Com a implementação da ferramenta, a cadeia de café aumentou em 150% seu ROI de vendas, enquanto os resgates de pontuações cresceram em 215%. Além disso, a Caribou Coffee conseguiu reduzir em 10% a quantidade de descontos que oferecia aos clientes. 

Repensando o Programa de Fidelidade

Anteriormente, a Caribou Coffee usava uma estratégia de “surprise and delight”, que dificultava a segmentação das promoções. Elas aconteciam de forma “não personalizada” e não geravam dados precisos para analisar os resultados das ações e fazer ajustes de promoções.

A empresa sabia que precisava de mais dados para conseguir fazer com que o programa de fidelidade funcionasse melhor. Para criar essa base, a Caribou se juntou à Paytronix Data Insights para criar uma plataforma que pudesse ter acesso aos dados dos consumidores.

Essa ação permitiu que as pontuações fossem acompanhadas através do aplicativo nos smartphones e a empresa pudesse ter informações do comportamento dos clientes. A partir disso, a Caribou consegue fazer testes e prever quais são os impactos das promoções antes de terem um lançamento mais amplo. 

Essa estratégia melhorou a eficiência do programa de fidelidade e ajudou a aumentar as métricas de desempenho.

Por exemplo: viram que, ao contrário do que pensavam, promoções como “compre um, leve outro” não eram muito eficientes e geravam um ROI baixo para a empresa.

A partir dessa análise, ofertas mais inteligentes, que estavam mais de acordo com o comportamento dos clientes, foram implementadas e tiveram impacto no aumento das vendas e do ROI.

A visão dos clientes sobre Programa de Fidelidade

De acordo com uma pesquisa da CFI Group, 38% dos consumidores dizem que geralmente evitam participar de programas de fidelidade no varejo. Mais da metade desse grupo alega que possui preocupação com roubo de identidade e privacidade

Para que um programa de fidelidade seja bem-sucedido, os clientes precisam sentir como se estivessem ganhando algo em troca por compartilhar suas informações pessoais com uma empresa.

Com a estratégia da Caribou Coffee, a personalização aproximou o cliente da marca e o acesso por aplicativo ajudou as pessoas a ficarem atentas aos benefícios, gerando confiança e segurança. Como consequência, a empresa viu o retorno sobre o investimento aumentar.

No Brasil, algumas iniciativas têm se destacado nesses programas, como a do Club Farm. Em geral, o que as empresas têm feito é oferecer acesso antecipado, itens exclusivos e brindes, em vez de simplesmente dar desconto.

Aposte no Mobile

Os smartphones estão tornando os programas de fidelidade mais convenientes para os consumidores, permitindo que eles acompanhem os pontos do programa e vejam seu progresso em busca de recompensas. 

Como no exemplo da Caribou Coffee, vemos também que os dispositivos móveis são ótimas fontes de dados para entender o comportamento dos consumidores e melhorar a experiência deles com a marca.

Além disso, com o crescimento de compras feitas por mobile, apostar neste meio virou obrigação para quem trabalha com comércio – físico e digital. 

No Brasil, mais de 40% das compras no varejo são feitas pelo celular e o número tende a crescer a cada ano.

Separei um artigo para te explicar melhor sobre a importância do Mobile e como ele pode te ajudar a vender mais.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago