Marketplace

Alibaba enfrenta resistência no mercado europeu

O maior varejista chinês, Alibaba, começou sua tática de guerra para disputar o mercado europeu com seu marketplace, o AliExpress. A fim de atrair fornecedores e competir com a gigante Amazon, tem cobrado taxas menores de adesão. Embora diversas marcas pequenas tenham aderido ao AliExpress, mas o marketplace da empresa ainda encontra resistência entre marcas grandes.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a empresa deixou de cobrar taxas mensais de vendedores europeus e fixou comissões entre 5% e 8% – valores bem competitivos quando comparado à Amazon. Hoje, a Amazon cobra uma taxa mensal de 39 euros, além de impostos e uma comissão entre 7% e 15% por cada item vendido.

A estratégia, no entanto, não tem funcionado como previsto devido à associação da marca Aliexpress com produtos de imitação. O site é referência para o público que deseja comprar mais barato e encontram produtos de baixa qualidade que atendem suas necessidades. 

Por isso, algumas marcas maiores não sentem que a plataforma seja um local ideal, pois têm medo de perderem a credibilidade da qualidade entre seus consumidores.

O executivo de uma grande empresa de moda, quando entrevistado pela Reuters, afirmou que sua marca precisava de estar em um “ambiente de aspiração” e as abordagens do Aliexpress não atendiam a isso.

Em contrapartida, o membro da diretoria do Aliexpress, Wang Mingqiang, disse à Reuters que era preciso tempo para que as marcas entendam melhor a plataforma.

Alibaba para pequenas e médias empresas

Apesar do Alibaba encontrar obstáculos entre grandes empresas, pequenos varejistas enxergam a novidade como uma oportunidade de crescimento nas vendas de produtos de baixo custo. A plataforma oferece espaço para que as empresas projetem suas lojas, criando a própria página inicial da forma que desejarem.

Até o momento, a Amazon se recusou a comentar sobre a expansão do Alibaba na Europa. A Amazon, maior empresa online do mundo, é o marketplace o mais usado em cinco países europeus: Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Espanha, segundo a consultoria Marketplace Pulse.

Objetivos do Alibaba

A expansão na Europa é importante para o objetivo do Alibaba de dobrar sua base de clientes para 2 bilhões de pessoas em 2036. Os principais alvos são a Espanha e a Itália, que possuem marcas locais fortes. Além desses países, a varejista chinesa tem objetivo de expandir seu modelo de negócio para outros países da europeus e asiáticos.

A loja de departamentos espanhola El Corte Inglês é uma das contratações mais conhecidas do AliExpress e afirmou que aumentaria sua presença no site para sete linha de moda. A loja, que tem presença física em diversas cidades pela europa e funciona como um grande “shopping”, pode ajudar na consolidação da Alibaba pelo continente.

Já a Le Tout, uma startup de cosméticos espanhola, começou a vender na plataforma ano passado, quando o AliExpress chegou aos vendedores locais. De acordo com a empresa, suas vendas são 12 vezes maiores na Amazon do que no AliExpress.

“Acho que o AliExpress está associado há muito tempo a produtos chineses. É uma questão de tempo, mas acho que eles estão fazendo todo o possível para obter tráfego e visibilidade”, disse o diretor administrativo da Le Tout, Álvaro Dominguez.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago